IATA International Air Transport Association

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Transcrição da apresentação:

IATA International Air Transport Association Ciências Aeronáuticas História da Aviação Prof. Ronaldo Costa Pinto IATA International Air Transport Association

História A IATA é uma entidade do comércio internacional, criado uns 60 anos atrás por um grupo de companhias aéreas. Hoje, a IATA representa cerca de 230 companhias aéreas que compreende 93% do tráfego aéreo internacional. A organização também representa, lidera e serve a indústria da aviação em geral.

IATA (International Air Transport Association) Foi fundada em Havana, Cuba, em abril de 1945. É o principal veículo para a companhia aérea inter-cooperação na promoção de serviços aéreo seguro, confiável, segura e econômica - para o benefício dos consumidores do mundo. A indústria de transporte aéreo regular internacional é agora mais de 100 vezes maior do que era em 1945. Poucas indústrias podem combinar o dinamismo desse crescimento, o que teria sido muito menos espetacular, sem as normas, práticas e procedimentos desenvolvidos no âmbito da IATA

Na sua fundação, a IATA tinha 57 membros de 31 nações, principalmente na Europa e América do Norte. Hoje tem cerca de 230 membros de 126 países em todas as partes do globo. É a sucessora do International Air Traffic Association fundada em Haia, em 1919 .

Também foi limitada a uma dimensão européia até 1939, quando se juntou a Organização Pan-Americana. O Pós-1945 IATA imediatamente teve que lidar com responsabilidades a nível mundial com uma organização mais sistemática e uma maior infra-estrutura

Objetivos Promover um transporte aéreo seguro, regular e econômico para o benefício dos povos do mundo, para promover o comércio de ar, e estudar os problemas a elas associadas; Fornecer os meios para a colaboração entre as empresas de transporte aéreo envolvidas direta ou indiretamente no serviço internacional de transporte aéreo;

Colaborar com o recém-criado International Civil Aviation Organization (ICAO - a agência especializada da ONU para a aviação civil) e outras organizações internacionais. As tarefas mais importantes da IATA, durante os seus primeiros dias foram técnicos, porque a segurança e a confiabilidade são fundamentais para as operações de companhias aéreas.

Em 1949, o processo de criação da IATA foi amplamente realizado e refletido em "Anexos" da Convenção de Chicago, o tratado que ainda rege a conduta da aviação civil internacional

A normalização da documentação e procedimentos foram fundamentais para o bom funcionamento da rede mundial de transporte aéreo. IATA ajudou a criar uma malha de convenções internacionais, desenvolvido através da OACI, com a lei dos EUA, para o transporte aéreo, que tinha desenvolvido isoladamente antes da Segunda Guerra Mundial.

A Associação foi um insumo vital para o desenvolvimento de condições de transporte do contrato entre o cliente e a companhia aérea que transporta. Um dos trabalhos realizados foi a revisão e modernização da Convenção de Varsóvia - originalmente assinado em 1929 – que define a responsabilidade da companhia aérea para ferimento ou morte dos passageiros e danos ou perda de carga.

Uma vez que eles estavam operando dentro de um quadro sólido técnica e jurídica, as exigências das companhias aéreas que se seguiram foram de respostas a perguntas como: quem pode voar para onde? Que preços estão a ser cobrado? Como está o dinheiro das viagens de avião a ser dividido, e como as companhias aéreas podem liquidar as suas contas?

A Conferência de Chicago de 1944 que deu origem à Convenção de Chicago tentou obter uma resposta multilateral às duas primeiras perguntas, mas não conseguiu fazê-lo. As perguntas de quem voa, e onde, foram resolvidos numa base bilateral. O Acordo de Bermuda benchmark de 1946 entre os EUA eo Reino Unido foi o primeiro dos quase 4.000 acordos bilaterais de transporte aéreo, até agora assinado e registrado com a OACI.

