“Surpresas, limites e horizontes da Clínica de Psicologia”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Avaliação do projeto pedagógico:
Programa aluno pesquisador
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
Novos Projetos da Clínica Projeto em parceria com a Clínica de Dor do curso de Odontologia Atendimento psicoterápico para casos especialmente difíceis.
Projeto de Assistência Educacional para os alunos da PUC Minas A pedido da Pró-reitoria de Graduação, o Instituto de Psicologia, através da Clínica de.
Clínica de Psicologia – Fevereiro de 2003  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 03 Pensando a clínica Nº 03 Editorial Mais um ano de trabalho se inicia.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
um novo caminho para você…
Trabalhando com Grupos
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Assistência psicopedagógica a alunos da PUC A PUC-Minas, empenhada em proporcionar aos seus alunos, condições satisfatórias para sua formação profissional.
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. S. Carellos, Maria Beatriz Prates e Camilla Wanderley.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Clínica de Psicologia - Março de 2012 – Boletim nº 21 EDITORIAL Compromisso Social da Clínica de Psicologia é o tema da XX Edição da Jornada da Clínica.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Universidade Federal de Uberlândia
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política Educacional Brasileira
O que é CPA? Comissão Própria de Avaliação. Instituída desde 2004 para continuar os trabalhos que a Instituição já tinha referentes à avaliação, desde.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Boletim da Clínica Editorial
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Centro de Educação e Ciência Humanas - CECH Produções Científicas
O papel do Estagio na Formação de Professores
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Clínica de Psicologia – Outubro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 01 Editorial A Clínica de Psicologia produz seu primeiro Boletim. Um espaço.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Clínica de Psicologia – Novembro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 02 Editorial O que aqui se faz. Com esse tema, vai acontecer, em março.
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO: ATIVIDADES DE ENSINO: I – Disciplinas oferecidas pela FMIt ( pts) ( pts) Até 10 horas.
Revisita ao PPP.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

“Surpresas, limites e horizontes da Clínica de Psicologia” Clínica de Psicologia - Abril de 2013 – Boletim nº 22 Boletim da Clínica Como acolher produtivamente esta complexidade? De que maneira aspectos da contemporaneidade impactam na configuração das novas subjetividades? O que a Clínica nos ensina sobre as questões atuais? Quais os limites da Clínica e quais limites ela revela? Qual importância de se fazer uma Clínica conectada com os tempos atuais? Quais as perspectivas da clínica? A clinica-escola é um espaço no qual a vida se apresenta nas suas versões mais ricas e variadas, exigindo de todos nós o compromisso de escutá-la, em uma aliança de trabalho também rica e produtiva. Acolher as imprevisibilidades, incoerências e incertezas inerentes à vida é um exercício permanente da Clínica. Imbuídos neste compromisso os temas autismos, violências, judicialização e medicalização, foram escolhidos não só porque explicitam alguns grupos de trabalho da Clínica, como também são potencializadores para que essas questões sejam trabalhadas na XXI Jornada da Clínica de Psicologia. Durante a Jornada teremos uma exposição na Clínica sobre a “Medicalização” organizados pelos alunos do 10º Período Clínica e pela Comissão Organizadora da Jornada. Também serão lançados os livros: Famílias em vulnerabilidade social: È possível auxiliar sem invadir? Maria Ignez Costa Moreira e Soraia Dojas M.S.Carellos. (Organizadoras) Editora CRV – Curitiba (PR) Apoio: FAPEMIG Atendimento Psicossocial de Crianças e Adolescentes em Situação de Abuso Sexual. Sônia Margarida Gomes de Sousa e Maria Ignez Costa Moreira (Organizadoras) Editora Cânone – Goiânia (GO). O primeiro traz o resultado de um trabalho coletivo de extensão, estágio e pesquisa realizados por um grupo de professores e alunos ligados ao estágio de Clínica ampliada da Clínica de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas. EDITORIAL “Surpresas, limites e horizontes da Clínica de Psicologia” Ana Paula Carvalho Pereira Passos O cotidiano de uma Clínica –Escola nos convida diariamente para uma série de desafios. Atendendo em média 500 clientes por semestre, o trabalho de supervisores, estagiários e pesquisadores aponta diariamente para uma realidade que explicita o complexo contexto em que vivemos. Além de proporcionar ao estagiário um exercício da prática clínica, a Clínica – escola pressupõe uma prestação de serviços, o que nos estimula a uma permanente construção problematizadora dessas circunstancias. Locus por excelência para esta reflexão e prevista no Projeto Pedagógico do curso, a Jornada da Clínica, que está na sua XXI Edição, tem por objetivo incentivar e promover a produção científica de alunos estagiários e professores supervisores da Clínica de Psicologia. Além de permitir o desejável arejamento do fazer clínico, através da troca de experiências e idéias entre o corpo docente, discente, profissionais e pesquisadores convidados, a Jornada explicita o esforço histórico da Clínica de Psicologia de incentivar a prática da exposição e discussão das principais questões enfrentadas no nosso cotidiano. A legitimação do nosso trabalho está no constante exercício de interrogarmos o que fazemos, condição fundamental para qualquer pensamento e praxis que se pretende ser científica. A elaboração do tema desta Jornada, se fundamentou em torno de um grupo de trabalho: foi sendo delineado nas reuniões de supervisores, dos monitores, do Conselho Consultivo e no acolhimento/reunião com os estagiários. Ressoou nestes encontros as Diversidades e dversidades da Clínica Contemporânea. Há um novo tipo de clientes que busca atendimento? Porque os casos que chegam à Clínica têm sido considerados mais complexos? Comissão Editorial: Prof Ana Paula Carvalho Pereira Passos Fernanda Martins de Sousa Santos. 5/M 1 1

