Desenvolvimento econômico e social no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA
Os primórdios da sociologia no Brasil
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I
24/ Centro Universitário Franciscano Sociologia Brasileira
Pós Gestão em Turismo Sustentável
Sociologia no Brasil Aspectos Historicos.
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Desenvolvimento Econômico - Visão Geral
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL HISTORIOGRAFIA
O regional natural Regionalização do Espaço Brasileiro
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Cristiane jonas Francisconi
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Desenvolvendo a TEORIA DO DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL: a escala regional Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional.
Sociologia
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
INTRODUÇÃO À PESQUISA ECONÔMICA: reflexões de uma experiência recente Rogério Cruz Rio de Janeiro out/2007.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
D ESENVOLVIMENTO EM PROCESSO MUDANÇAS INCREMENTAIS NAS ESTRUTURAS SOCIAIS DE UMA REGIÃO DO S EMI - ÁRIDO BRASILEIRO Ricardo Abramovay Arilson Favareto.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTÁVEL
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Raízes do Brasil: Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda
A sociologia de Florestan Fernandes
Introdução a Sociologia
Introdução a Questão Social
Formação da nação/nacionalidade/questão racial racismo
Introdução a Questão Social
RAIZES DO BRASIL de sergio buarque de holanda
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Metodologia da Pesquisa Científica
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTÁVEL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Introdução ao Serviço Social
Trajetórias do desenvolvimento de: Maria Amélia Enríquez
Problema a resolver. Aula Inicial Carlos Freire 2013 Planejamento Estratégico de Marketing.
Retomando....
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
BRASIL: LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS
História do Brasil republicano
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Formação Econômica do Brasil
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social Profª : Elisônia Carin Renk CAPITULO.
A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Autora: Ana Gabriele Geraldo Orientadora: profª mestre Verenice Pavan Garcia.
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
Homem cordial Democracia racial Sentido da colonização
Faculdade Piaget - Brasil
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento econômico e social no Brasil Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Paulo Seifer

A ementa oficial do curso Principais aspectos empíricos e teóricos da formação regional brasileira. Processos que moldaram a formação espacial do território nacional. Heranças ibéricas e raízes escravistas na formação nacional brasileira. Determinantes da heterogeneização macro-regional e suas conseqüências para a conservação ambiental, a coesão social e a competitividade econômica do país em longo prazo. Diferentes modalidades de apropriação do espaço e constituição de economias regionais na formação do Brasil. Problemas estruturais e persistências das desigualdades regionais. Novas tendências demográficas, sociais e econômicas no Brasil contemporâneo: heterogeneização para além das grandes regiões. Leitura crítica das explicações clássicas sobre a formação socioespacial do Brasil (Gilberto Freyre, Sergio Buarque, Caio Prado, Celso Furtado, Florestan Fernandes).

Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é tornar os alunos aptos a compreender quais são as principais explicações concorrentes sobre os determinantes da formação sócio-espacial brasileira e, a partir disso, refletir sobre os traços mais marcantes da história de apropriação e organização do espaço nacional, sobretudo no que isso implica para a herança histórica que se manifesta na diversidade e na desigualdade intra-regional e inter-regional do país e em como ela se traduz em questões contemporâneas colocadas ao esforços de planejamento e gestão do território.

O espírito do curso Introduzir os alunos nos debates dos clássicos do pensamento social brasileiro Refletir sobre as metamorfoses e a atualidade dos caracteres fundantes da sociedade brasileira Analisar os determinantes das desigualdades espaciais como uma manifestação das desigualdades estruturais que bloqueiam o pleno desenvolvimento do país

Uma questão organizadora do curso Os problemas do desenvolvimento do Brasil do século XXI ainda podem ser explicados com base nas suas heranças coloniais e escravistas? O que define o “problema brasileiro” hoje? Isto é, qual é a validade e a atualidade dos chamados “paradigmas da formação”?

