UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questões para discussão em Março.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Maria Helena Barros de Oliveira
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Marcelo Andrade Departamento de Educação / PUC-Rio
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
A S0CIOLOGIA DO DIREITO, SUA HISTÓRIA E SUAS PRINCIPAIS TEMÁTICAS.
A S0CIOLOGIA DO DIREITO, SUA HISTÓRIA E SUAS PRINCIPAIS TEMÁTICAS.
Sistemas de Informação Tópico 14 – SEGURANÇA NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: ACESSO A INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS, PRIVACIDADE DE DADOS DOS CLIENTES, FORNECEDORES,
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
As Diferenças entre Homens e Mulheres
Estrutura familiar e dinâmica social
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS
30/03/2017.
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Curso Direito à Memória e à Verdade
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,

DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
INTERSECÇÕES ENTRE DIREITO E SAÚDE Módulo: Direito Sanitário e Administrativo Novembro
Ouvidoria Órgão de Participação Social
CULTURA JURIDICA.
UNIÃO HOMOAFETIVA “ O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela” Maria Berenice Dias Alunos: Alfredo Ferreira Diane Rossini Luiz Gustavo.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
ÉTICA.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
As dificuldades em aceitar as diferenças
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
RESUMÃO – TEORIA DODIREITO
O que é Direito A maior dificuldade numa apresentação do Direito, não será mostrar o que ele é,mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita.
possibilidades e desafios
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Instituições de Direito Público e Privado
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Heredogramas.
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA : EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS DISCENTE : LIRANE BORGES.
A Homenagem do XII ENPESS a uma vida dedicada à pesquisa e ao Serviço Social.
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
Karl Marx e o materialismo histórico
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Fontesdo Direito de Familia
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questões para discussão em Março de 2015: (1) O que é direito ? (2) Relação entre DIREITO & DIFERENÇA Turma: Direito 2015-Noturno – 1º Período Equipe: Erik Santana – Lucas Benevides – Manoel Mendonça – Raphael del Monte – Niterói, Março-2015

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questão 1: O QUE É DIREITO ? Em termos gerais, diríamos que o direito é uma faculdade que o indivíduo adquire em algum momento de sua vida. Ex: direitos adquiridos ao nascer, ao completar a maioridade, ao celebrar um contrato.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questão 1: O QUE É DIREITO ? Em outro aspecto, enquanto área do conhecimento humano, o direito é o meio polo qual se pode atingir certa harmonia nas interações sociais, por meio de seu ordenamento jurídico. É também o suporte legal e legítimo para a conquista e garantia de direitos fundamentais. Direito ↔ Legislação O direito, muitas vezes, guarda relação direta com a legislação. Mas há situações em que essa relação não é verificada. Vejamos...

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Direito ↔ Legislação B A C O diagrama acima ressalta 3 situações possíveis: A: o direito estabelecido em lei; B: o direito ainda não estabelecido em lei; e C: o “anti-direito” estabelecido em lei.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Direito ↔ Legislação B A C Caso A: O DIREITO ESTABELECIDO EM LEI Tratam-se dos direitos já reconhecidos pela sociedade e pelos entes estatais. OBS: em geral, o Estado tenta suprimir discussões dizendo que todos os direitos já se encontram nessa situação, i.e., amparados por lei.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Direito ↔ Legislação B A C Caso B: O DIREITO AINDA NÃO ESTABELECIDO EM LEI É o campo das INOVAÇÕES JURÍDICAS. É também o campo de batalha das lutas sociais. EX: novas tecnologias & inovações jurídicas (células tronco, segurança na web e outras)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Direito ↔ Legislação B A C. Caso C: O ANTI-DIREITO ESTABELECIDO EM LEI Ex-1: estabelecimento de privilégios injustos Ex-2: leis contrárias aos direitos humanos Ex-3: leis ditatoriais, atos institucionais, entre outros.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questão 2: DIREITO & DIFERENÇA Em certas épocas, as legislações falham em atender as minorias. Essas imprecisões abrem espaço para o surgimento de movimentos sociais que lutam pela extensão dos direitos para todos. Ex-1: a marcha pelos direitos dos negros nos EUA na década de 1960 envolveu milhões de pessoas que exigiam o fim das leis segregacionistas ainda vigentes naquele país; Ex-2: a luta pelo fim do Apartheid na África do Sul

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questão 2: DIREITO & DIFERENÇA No Brasil, esses movimentos de luta das minorias ganharam força a partir dos anos 1990 e continuam até hoje em movimento, por leis que respeitem suas diferenças e igualem direitos. Nesse período foram várias conquistas: Ex: o Decreto 5.296/2004 que regulamenta as leis de número e , ambas de 2000, as chamadas “Leis de Acessibilidade”. Essa lei exige, entre outras coisas, a quebra de barreiras urbanísticas, que limitem o direito de ir e vir de pessoas com deficiência.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questão 2: DIREITO & DIFERENÇA Num ato mais recente e de grande visibilidade, o STF aprovou por unanimidade a validade da união homo afetiva no Brasil. Isso garantiu aos casais homo afetivos uma série de direitos que antes só eram permitidos aos casais heterossexuais, tais como: ter acesso à herança do companheiro(a), recebimento de pensão alimentícia (em caso de separação), e a possibilidade de adotar filhos e registrá-los em seus nomes.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questão 2: DIREITO & DIFERENÇA Outras questões envolvem o pluralismo e o direito à convivência harmônica dos diferentes grupos sociais, dentre as quais: Diferentes manifestações de credo; Garantia de direitos das populações indígenas; Proteção à infância e adolescência; Garantia da igualdade de direitos entre homens e mulheres.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I REFERÊNCIA: LYRA FILHO, Roberto. O que é direito. São Paulo, Brasiliense, Constituição Federal de 1988 Figura consultada em 23/3/2015 no endereço eletrônico “

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I OBRIGADO !!!