Metabolismo Nutricional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.
Advertisements

CRESCIMENTO E METABOLISMO BACTERIANO
Bioprocessos Aula 2.
Ciclos biogeoquímicos
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ALUNOS: GERCILIO MARENILZA CANDISSE DIRCE Cida
Pirâmide Alimentar.
BIOLOGIA PROFESSOR: PANTHERA
OS FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO DE MONOGÁSTRICOS
Prof. Tereza Cristina Blasi
Ciclos Biogeoquímicos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Elementos nutrientes essenciais
Metabolismo microbiano
Metabolismo Microbiano
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Funções dos Macro e Micro Nutrientes
VITAMINAS E MINERAIS Frutas, os legumes e as verduras são especialmente ricos em várias vitaminas e minerais; substâncias orgânicas de composição química.
Composição molecular da célula
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS.
Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS
Alimentos e Nutrientes
Elementos Químicos no Corpo Humano
Fontes Nutricionais para o crescimento dos Microrganismos
Bioenergética estuda a transferência,conversão e utilização da energia em sistemas biológicos exemplos: conversão de moléculas dos nutrientes em outras.
nutrição e crescimento
BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS VIVOS
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
TRANSPORTE DE MEMBRANA
Fundamentos Químicos da Vida
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Disciplina de Biologia Professora Viviane
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
A Composição química dos seres vivos
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Sequencia de aminoácidos
Composição química da célula
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Carboidratos.
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Microbiologia aplicada ao tratamento de águas residuárias
Aula 9. Vitaminas e Minerais:
Metabolismo Energético
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
Ciclos Biogeoquímicos
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
MOLÉCULAS INORGÂNICAS
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
8.7 Elementos químicos no corpo humano. 8.7 Elementos químicos no corpo humano.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Características dos Seres Vivos
Características gerais dos seres vivos
Introdução ao Metabolismo Prof. Helber Barcellos.
A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;
CRESCIMENTO MICROBIANO
A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;
PROTEÍNAS.
As substâncias químicas dos seres vivos
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
Citologia Prof. Fábio Duarte.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Transcrição da apresentação:

Metabolismo Nutricional

Metabolismo anabolismo catabolismo Produtos metabólicos Nutrientes Fonte de energia Componentes celulares Energia Energia mecânica

Metabolismo

Tipos de Nutrição Categorias Nutricionais Fontes de Energia Moleculas Orgânicas >==> ORGANOTRÒFICOS Moléculas Inorgânicas >==> LITOTROFICAS LUZ >==> FOTOTRÓFICA

Processos de transporte através da membrana Proteínas transportadoras na membrana permitem que a célula capte compostos que naturalmente não penetrariam na célula (natureza semi-permeável da membrana). Três classes: uniportadoras, simportadoras e antiportadoras. Uniportadoras - transportam uma única substância de um lado para outro da membrana. cotransportadoras, uma vez que para transportar uma substância qualquer, necessitam transportar outra, concomitantemente. Simportadoras - carreiam ambos os compostos em uma mesma direção. Antiportadoras o transporte se dá em direções opostas. Uma das principais características do processo de transporte mediado por proteínas reside na sua elevada especificidade. Determinados transportadores carreiam apenas um único tipo de molécula, embora a maioria apresente afinidade por uma classe de moléculas

Transporte Ativo

Bactérias e fungos nutrição ocorre predominantemente por absorção, uma vez que a grande maioria destes organismos possui uma espessa parede celular, impossibilitando a realização de fagocitose.

Composição química da célula procariótica Compostas essencialmente por macromoléculas (proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos e lipídeos) e uma menor quantidade de outros compostos orgânicos e inorgânicos. Íons e água. 90% de água, 10% de macromoléculas e o restante pelos demais componentes.

NUTRIENTES substâncias encontradas no ambiente, que participam do anabolismo e catabolismo celular: macronutrientes, que são necessários em grandes quantidades. micronutrientes, necessários em pequenas quantidades. Biossíntese das moléculas, fontes de energia para os processos biossintéticos e de manutenção dos organismos. Diferentes nutrientes podem apresentar os dois papéis.

