OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL

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Transcrição da apresentação:

OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO ESCOLAR 14 E 15 DE AGOSTO DE 2014 BRASÍLIA - DF Ministério da Educação Secretaria de educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional Profa. Dra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde

Aportes legais e normativos Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 É sempre bom lembrar... Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

Aportes legais e normativos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9394/96 ARTIGOS SOBRE GESTÃO DA ESCOLA Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

Aportes legais e normativos Plano Nacional de Educação LEI Nº 13005/2014 META 19 assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. ESTRATÉGIAS 19.1) priorizar o repasse de transferências voluntárias da União na área da educação para os entes federados que tenham aprovado legislação específica que regulamente a matéria na área de sua abrangência, respeitando-se a legislação nacional, e que considere, conjuntamente, para a nomeação dos diretores e diretoras de escola, critérios técnicos de mérito e desempenho, bem como a participação da comunidade escolar; 19.2) ampliar os programas de apoio e formação aos (às) conselheiros (as) dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb, dos conselhos de alimentação escolar, dos conselhos regionais e de outros e aos (às) representantes educacionais em demais conselhos de acompanhamento de políticas públicas, garantindo a esses colegiados recursos financeiros, espaço físico adequado, equipamentos e meios de transporte para visitas à rede escolar, com vistas ao bom desempenho de suas funções;

ESTRATÉGIAS 19.3) incentivar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a constituírem Fóruns Permanentes de Educação, com o intuito de coordenar as conferências municipais, estaduais e distrital bem como efetuar o acompanhamento da execução deste PNE e dos seus planos de educação; 19.4) estimular, em todas as redes de educação básica, a constituição e o fortalecimento de grêmios estudantis e associações de pais, assegurando-se-lhes, inclusive, espaços adequados e condições de funcionamento nas escolas e fomentando a sua articulação orgânica com os conselhos escolares, por meio das respectivas representações; 19.5) estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional, inclusive por meio de programas de formação de conselheiros, assegurando-se condições de funcionamento autônomo; 19.6) estimular a participação e a consulta de profissionais da educação, alunos (as) e seus familiares na formulação dos projetos político-pedagógicos, currículos escolares, planos de gestão escolar e regimentos escolares, assegurando a participação dos pais na avaliação de docentes e gestores escolares; 19.7) favorecer processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira nos estabelecimentos de ensino; 19.8) desenvolver programas de formação de diretores e gestores escolares, bem como aplicar prova nacional específica, a fim de subsidiar a definição de critérios objetivos para o provimento dos cargos, cujos resultados possam ser utilizados por adesão.

EIXOS DE TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR FAMÍLIA ESTADO GESTÃO ORGANIZAÇÃO PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPOSTA CURRICULAR ESCOLA PESSOAS VALORIZAÇÃO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS TECNOLOGIAS SOCIEDADE COMUNIDADE

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR - FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA - DEMOCRATIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR - VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - EXECUÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO - AVALIAÇÃO DA ESCOLA

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MEC CATÁLOGO DOS CURSOS 2014 / 2015 TEMÁTICAS PROGRAMAS E CURSOS Gestão Escolar Escola de Gestores - gestores escolares - novo curso básico a partir do Progestão Escola de Gestores - gestores escolares - Especialização – já aprovados Escola de Gestores - coordenadores pedagógicos – Especialização Programa de apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime – Especialização Programa de apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime – Extensão Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – para formadores - Extensão Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – para conselheiros escolares – Extensão Programa de apoio aos Conselhos Municipais de Educação – Extensão