Nos primeiros dias, os governos insistiram no direito de fiscalizar os preços praticados pelas companhias aéreas internacionais, mas não podia, em termos práticos, desenvolver os preços para si. À IATA foi delegada a realização de conferências sobre tráfego aéreo, abordando todas as tarifas e taxas sujeitas à aprovação final do governo. O objetivo era duplo: garantir que as tarifas e taxas não implicariam em concorrência predatória, garantindo que poderia ser definido o mais baixo possível, no interesse dos consumidores

Um modelo coerente de tarifas e taxas padrão foi estabelecido, evitando as inconsistências entre as tarifas que afetam os países vizinhos - e, assim, evitar o desvio de tráfego. A previsibilidade das tarifas neste padrão, também, permitiu que as companhias aéreas aceitassem os bilhetes umas das outras em viagens de multi-sectorial e, portanto, dando à luz ao interline. Hoje, voam por ano mais de 50 milhões de passageiros entre países, que podem pagar o seu bilhete em um único lugar, em uma única moeda e podem completar a sua viagem utilizando pelo menos duas, cinco ou mais, as companhias aéreas de diferentes países com moedas diferentes.

A Primeira Conferência Mundial de Tráfego A primeira Conferência Mundial de Tráfego foi realizada no Rio de Janeiro em 1947. Onde chegou-se a um acordo unânime sobre cerca de 400 resoluções que abrangeram todos os aspectos das viagens aéreas. Outro resultado foi a implementação de regras de construção Tarifa para viagens de multi-sectorial, a alocação de receitas - rateio, limites de bagagem, do bilhete e design conhecimento aéreo e procedimentos de nomeação agência de detalhes típicos.

Resultado da Reunião Cerca de 300 companhias aéreas firmaram acordos, aceitando os bilhetes dos outros e conhecimentos de carga aérea , portanto, seus passageiros e carga - em uma base de reciprocidade. Definição de uma variedade de formatos padrão e especificações técnicas de bilhetes e paybills. . Definição de regras que regem as relações entre as companhias aéreas IATA Estados e seus agentes credenciados no que diz respeito aos passageiros e carga.

Liquidação da dívida entre as companhias aéreas, em grande parte decorrentes de interline, ocorrida através da Câmara, que iniciou suas operações em janeiro de 1947. Durante seu primeiro ano, 17 companhias aéreas lucraram (EUA) $ 26 milhões. Transporte aéreo internacional cresceu a taxas de dois dígitos desde o início de sua pós-1945 dias até a primeira crise do petróleo em 1973.

O trabalho técnico desenvolvido em sete grandes áreas: O aumento da demanda por viagens aéreas levou ao aumento da atividade para a IATA O trabalho técnico desenvolvido em sete grandes áreas: Avionics e Telecomunicações - que incluía a função vital de navegação aérea; Engenharia e Meio Ambiente - que desenvolveu a sobre o ruído das aeronaves e de outras emissões; Aeroportos - que definia os requisitos de avião para os terminais do aeroporto;

Operações de Vôo - que trabalhou em fatores de segurança como as normas mínimas de separação de aeronaves e rotas aéreas; Médica – para monitorar a saúde e definir normas para as tripulações de vôo e as viagens aéreas, bem como prover facilidade para os passageiros com deficiência; Facilitação - que tentou acelerar o fluxo de pessoas e mercadorias através dos aeroportos - em especial, alfândega e imigração; Segurança trabalhado – que resultou em medidas para proteger os passageiros e de carga, evitando seqüestros e sabotagem e sobre a fraude e minimizando roubo de bilhetes

Aconselhou a indústria de aviões novos e sistemas de processamento eletrônico de dados e avanços em técnicas de vendas e marketing; Automação tornou-se comum em operações de avião durante a década de 1960. Normalização em seu uso era menos comum e IATA começou o seu envolvimento no aperfeiçoamento de formatos de mensagem padrão para inter-empresas de intercâmbio de dados, que continua até hoje;

O padrão para as relações entre agentes e as companhias aérea foi definido com a introdução da agência Standard Acordo em 1952. Existem hoje cerca de 81.000 agentes IATA em todo o mundo e 135.000 estudantes se inscreveram para os cursos de formação patrocinado agência IATA desde que foram introduzidos. Moeda auferidos por companhias aéreas no exterior é por vezes dificultada pelo banco central do país no qual seja obtida. IATA trabalha para liberá-lo, para transferir de volta para a companhia que ganhou.

