Risco Operatório Profª Mônica I. Wingert Turma 301 E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO
Advertisements

PRIMEIROS SOCORROS WILLIAN VIEIRA DE SOUZA TEC. ENFERMAGEM.
Posicionamento do Paciente
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
Montagem da sala cirúrgica
SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
O movimento e o exercício
Como se avalia a condição física?
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Acidentes com Mãos/Braços
Dor Neuropática no Diabetes.
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Enf. Saúde Mental e Psiquiatria II
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
POSICIONAMENTO DO PACIENTE NA MESA OPERATÓRIA
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO INTRA - OPERATÓRIO
ABORDAGEM INICIAL
Como manter uma Boa Postura?
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
TEMA TRATADO : USO DO CINTO DE SEGURANÇA.
Atividade Física na Terceira Idade
Dicas para uma boa Ergonomia na Informática
Posições Cirúrgicas Professor: Eunaldo Dias.
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
Processo de Enfermagem para pacientes cirúrgicos
GENGIVITE.
Profª Maria de Fátima, adaptado por Profª Enfº Débora Rinaldi Nogueira
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Professor: Rogério Ferreira
“Choque Elétrico” MMC Marcelo Machado da Costa.
Programa Ligue-se na Vida Programa de manejo de álcool e outras drogas Mônica Lupion Pezzi Michele Indianara Mendes Gramado, Abril de 2011.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
UTI e a Atuação da Equipe Multiprofissional ao Paciente Oncológico
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
Exercício Passivo Definição: Exercícios em que o movimento é produzido inteiramente por uma força externa. A força externa pode vir da gravidade, de uma.
Sala de Recuperação anestésica
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Assistência de Enfermagem Pré Operatório de Cirurgia Cardíaca
Profª Mônica I. Wingert Turma 201 E
Negligência Imprudência imperícia
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO.
Adaptação do trabalho ao Homem:
Prof. Erika Meirelles de Castro
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
Profª Mônica I. Wingert Turma 301
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar.
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE NO PERÍODO TRANS OPERATÓRIO
UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
BANDAGENS E ATADURAS Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline.
Lesões mais frequentes no futebol
Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso
CENTRO CIRÚRGICO Prof: Érika N. Rocha.
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
SEMINÁRIO DA MECÂNICA CORPORAL Aline Mayara Salles Abranches Elena Ropero Gimenez Ivani de Fátima Gonçalves Santiago Silvano Pereira de Souza ESCOLA DE.
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Transcrição da apresentação:

Risco Operatório Profª Mônica I. Wingert Turma 301 E

ENFERMAGEM CIRÚRGICA A responsabilidade do CC sobre o paciente inicia no momento em que o recebemos para a realização da cirurgia. Os profissionais que atuam no CC vivenciam os riscos e por este motivo à comunicação entre as equipes deve ser ideal, sendo este o objetivo primordial da enfermagem que está em uma contínua renovação de conhecimentos e requer profissionais capacitados. O tratamento cirúrgico, pela sua radicalidade, apresenta riscos aos indivíduos, portanto sua indicação é viável quando formas mais simples e segura de tratar são ineficazes e não possibilitam a cura ou o controle da doença. As cirurgias são realizadas desde a Antiguidade, mas a partir do século XX é que vêm apresentando grandes êxitos, devido aos avanços em anestesia e técnicas cirúrgicas. No 3º milênio, a tendência vem sendo a substituição do bisturi pelas intervenções endoscópicas, a laser e por outras técnicas mais rápidas e menos invasivas que diminuem os índices de complicações cirúrgicas, tornando a terapêutica mais segura.

Risco Operatório Risco operatório É o perigo de complicações e de mortalidade, as quais o doente é submetido frente a uma intervenção operatória. Estão mais propensos a apresentar riscos operatórios: idosos; submetidos à intervenção de urgência; cirurgias de grande porte; com alteração cardiovascular, respiratória, renal, hepática; com alterações nutricionais, distúrbios de coagulação e do estado imunológico; diabéticos; fatores biológicos, econômicos e os educacionais; população carente devido as péssimas de alimentação, de moradia e de trabalho, de higiene.  

Para diminuir o risco operatório, o técnico de enfermagem deve “cercar” o paciente cirúrgico com cuidados necessários, como por exemplo, medidas preventivas, para melhorar a função cardíaca, fazer fisioterapia respiratória, melhorar o suporte nutricional, corrigir a anemia, monitorar os sinais vitais, ter cuidados adequados com cateter venoso, controlar o débito urinário, administrar antibióticos profiláticos e manter relação de confiança com o paciente e equipe médica.