Principais Macronutrientes Carbono: base de todas as moléculas orgânicas. Procariotos, a maioria requer algum tipo de composto orgânico como fonte de carbono (aminoácidos, ácidos orgânicos, açúcares, bases nitrogenadas, etc). Nitrogênio: segundo elemento mais abundante: proteínas, ácidos nucléicos. Sob a forma de compostos orgânicos ou inorgânicos, ambas prontamente utilizadas por um grande número de procariotos a partir da degradação de proteínas e ácidos nucléicos, de amônia e nitrato. Em grandes concentrações na atmosfera, este não é amplamente utilizado, exceto por aqueles organismos denominados fixadores de N2. Hidrogênio: em proteínas, açúcares e demais moléculas orgânicas. Fósforo: orgânico (ácidos nucléicos) ou inorgânico (fosfatos), importante na composição de ácidos nucléicos e fosfolipídeos. Em sua maioria, os microrganismos utilizam o fósforo sob a forma de compostos inorgânicos.

Enxofre: aminoácidos como cisteína e metionina, presente em várias vitaminas (tiamina, biotina). O enxofre sofre uma série de transformações naturais, exclusivamente realizadas por microrganismos. A principal fonte de enxofre para os microrganismos corresponde aos sulfatos inorgânicos ou H2S. Potássio: necessário para todos os microrganismos, devido ao seu papel ativador de várias enzimas, tais como aquelas envolvidas na tradução. Magnésio: necessário geralmente em grandes quantidades, uma vez que tem papel na estabilização de ribossomos, membranas e ácidos nucléicos, sendo também importante para o funcionamento de diferentes enzimas, especialmente aquelas envolvidas na transferência de fosfato. Cálcio; Sódio; Ferro;

Principais Micronutrientes Embora necessários em pequenas quantidades, têm papel tão importante quanto os macronutrientes. Cobalto: necessário para a formação da vitamina B12. Zinco: tem papel estrutural em várias enzimas (DNA e RNA polimerases) e outras proteínas de ligação ao DNA. Molibdênio: presente em certas enzimas como a nitrato redutase assimilativa. Cobre: importante para enzimas respiratórias. Manganês: ativador de muitas enzimas. Níquel: presente em hidrogenases.

FATORES DE CRESCIMENTO compostos orgânicos específicos, necessários em quantidades muito pequenas devido à incapacidade das células os sintetizarem: Vitaminas; Aminoácidos; Purinas e pirimidinas Fornecidos como componentes dos meios de cultura (peptonas, extrato de levedura) utilizados para o crescimento in vitro dos microrganismos. Algumas das funções desempenhadas pelas principais vitaminas requeridas pelos microrganismos: biotina - Biossíntese de ácidos graxos, b-decarboxilações, fixação de CO2; tiamina (B1) - a-decarboxilações e transcetolase piridoxina (B6) - transformações de aminoácidos e ceto ácidos cobalamina (B12) - redução e transferência de fragmentos únicos de carbono, síntese de desoxirribose.

Meio de Cultura Deve conter uma fonte de C, N, P e S e micronutientes. Pode ser sólido ou líquido. Possuem composição variada dependendo do uso. Tipos de Meios: Sintético ou de Composição Definida: Todos os componentes são conhecidos. Meio Complexo: Composição não é totalmente conhecida: Geralmente usa rejeitos de industria processados. Peptona, Extrato de levedura, etc. Meio Seletivo: Favorece o crescimento de um organismo específico. Meio Diferencial: Permite a diferenciação entre grupos de bactérias.

Fatores Físico- Químicos Temperatura pH Atmosfera Luz

Crescimento

CURVA PADRÃO DE CRESCIMENTO Lag Log Estacionária Declínio ou morte

Aplicações Dosagens microbiológicas Quimiostatos

Metabolismo anabolismo catabolismo Produtos metabólicos Nutrientes Fonte de energia Componentes celulares Energia Energia mecânica