Clínica de Psicologia - Abril de 2013 – Boletim nº 22 Boletim da Clínica LABORATÓRIO DE ESTUDOS CLÍNICOS Coordenação: Suzana Faleiro Barroso O que é o Laboratório de Estudos Clínicos? É um lugar onde professores e estudantes do curso de Psicologia da PUC-MINAS (Coreu) podem construir e desenvolver projetos de pesquisa, ensino e extensão de interesse da Psicologia Clínica e suas interfaces. O Núcleo Temático de Psicologia Clínica do Curso de Psicologia é constituído por diversas disciplinas: Psicodiagnóstico, Análise Comportamental Aplicada, Clínica Psicanalítica I e II, Psicoterapia: abordagem humanista-existencial I e II, Psicoterapia da Família I e II, Psicoterapia da Criança I e II, Psicomotricidade, Psicoterapia Comportamental Cognitiva, Intervenção e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais, Estágio Supervisionado IV – Escuta Psicológica e Institucional, Estágio Supervisionado VII – Psicodiagnóstico / Hospital Geral, Estágio Supervisionado IX – Grupos de Recepção / Diagnóstico das Relações Familiares / Hospital Psiquiátrico, Estágio Supervisionado X – Psicoterapia: Abordagem Humanista Existencial .e Abordagem Psicanalista. Como o professor inscreve seus projetos no Laboratório? A inscrição de projetos de professores nesse laboratório está aberta a todos os interessados. No dia 26 de junho às 13h30min horas ocorreu o primeiro encontro dos professores pertencentes ao Núcleo Temático de Psicologia Clínica. Como o estudante de Psicologia participa do Laboratório? Todo aluno do curso de Psicologia causado pelas questões pertinentes à Clínica poderá inscrever sua proposta e/ou seu projeto de trabalho nesse laboratório, além de atividades complementares de formação. O programa de Bolsas de Iniciação Científica da PUC- MINAS-PROBIC/PUC-MINAS, cujo edital é lançado anualmente no mês de agosto, investe e incentiva os projetos de pesquisa do estudante de Psicologia. Estamos à disposição para a orientação de possíveis novos projetos para esse semestre de 2012. PESQUISAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADA NA CLÍNICA Nome do Projeto: Caracterização da clientela de Clínica - PUC Minas / Coração Eucarístico. Referência do Projeto: Estágio Prática Investigativa III. Pesquisadores: Caroline Oliveira Fonseca, Juliana Clara Franco, Nathália Tavares Giordani, Paula O.D. Nagalhães, Giovana Gonçalves Ferreira, Nairana de Oliveira Santos e Ingrid L. Freitas Gonçalves. Orientador: Mario Lúcio Vieira da Silva Nome do Projeto: Sobre a Formação e Atuação do Psicólogo Escolar: Limites e Alcances. Referência do Projeto: Monografia Pesquisador: Denise Riccely Santos Prado. Orientador: Wilma Maria Guimaraes Lopes. Nome do Projeto: Projeto de Criação do Banco dos Dados da Clinica Escola: Um Estudo Sobre a Incidência da Medicalização nos Pacientes que chegam à Clínica da PUC / Coração Eucarístico. Pesquisador: Pablo Ferreira Bastos Ribeiro. Orientador: Suzana Faleiro Barroso.   Nome do Projeto: O Processo Migratório e o Sofrimento Psíquico. Referência do Projeto: Monografia . Pesquisador: Alanna Vieira Silva. Orientador: Lucimar Magalhães de Albuquerque

Clínica de Psicologia - Abril de 2013 – Boletim nº 22 Boletim da Clínica V SEMANA DA DIVERSIDADE DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A PSICOLOGIA A Clínica de Psicologia convida os alunos a participarem da “XXI Jornada da Clínica de Psicologia”, que ocorrerá entre os dias 22 a 25 de Abril de 2013, juntamente com a “V Semana da Diversidade” e a “VII Jornada da Ênfase de Psicologia, Organizações e Sociedade” Os temas desse ano são, respectivamente, “Surpresas, limites e horizontes da Clínica de Psicologia” e “Inserção do Psicólogo no 1º, 2º e 3º setores”. Os integrantes da Comissão Organizadora da XXI Jornada são: Ana Paula Carvalho Pereira Passos, Maria Carmem e Judy Cavenago (aluna do 6º Período / Manhã). Comissão Científica: Ana Paula Carvalho P. Passos, Lúcia Mello, Márcia M. Jorge, Soraia Carellos PROJETO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL (Casa – Lar) Estágio Supervisionado XII _ Ênfase Clínica As professoras do projeto convidam para o lançamento do livro que acontecerá após a mesa: “Famílias em vulnerabilidade social: É possível auxiliar sem invadir?” DATA: 23 de Abril de 2013 às 9hs. LOCAL: Auditório 3 – Prédio – 43 – PUC Minas / Campus Coração Eucarístico APOIO: PROEX - PUC Minas. A página da Clínica de Psicologia no site da PUC MINAS está passando por atualizações e em breve estará com muitas novidades! Confira em: www.pucminas.br/clinicadepsicologia