PREÇO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise das cinco forças de Porter
Advertisements

OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
ADMINISTRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREÇO
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Administração de Marketing
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Elasticidades Conceito É a alteração percentual em uma variável, dada
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
Disciplina: Administração Mercadológoica
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Marketing para EMPREENDORES
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Varejo Prof. Vitor Pires
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Análises de Demanda e Oferta
Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Fundamentos da Formação de Preços
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
PREÇO TODAS AS ORGANIZAÇÕES COM OU SEM FINS LUCRATIVOS ESTABELECEM PREÇOS PARA SEUS PRODUTOS; PREÇO PODE SER ENTENDIDO COMO O VALOR DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
Aplicação: Os Custos da Tributação
Assuntos preliminares
Determinação de Preços dos Produtos: Estratégias
5 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 5 Informação Relevante e Tomada de Decisão: Decisões de Marketing.
Preço Prof. Eduardo Vilela.
ELASTICIDADE PREÇO DA PROCURA E OFERTA
Produção Aula 8.
O AMBIENTE DE MARKETING
Oferta de Mercado Aula 5.
BOA NOITE.
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
PREÇO É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. É a soma dos valores que os clientes trocam pelo benefício de possuir ou de fazer uso do.
Princípios de Marketing, 12/E
CONCORRÊNCIA.
Microeconomia Aula 4.
Noções básicas MC e PE.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Determinação de Preços
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
ADMINISTRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREÇO Isadora M.Weydmann Juliana Fernandes.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

PREÇO

Conceito de Preço Preço representa a soma de todos os valores que o mercado troca pelos benefícios de obter um produto. A determinação do preço é fundamental, seja na participação de mercado, seja na lucratividade. É o único dos 4 P’s que representa receita, os demais representam custos.

Fatores Envolvidos nas Decisões de Preço Internos Objetivos de marketing Estratégia de mix Custos Externos Natureza do mercado e demanda Concorrência Ambiente Decisões de Preço

Fatores Internos Objetivos de Marketing Se objetivo for “sobrevivência” Trabalhar no ponto de equilíbrio(decisão terrível). Se objetivo for “maximizar lucro” Buscar a maior lucratividade na relação preço de venda x demanda (decisão louvável).

Fatores Internos Objetivos de Marketing Se objetivo for “liderança na qualidade”: Preço elevados para cobrir qualidade superior (decisão sábia).

Fatores Internos Objetivos de Marketing Outros objetivos Preço baixo como barreira para entrada de concorrentes (decisão agressiva).

Fatores Internos Mix de Marketing Consumidores buscam produtos que tragam o melhor valor em benefícios recebidos em comparação com seu preço de venda.

Fatores Internos Custos Custo Total = Custo Fixo + Custo Variável Custo fixo = custos que não variam em função da quantidade produzida, p. ex.: aluguel, iptu, etc. Custo variável = custos que variam em função da quantidade produzida, p. ex.: mão de obra direta, matéria prima, etc.

Fatores Externos Natureza de Mercado Concorrência pura É o mercado onde tem um grande número de empresas e de compradores para uma mercadoria uniforme, onde a empresa isoladamente, não afeta o nível da oferta (quantidade de produtos), nem o preço de equilíbrio daqueles que representam a demanda ou procura, p. ex. a soja.

Fatores Externos Natureza de Mercado Concorrência monopolista As empresas influenciam a procura e os preços por vários meios (diferenciação de produtos, publicidade, localização, etc). Quanto maior a diferenciação do produto mais a empresa pode controlar o preço (maior é a faixa de preço).

Fatores Externos Natureza de Mercado Concorrência oligopolista (oferta controlada) É o mercado com número reduzido de empresas onde cada um considera os comportamentos e as reações (preços e estratégias) dos concorrentes quando toma as suas decisões. Monopólio Puro É vendedor único (cuidado para não atrair concorrentes, risco de regulamentação, etc).