Carga Unidade Devices, ou ULDs - recipientes para permitir a rápida movimentação de carga de modo econômica. Desenvolveu as especificações técnicas de embalagens e criou um centro de controle ULD, para acompanhar seus movimentos. Até 1955, havia um embargo total sobre o transporte aéreo de materiais tóxicos, inflamáveis ou corrosivos. Então IATA desenvolveu Dangerous Goods Regulations para o seu transporte seguro. Uma década mais tarde, animais vivos regulamentos previstos padrões adequados para o bem-estar a bordo de animais.

Em Outubro de 1979 a IATA foi re-organizada em uma base de duas camadas,. Os níveis composta por: • Associação Comercial (técnica, jurídica, financeira, serviços de tráfego e mais importante agência) • Coordenação pauta (tarifas de passageiros, as taxas de carga, e as condições e encargos) .

A IATA também alterou a base de seu financiamento A IATA também alterou a base de seu financiamento. Grande parte do financiamento da associação agora é feito através da comercialização dos seus produtos e serviços às companhias aéreas membro, outras companhias aéreas e outros no transporte, viagem e turismo. Como resultado as companhias aéreas podem acessar uma ampla variedade de serviços profissionais, batendo em perícia da IATA. A IATA tem maior flexibilidade na forma como aborda as suas tarefas, mantendo-se dedicado à sua não-operações pelos princípios de lucro.

Objetivos atuais De muitas maneiras, essas funções permaneceram as mesmas em 1945, ou mesmo em 1919. Mas IATA deu-lhes nova pertinência e foco, a redefinir a sua missão e seus objetivos em 1994: Proteção e segurança: a promoção de serviços aéreo seguro, confiável e segura. Reconhecimento da indústria: para obter o reconhecimento da importância do desenvolvimento do transporte aéreo em todo o mundo social e econômico. Viabilidade financeira: para ajudar a indústria a atingir níveis adequados de rentabilidade, otimizando as receitas (yield management) e minimizar os custos (combustível, taxas e impostos).

Produtos e serviços: prestação de elevada qualidade e valor para o dinheiro, produtos da indústria e serviços necessários que ajudam as companhias aéreas no atendimento das necessidades do consumidor. Normas e procedimentos: desenvolver normas eficazes, ambientalmente amigáveis, para facilitar as operações de transporte aéreo internacional. Apoio à indústria: para identificar e articular posições comuns da indústria e apoiar a resolução das questões-chave da indústria (infra-estrutura de congestionamento).

Enquanto o século 20 viu a ascensão de criação e formidável da indústria de transporte aéreo, no início do século 21 é um momento de desafio para a viabilidade da aviação, e um tempo de grandes mudanças. Os terríveis acontecimentos de 11 de setembro mostrou a fragilidade econômica de algumas grandes companhias aéreas. O rápido aumento no combustível de jatos de preços e impostos adicionais colocar um encargo adicional para as companhias aéreas.

Duas importantes iniciativas foram lançadas IATA, remodelando as peças importantes do setor: • A IATA Operational Safety Audit (IOSA), o primeiro padrão global para a companhia de gestão de segurança operacional. • A simplificação do programa de negócios, utilizando a tecnologia para melhorar a comodidade do cliente enquanto reduz os custos em cinco áreas de foco: E-ticketing, com código de barras Cartões de Embarque (BCBP), frete E-Use Self-Service Comum (CUSS) e Radio Frequency ID ( RFID).

Giovanni Bisignani, também reforçou a posição da IATA como a voz da indústria, com firma de advocacia e lobby para focar os governos sobre as questões de longo prazo para a viabilidade da aviação, incluindo ambiente de liberalização e tributação. O papel da IATA é fundamental para garantir que o transporte aéreo mantém uma das indústrias mais dinâmicas. O mercado de transporte aéreo mudou além do reconhecimento ao longo da história moderna da IATA. A indústria continua a mudar ea IATA é conduzi-lo para atender às novas necessidades.

Nesse contexto, a IATA está procurando pessoas que: Ao longo dos últimos anos, a indústria do transporte aéreo reuniu vários desafios. Para assegurar seu sucesso, teve que simplificar a forma como ele faz negócios. Nesse contexto, a IATA está procurando pessoas que: • Mostrem Liderança • Se adaptem rapidamente a um ambiente em mudança •Trabalhem em equipe • Estejam orientada para os resultados • Tenham excelência em atendimento ao cliente