Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Avaliação Interna Escola Secundária da Ramada
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Avaliação Institucional
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
Disciplina / Professor
Questionário de Avaliação Institucional
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Sobre o conteudo apresentado. Conteudo suficiente.
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
UNIVERSIDADE POSITIVO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Capacitação de Representantes DAA Diretoria de Avaliação Acadêmica Abril 2011.
Planejamento - Professor
Plano de Trabalho Docente
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
ITENS Números da Avaliaç ã o Previstos Realizados até 15/09/2008 Disciplinas Turmas Número de Alunos que preencheram os questionários.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
Comunidade de Aprendizagem
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
INSTITUTO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO SUL (IERGS)
Profª. Especialista Mirian Leite
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Diagnóstico do Curso de História 2º. Semestre Avaliação das Disciplinas.
Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda.
Questionário do Estudante Enade
Apresentação da experiência nos estágios didáticos supervisionados Grupo: AULAS PRÁTICAS Ana Elisa Martinelli, Aloma Feitosa, Francine Almeida, Karenina.
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
Transcrição da apresentação:

Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1 Autoavaliação do professor e Desempenho dos professores na visão do aluno

Autoavaliação do professor Desempenho docente sob a ótica dos alunos UNIVERSO DA PESQUISA Autoavaliação do professor Desempenho docente sob a ótica dos alunos Total de disciplinas a serem respondidas pelos docentes 395 disciplinas Total de disciplinas avaliadas pelos docentes 375 disciplinas 94,94% das disciplinas avaliadas pelos docentes Total de questionários a serem respondidos (Avaliação do Desempenho Docente) 12.025 questionários Total de respostas dos acadêmicos que avaliaram o Desempenho Docente 7.699 respostas nos questionários 64,02% dos questionários avaliados

Apresentação e discussão do PEA

Cumprimento do horário

Domínio do conteúdo

Uso de linguagem acessível

Considera conhecimentos e habilidades

Relação teoria X prática

Incentiva a participação

Desenvolve aulas dinâmicas

Pesquisa como estratégia 29%

Instrumentos diversificados

Proposição de práticas avaliativas

Apresentação dos critérios adotados

Análise dos resultados

Diálogo com o Coordenador

Necessidade de apoio pedagógico

Metodologias e técnicas utilizadas

Recursos audiovisuais