Fatores Externos Demanda de Mercado A curva de demanda mostra as quantidades que o mercado comprará em dado período de tempo em função dos diferentes preços praticados. Quando a demanda altera pouco com pequena modificação de preço chamamos de inelástica e quando a mudança dos volumes é significativa dizemos que é elástica.

A influencia do preço de venda é menor Influência do Preço A influencia do preço de venda é menor quando o produto: tem diferenciais; não tem substitutos; é de difícil comparação; ou tem baixa relação percentual entre seu preço e a renda de quem o consome.

Fatores Externos Demanda Elástica de Mercado Quando a demanda é elástica pode se considerar a estratégia de redução de preço, para obter uma receita total maior, desde que os custos extras de produzir e vender “mais”, não ultrapasse o valor adicionado nas vendas.

Fatores Externos Demanda Elástica de Mercado Empresas evitam adotar preços que transformem seus produtos em commodities. O segredo do melhor desempenho está em diferenciar (acrescer atributos).

Determinação de Preços Baseada em Custos (o antigo) Baseada em Valor (o novo) Produto Custos Preço Valor Clientes Clientes Valor Preço Custos Produto

Análise do Ponto de Equilíbrio Ponto onde a receita total é igual ao custo total.

Quantidade no Ponto de Equilíbrio De receita total igual ao custo total vem: Q = Custo Fixo Total Preço Venda Unit – Custo Variável Unit Onde Q é a quantidade no ponto de equilíbrio

Quantidades e Lucros X Preços Venda Preço Venda Unitário Quantidade no Ponto Equilíbrio X 1000 Demanda em Função do Preço de Venda Receitas Totais Custos Totais Lucro X1000 14 71 16 67 18 60 20 42 22 23 Fonte: Kotler Notas: Custo Fixo Total é $300000, e Custo Variável Unitário é $10

Quantidades e Lucros X Preços Venda Preço Venda Unitário Quantidade no Ponto Equilíbrio X 1000 Demanda em Função do Preço de Venda Receitas Totais Custos Totais Lucro X1000 14 75 71 994 1.010 -16 16 50 67 1.072 970 102 18 37.5 60 1.080 900 180 20 30 42 840 720 120 22 25 23 506 530 -24 Fonte: Kotler Notas: Custo Fixo Total $300000 e Custo Variável Unitário $10

Preço Baseado no Valor A definição do preço ideal se inicia no claro entendimento do valor que um produto agrega ao consumidor. O Preço de Venda e o Preço de Custo de um produto são definidos antes do desenvolvimento do projeto, em conjunto com as demais variáveis do mix de marketing.

Preço Concorrência O público-alvo julgará o valor do seu produto em produtos similares da concorrência. Os custos e valor de um produto devem ser melhores que os dos concorrentes, para operar com vantagem dupla em relação à eles.

Preço Concorrência Se o público-alvo identifica um valor superior, o produto poderá ter um preço superior (brilhante!!!). Se os concorrentes forem de pequeno porte, você pode praticar preços inferiores para tirá-los do mercado (será????). Se forem grandes com preços inferiores, você deverá agregar valor ao seu produto e atender um nicho não atendido (por que não?).

Outros Fatores do Ambiente Recessão, inflação, taxa de juros, influem diretamente nos custos e portanto precisam ser consideradas.

O QUE APRENDEMOS ATÉ AQUI?

8.1. Qual o conceito de preço? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 8.2. Quais objetivos de marketing podem nortear as empresas na fixação de seus preços? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.3. Descreva o mercado onde a concorrência é chamada de “pura”. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 8.4. Descreva o mercado onde a concorrência é chamada de “monopolista”. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.5. Descreva o mercado onde a concorrência é chamada de “oligopolista”. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 8.6. Explique o que é demanda elástica e inelástica. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.7. Quando os preços de um produto têm baixa influencia sobre o cliente? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 8.8. O “ponto de equilíbrio” separa quais áreas de performance de uma empresa? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.9. Explique o que é a definição de “preço baseado em valor”. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 8.10. Quando o preço de um produto pode ser superior ao dos similares no mercado? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________