A embocadura do curso Desenvolvimento é mais do que o crescimento do PIB do país: os limites do debate público atual Desenvolvimento é o estilo experimentado pela evolução da configuração social do país: um processo civilizatório marcado por dois elementos – as características das estruturas sociais locais e as formas de articulação internacional

Um ponto de partida A controvérsia R. Simonsen X E. Gudin (anos 40) 70 anos de uma controvérsia pioneira Desenvolvimentismo/Industrialismo impulsionado pelo Estado como forma de aumentar a renda nacional: a importância da planificação X Liberalismo/Mercado baseado nas vantagens comparativas: crítica da razão estatista

Polêmicas O papel do Estado O comportamento do empresariado e dos agentes econômicos As vantagens comparativas As formas de inserção internacional As bases da acumulação e os portadores de um projeto de nação

Uma hipótese geral como guia para o curso Permanência dos traços marcantes da formação nacional, mas... ... processo de mudanças incrementais nas estruturas sociais ...deslizamento nas articulações entre estes traços marcantes e as possibilidades de inserção na ordem internacional Desdobramento analítico e normativo: necessidade de atualizar/superar os termos em que ocorre o debate público brasileiro sobre o desenvolvimento há mais de meio século

O programa Parte introdutória: como empreender uma sociogênese do desenvolvimento? Parte principal: os clássicos do pensamento social brasileiro Parte final: desigualdades hoje, com ênfase para as desigualdades espaciais

03/02 Apresentação do Programa Texto de referência (leitura não obrigatória) A controvérsia do planejamento na economia brasileira – E. Gudin, R. Simonsen  

Semana 1 – 04/Fevereiro Desenvolvimento como processo civilizatório: para além da economia Leituras recomendadas: O processo civilizador – N. Elias Violence and social order – D. North

Estruturas econômicas Semana 2 – 10 e 11/Fevereiro Estruturas econômicas O sentido da colonização e a posição do Brasil na ordem internacional Formação do Brasil contemporâneo – Caio Prado Jr. (esp. Cap.1)   Economia agrária escravista, o complexo econômico do Nordeste, deslocamento do eixo de acumulação para o Centro-Sul Formação econômica do Brasil – C. Furtado (esp. Parte II)

Semana 3 – 18 e 18/Fevereiro C A R N A V A L !!!!!

Semana 4 – 24 e 25/Fevereiro Sem aula (reposição ao final do curso) Ou Aula da semana 5 com prof. Substituto (a confirmar nos próximos dias)

Semana 5 – 03 e 04/Março Sociabilidade As heranças de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida para a sociabilidade Casa grande & Senzala – G. Freyre (esp. Cap. 1) Transição para o Brasil proto-urbano Sobrados & Mocambos – G. Freyre (esp. Caps. 1, 2 e 5)

Semana 6 – 10 e 11/Março Sociabilidade O “homem cordial” Raízes do Brasil – S. Buarque de Holanda (esp. Caps. 1, 4 e 5)

Semana 7 – 17 e 18/Março O patrimonialismo na política e na formação do Estado Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro – R. Faoro (esp. Caps.12 a 16)

Bloqueios econômico-políticos às rupturas Semana 8 – 24 e 25/Março Bloqueios econômico-políticos às rupturas - Dependência e desenvolvimento: a natureza dos bloqueios historicos Dependência e desenvolvimento na América Latina – F.H. Cardoso e E. Faletto   – Condições de transformação capitalista A revolução burguesa no Brasil – Florestan Fernandes (esp. Cap. 4 e 7)

Semana 9 – 31/Março e 1/Abril Síntese preliminar do curso: elementos fundamentais dos paradigmas da formação do Brasil Primeira avaliação (prova individual)

Agenda contemporânea: projetos em disputa Semana 10 – 07 e 08/Abril Agenda contemporânea: projetos em disputa – Ideologias e analises em disputa: o neoliberalismo A inserção externa e o desenvolvimento – G. Franco   – Ideologias e análises em disputa: o neodesenvolvimentismo Um estado novo-desenvolvimentista na América Latina? – L. C. Bresser Pereira e D. Tehuer – Ideologias e análises em disputa: outro desenvolvimentismo Neodesenvolvimentismo: quinze anos de gestação – J. E. Veiga

Semana 11 – 14 e 15/Abril Um panorama da questão regional no Brasil hoje A dimensão territorial do desenvolvimento brasileiro recente – A. Favareto et al. Territorial Review – Brazil - OCDE

Semana 12 – 22/Abril Segunda avaliação (prova individual)

Semana 13 – 29/Abril Avaliação substitutiva/recuperação

Aspectos operacionais - textos Textos básicos no blog: http://favaretoufabc.wordpress.com/cursos/ (estará atualizado nesta quinta-feira) Textos auxiliares: por conta própria

Aspectos operacionais - avaliação 3 avaliações 2 provas individuais Notas de leitura semanais no email da disciplina Qual a ideia central do texto Sua crítica ou discordância quanto a esta ideia Dúvidas e questões Enviar no email da disciplina até a 2ª. Feira pela manhã de cada semana Até 3 “furos” são toleráveis Serve como nota de ajuste e subsídio à preparação da aula