LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos

ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

Relato de Viagem com Descrição
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
MPU -Prova Discursiva-
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
Redação nos vestibulares
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Produção Textual Profª.: Maria Anna
O peso da redação no CV UFRGS
Crônica com Descrição Profª Natália.
Relato de Viagem com Descrição
Relato Pessoal com Descrição
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
DISSERTAÇÃO.
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tipologia textual O texto descritivo.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
INTRODUÇÃO À LITERATURA BRASILEIRA
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
CONCURSO BANCO DO BRASIL
R EDAÇÃO. D ESENVOLVENDO UMA REDAÇÃO Ter domínio do idioma; Conhecer o assunto a ser tratado; Seleção das informações; Organização das informações.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Estrutura do documento:
A Comunicação Escrita.
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
Texto Dissertativo Argumentativo
Universidade Castelo Branco - UCB
Desafio Pré-vestibular
Prof. Benedito Salazar Sousa
Dissertação e Critérios de Correção
Metodologia Científica
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
PROVA BRASIL 2015.
Como redigir um bom texto?
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
NOVA CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM. APRESENTAÇÃO Caro participante, Você está se preparando para realizar o Enem 2012, constituído de quatro provas objetivas.
DESCRIÇÃO.
SENAC/SE CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS PROFESSOR DR. ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS COSTA  Conceito de texto;  Língua falada e língua escrita; 
A NARRAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL JURÍDICO Narrar os fatos importantes do caso concreto, tendo em vista que o reconhecimento de um direito passa pela.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA

APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS

1 . COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 1.1. OS TIPOS DE TEXTOS: DESCRIÇÃO: descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

DESCRIÇÃO DENOTATIVA: QUANDO A LINGUAGEM REPRESENTATIVA DO OBJETO É OBJETIVA, DIRETA SEM METÁFORAS OU OUTRAS FIGURAS LITERÁRIAS, OU SEJA, AS PALAVRAS SÃO UTILIZADAS NO SENTIDO REAL, ÚNICO DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO. EXEMPLO: SAÍMOS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ÀS 14 HORAS COM DESTINO AO AGRESTE DE PERNAMBUCO. À ESQUERDA FICA A REITORIA E ALGUNS PONTOS COMERCIAIS...

DESCRIÇÃO CONOTATIVA: Em tal descrição as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência. Exemplo: João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas Do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.

NARRAÇÃO: Narrar é falar sobre fatos. É contar NARRAÇÃO: Narrar é falar sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos. A narração difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática. DISSERTAÇÃO: Dissertar é expor ideias a respeito de um determinado assunto, discutindo pontos de vista,

analisando os aspectos, apresentando provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista defendido por quem faz o texto. Crítica é o suporte essencial para quem faz uma dissertação. É em função da capacidade crítica que se questionam pontos da realidade social, histórica e psicológica do mundo e dos semelhantes.

2. TIPOLOGIA TEXTUAL A Redação tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir texto (observando o mínimo e máximo de linhas permitidas), legível, caracterizado pela coerência e coesão, com base em um tema formulado pela banca examinadora.

3. ORTOGRAFIA OFICIAL 4 . ACENTUAÇÃO GRÁFICA; 5 . EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS 6 . EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DA CRASE 7 . SINTAXE DA ORAÇÃO E DO PERÍODO

8 . PONTUAÇÃO 9 . CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL 10 . REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL 11 . SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS 12 . REDAÇÃO OFICIAL