Redemocratização Expectativa, decepção e participação popular na Assembleia Constituinte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Direitos Fundamentais e o Supremo Tribunal Federal
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
Título do Trabalho (Arial 54)
O modelo morfossintático -
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
AS CLASSES TRABALHADORAS RURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
MACS Análise, representação e redução de dados..
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Avaliação Educacional
Apresentam: 2008 CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE Grito da Terra B r a s i l.
Curso Direito à Memória e à Verdade
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Questão Fundiária em Terras Quilombolas no Brasil.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Sistemas Especialistas
Metodologia de Pesquisa
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Gêneros textuais diversos
Gêneros textuais diversos
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Curso sobre Revista.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
POLÍTICA EDUCATIVA EM PORTUGAL António Teodoro 6. Lei de Bases: da normalização à reforma educativa 6. Lei de Bases: da normalização à reforma educativa.
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 30/7/ :41 1.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Direito Constitucional I
Daniela Santana João Rodrigues Braga
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Educação e psicologia.
Aula 01 - A ciência geográfica
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
ABORDAGEM DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
Constituição Federal 1988 Alunos:
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
A posse da terra. Considerações 18,3 milhões de pessoas são empregadas pela agricultura. Cerca de 20% da PEA. Características comuns no campo, a subnutrição.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Dir. Constitucional I Prof. Fernanda Borges Roteiro/Aula.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Redemocratização Expectativa, decepção e participação popular na Assembleia Constituinte.

2 Constituição de 1988

3 Constituição de 1988 Demarcação de terras para indígenas e remanescentes de quilombolas ECA FUNAI Voto do analfabeto Racismo e tortura são crimes inafiançáveis Remédios constitucionais: Habeas Corpus, Habeas Data, Ação Popular e mandato de segurança. Reforma agrária – latifúndios improdutivos +/- 60 emendas

Ziraldo, 20 anos de prontidão

Documentos selecionados Documento I – discurso de Ulysses Guimarães em ocasião da morte de Tancredo Neves (abril/1985) Documento II e III – trechos da carta de Manoel Vital Dias (popular) sugerindo diversos temas para a Assembleia Constituinte Documento IV - Sugestões de Nabuco sobre a questão da Imprensa para a Assembleia Constituinte Documento V – carta ADESG sobre o papel da mulher ao longo da História brasileira, sugerindo temas para a Assembleia Constituinte

Proposta pedagógica Dividir a turma em 5 grupos, cada grupo com um documento. Cada grupo deverá ler o documento, debater e responder ao “roteiro” proposto. Apresentação das fontes (já problematizadas com ajuda do roteiro) para o restante da turma. Com todos, o professor deverá levantar questões atuais sobre o tema de cada documento.

ROTEIROS

Documento I Quem é autor do documento? Qual era a sua função na época em que o documento foi escrito? Qual era a relação do autor com Tancredo Neves? Podemos classificar esse documento como oficial? Justifique. “A fatalidade decretou que o eleito não governasse o seu povo”. Explique essa frase. Qual era a relação do autor com a Assembleia Constituinte citada? Qual sentimento você diria que o autor expressa ao longo do discurso: sofrimento? Felicidade? Esperança? Justifique.

Documento II Preservação do Meio Ambiente É necessário que haja proibição de derrubadas ou devastação nos campos onde se encontram árvores silvestres produtores de frutas alimentícias. As frutas das árvores silvestres ajudam muitíssimo na alimentação do povo brasileiro, assim como ajudaram no tempo da colonização do Brasil. O meio ambiente, a natureza deve ser estudada e traçada pelo cientistas de maneira que ela permaneça vigorando efetivamente para sempre Manuel Vital Dias

Questões Quem é autor do documento? Existe data? Qual a intenção do autor? Sobre a preservação do ambiente você concorda com o autor? De acordo com sua opinião a solução proposta pelo autor é fácil ou difícil de executar?

Documento III Reforma Agrária A reforma agrária é um assunto dos problemas nacionais simplesmente capaz de ser resolvido. A reforma agrária pode ser uma lei que permita qualquer agricultor em caso de urgência permita qualquer agricultor em carência ou crise econômica , fazer plantio na propriedade de outro, uma vez que tenha terras sobrando; isto sem perturbar a documentação original do lugar. O trabalho do agricultor particular pode ser periódica e anual. Em outras circunstâncias o proprietário aceitará outros agricultores particulares que ainda não tenham trabalhado em sua propriedade.

Questões Quem é autor do documento? Qual a data? Qual a intenção do autor? Sobre a reforma agrária você concorda com a solução proposta pelo autor, fácil ou difícil de executar? Sobre o autor fica claro sua profissão, classe social, idade? A agricultura uma das principais atividades do Brasil, pode ser resolvida conforme o autor propõe?

Questões (documento IV) Qual é a data do documento? Qual é o autor? A pedido de quem ele é escrito? Que temática trata o documento em questão? Como o autor classifica a imprensa? Segundo a fonte, indique se o autor concorda com a Lei 5,250/67? Transcreva frases que justifiquem a sua resposta.

Documento V -Quem é o autor do documento? Qual é a sua data? Caracterize os membros desta associação. Esta documento foi feito por membros do governo? Qual era a situação da mulher nas outras Constituições brasileiras? Quais propostas de mudança este documento propõe? Como a Constituição de 1988 efetivamente tratou do assunto de gênero? Você considera este tratamento progressista ou conservador? Justifique