O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
Dinâmica Física da Terra Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais -
Fundamentos de Geologia e Mineralogia Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais - Prof. Dr. Dakir Larara.
CONCEITOS ELEMENTARES
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
MÉTODO CIENTÍFICO.
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
Filosofia / Silenciais
Ciência e Conhecimento científico
MÉTODO CIENTÍFICO.
Profa. Dra. Renata Medici
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROVAR UMA TEORIA Um grande passo do conhecimento racional.
Trabalho de conclusão de curso
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
Conhecer Conhecimento.
A Construção da Ciência
A Psicologia Científica
O conhecimento científico
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
Tipos de conhecimento e método científico
O que é conhecimento?.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
Somos todos seres sociais
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências

Existem vários áreas de estudo chamadas Ciências, dentre elas: Biologia: Estuda os fenômenos relacionados a vida. Química: Estuda as substâncias e suas transformações. Física: Estuda as leis da natureza que nos permitem compreender o universo. Geologia: Estuda a composição e estrutura da Terra.

Cada uma possui obejtivos específicos, mas todas são muito importantes para a humanidade, por exemplo: Biologia: Nos permite entender o corpo humano e favorecer a manutenção de nossa saúde. Química: Torna possível transformar matérias-primas para produzir produtos úteis ao dia-a-dia. Física: Nos ajuda a compreender os fenômenos naturais de maneira geral, permitindo a construção de novas tecnologias. Geologia: Possibilita investigar o solo de cada região e planejar sua exploração ou aproveitamento.

O que essas Ciências tem em comum? O que é uma Ciência, na verdade?

De maneira simples, a Ciência está relacionada com a maneira como descrevemos e entendemos o mundo a nossa volta. Trata-se da produção de um conhecimento racional e ordenado sobre a natureza. Através da observação e experimentação, entendemos os padrões existentes nas transformações da natureza, também chamadas de fenômenos.

Após identificar esses padrões, entendemos as leis da natureza Após identificar esses padrões, entendemos as leis da natureza. Essas leis são cada vez melhor compreendidas quanto mais investigamos os fenômenos. As explicações científicas devem ser baseadas somente no que pode ser “observado” na natureza, evitando a influência por exemplo, de crenças pessoais ou outro tipo de pensamento.

Por fim, entendendo as leis da natureza, criamos maneiras de poder melhorar nossa qualidade de vida – além de saciar nossa curiosidade sobre o funcionamento do Universo.

Exemplo 1: A produção de Cerveja.

Exemplo 2: A cura através da Plantas.

Exemplo 3: A produção de Lentes.

TÉCNICA x CIÊNCIA A Técnica reúne os procedimentos necessários para a produção ou transformação de algo. A Ciência exige que esse conhecimento seja organizado e investigado. Os processos técnicos ganham novo significado a partir da compreensão das leis da natureza, que são conhecidas quando estabelecemos relações entre as coisas que observamos – a busca por padrões.

MÉTODO CIENTÍFICO Observação/ Questionamento Formulação de Hipóteses Teste/ Experiência Conclusão/ Generalização