Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Registro de Estudo de Caso.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
O ESDE COM QUALIDADE.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
E.E.M. Dep. Nagib Zattar Jd.Paraíso
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
O Plano de Ação Curricular na Escola
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Desafio.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Receita de salada de frutas
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A Matemática da cesta básica
Capacitação dos professores
2ª Etapa Minha escola é noticia
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Trabalho em Grupo Profª. Ana Paula e Prof. Robson Professores Coordenadores de Matemática do Núcleo Pedagógico de Itu.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Curso de Especialização em Mídias na Educação
A Matemática da cesta básica
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Alimentação Saudável Corpo São
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Planejamento da Rotina Semanal
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Professora Míria Gomes
Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:
Brincadeiras Indígenas
Como elaborar um plano de aula
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PITÁGORAS DE SAMOS.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
60 Anos Loureiro FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA Turmas C11 - C12 - C13 Professoras: Ana Cristina Opitz Ana Cristina Opitz Maris Stella Celi dos Santo Maris.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental Número de Participantes: 20 Professores Escola: EMEF Professor Olyntho Voltarelli Filho

MOMENTO PARA REFLEXÃO

APRESENTAÇÃO https://www.youtube.com/watch?v=dz4lMxhVTEI

Nada é capaz de “salvar” uma aula chata.                                                                                                                                         INTRODUÇÃO O que fazer para melhorar minha aula? Nada é capaz de “salvar” uma aula chata.

TAREFA Imagine que você é um COORDENADOR PEDAGÓGICO que terá de observar aulas de alguns professores? Para realizar essa tarefa será imprescindível conhecer um pouco mais sobre o trabalho de monitoria em sala de aula e determinar o que você deseja observar em sala? O seu objetivo é obter informações sobre o trabalho do professor para poder auxiliá-lo no preparo de suas aulas?

TAREFA Estudar Técnicas Didáticas que possam ser utilizadas diariamente pelo professor respondendo os seguintes questionamentos: 1- O que são Técnicas Didáticas? 2- Como elas podem corroborar no prepara de uma aula? 3- Como podem favorecer o processo de ensino aprendizado? 4- Que Técnicas Didáticas podem ser utilizadas para o preparo de uma aula? 5- O que devo considerar durante a seleção de Técnicas para aplicação.

PROCESSO 1º ETAPA – Durante encontro de HTPC. Divisão da turma em duplas; Pesquisa no Laboratório de Informática sobre Técnicas Didáticas e no Livro Aula Nota 10(Escolha de uma técnica que considera imprescindível); Apresentação de proposta para utilização da Técnica e justificativa para indicação - Power Point;

PROCESSO 2º Etapa – Acompanhamento Diário e email da Web Quest. Divisão da equipe em grupos de quatro pessoas cada grupo escolherá uma técnica entre as duas estudadas pela equipe e filmará um trecho de uma aula considerando o uso da técnica e outra desconsiderando o uso da mesma;

PROCESSO 3º Etapa - Durante encontro de HTPC e email da Web Quest. Cada grupo deverá observar os trechos filmados e discutir os aspectos observados; Comparar as variações e diferenças entre os trechos observados (organização da turma e envolvimento); Registrar as técnicas e ferramentas que propiciaram um desenvolvimento favorável para a dinâmica da aula nas filmagens produzidas pelo grupo; Qual a diferença entre uma aula em que se pensa no uso de uma determinada Técnica e de uma mesma aula em que não se pensa na aplicação da Técnica?

PROCESSO 4º Etapa - Durante encontro de HTPC e email da Web Quest. Os grupos deverão apresentar para a equipe de professores trechos curtos das aulas, onde seja possível observar a diferença entre as aulas observadas e discutir os aspectos favoráveis provenientes da utilização das Técnicas Didáticas;

SUGESTÃO DE SITES QUE PODERÃO AJUDAR NA PESQUISA RECURSOS SUGESTÃO DE SITES QUE PODERÃO AJUDAR NA PESQUISA www.fundacaolemann.org.br/tecnicas-didaticas/‎ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-04- 26/exemplos-de-praticas-didaticas-nao-ensinadas- aos-professores.html http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_cont ent&view=article&id=293:caderno-tv-escola-convivio- escolar-tecnicas-didaticas-educacao- fisica&catid=105:outras-publicacoes Livro Aula Nota 10 http://dudekarinp.tripod.com/id3.html

AVALIAÇÃO - RUBRÍCA CRITÉRIOS 4 3 2 1 Selecionou bem as fontes pesquisadas, elaborou e apresentou com criatividade a proposta para utilização da Técnica em sala de aula. Selecionou em parte as fontes indicadas apenas apresentou a proposta para utilização da Técnica em sala de aula. Selecionou em parte as fontes indicadas apenas não apresentou a proposta para utilização da Técnica em sala de aula. Não selecionou as fontes pesquisadas, não foi criativo e não apresentou a proposta para utilização da Técnica em sala de aula. APLICAÇÃO Realizou a coleta de dados e soube falar sobre a mesma. Realizou a coleta de dados mas não soube falar sobre a mesma. Realizou parcialmente a coleta de dados mas soube falar sobre a mesma. Não realizou a coleta de dados e não soube falar sobre a mesma.

Conseguiu resolver as questões propostas e soube argumentar sua resposta. Conseguiu resolver algumas das questões propostas e soube em parte refletir sobre os questionamentos. Conseguiu resolver alguma das questões propostas e não soube refletir sobre os questionamentos. Não conseguiu resolver as questões propostas. O grupo trabalhou em equipe com a participação e o envolvimento de todos. Colaboração e trabalho de um ou dois dos integrantes do grupo. Um dos elementos do grupo realizou o trabalho todo. O grupo ficou disperso e não realizou a pesquisa.