Posicionamento Cirúrgico O posicionamento do paciente para a cirurgia é de responsabilidade das pessoas envolvidas no seu atendimento. O cirurgião necessita de uma área adequada para a abordagem cirúrgica, e o anestesista da área adequada para a administração das infusões endovenosas e agentes anestésicos. A enfermeira coordena as atividades administrativas e técnicas de enfermagem dentro da sala de cirurgia e CC. O circulante deve posicionar o paciente o mais confortável levando em consideração a idade, as condições anatômicas, o anestésico utilizado, as restrições físicas, o peso, a altura e as condições da pele.

OBSERVAR Segurança: quando falamos em segurança, devemos lembrar que significa não somente estar atento ao funcionamento, mas sim, refere-se a um conjunto de medidas que visa o bem estar do paciente, realizados por meio de cuidados diretos a ele aplicados. Uma contenção gentil, mas efetiva, utilizando talas e faixas de braço e joelho, travesseiros, coxins, arco de Narcose, entre outros, evitam acidentes, principalmente durante períodos de agitação. Manutenção da função circulatória: durante o posicionamento a hipotensão poderá ocorrer devido aos movimentos bruscos realizados e pelo bloqueio dos mecanismos de compensação cardiovascular que estão bloqueados por anestésicos. Devemos estar atentos para a manutenção de um livre fluxo das infusões, bem como do aporte sanguíneo adequado, evitando a formação de trombos.   Compressão nervosa e muscular: os nervos ou plexos nervosos devem receber atenção especial ao posicionamento do paciente. Os cuidados prestados aos braços, pés, pernas, mãos e cabeça evitam lesões nervosas ou musculares que vão desde lesões simples até paralisia causada por compressão ou hiper-extensão dos troncos nervosos.

Função respiratória: a posição dorsal para pacientes com disfunção respiratória prévia é prejudicial, pois estes problemas tendem a se intensificar, pelo deslocamento visceral reduzindo os movimentos diafragmáticos. Privacidade: a exposição para os pacientes causa desconforto e constrangimento. A área a ser operada deverá estar adequadamente exposta, no entanto o lençol, o cobertor e a camisola, além de proteger aquecem o paciente e devem ser removidos somente no momento da assepsia cirúrgica. Metais: o contato direto do paciente com a mesa cirúrgica deve ser evitado, eliminando a fuga de energia dos aparelhos elétricos (eletro cautério), que podem provocar queimaduras ou fibrilação ventricular.   Equipamentos para posicionamento: os dispositivos para o posicionamento devem proporcionar condições de absorver forças compressivas, redistribuir a pressão, prevenir o estiramento e proporcionar segurança ao paciente.

Mesa cirúrgica: conhecer o funcionamento da mesa cirúrgica é condição indispensável para o adequado posicionamento do paciente. Faixa de joelho: consiste de uma faixa de tecido grosso, utilizada principalmente durante o período de indução e despertar anestésico, impedindo movimentos, sem bloquear a circulação sanguínea do paciente.   Arco de Narcose: utilizado para sustentar um dos braços do paciente num ângulo de 90º e para isolar o campo operatório do anestésico. Faixa de pulso: é uma faixa estreita de tecido utilizado em volta do pulso do paciente, prendendo-a ao suporte de braço.

Suporte de acrílico para braço: dispositivo utilizado para prender os braços ao longo do corpo. No caso da faixa, esta deverá ser colocada sobre a mesa cirúrgica ao prepará-la de modo que o paciente deite sobre ela. A área onde a correia será aplicada deverá estar acolchoada. O suporte de acrílico é fixo a lateral apoiando o braço evitando sua queda. Ombreiras: suportes metálicos côncavos acolchoados adaptados à conexão especial presa a cabeceira da mesa apoiando a região escapular impedindo que o paciente deslize quando colocando na posição de Trendelemburg. Perneiras: hastes metálicas com suporte côncavo, colocados no terço inferior da mesa cirúrgica, utilizados para apoiar pernas e pés na posição de litotomia. O trauma cirúrgico lesiona tecidos, órgãos e vasos sanguíneos, provocando menor mobilidade, alterações hormonais, hídricas, eletrolíticas, peristálticas, dor, etc. Observações frequentes, anotações pertinentes e assistência de enfermagem individualizada permitirão o retorno do equilíbrio orgânico e o alcance dos objetivos propostos.

FIM!!