Es Vocacional de 3º ciclo do ensino básico

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Matemática A – 12º ano 2016/2017 Prof. António Paralta.
Transcrição da apresentação:

Es Vocacional de 3º ciclo do ensino básico Matemática Vocacional de 3º ciclo do ensino básico 2014/2015 Prof. António Paralta 2013/2014 Prof António Paralta

Livros escolares Podes consultar qualquer livro do 3º ciclo. O professor fornecerá apontamentos ao longo do ano letivo. 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Carga horária Disciplina anual (110 horas) de componente de formação sociocultural com carga horária semanal distribuída por 2 (blocos) aulas de 90 minutos e 1 aula de 45 minutos, num total de cinco tempos de 45 minutos. 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Alunos: Respeitar as instruções dos professores e pessoal não docente; Respeitar as regras do código de conduta; Respeitar as instruções dos professores e pessoal não docente; Respeitar os colegas; Estar com interesse nas aulas; Promover um bom clima de trabalho e estudo; Esforçar-se para atingir níveis de excelência; Preservar os espaços e os equipamentos. 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Exemplos de Calculadora gráfica Casio FX – CG 20 Texas TI - Nspire 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Pré – Requisitos / Avaliação Diagnostica:   Conhecimentos sobre ângulos ao centro e inscritos, arcos e cordas. Teste diagnóstico – 18 / 09 /2014 (quinta-feira). (número inteiro, divisores comuns, razão entre números, área do quadrado, proporção, percentagem, poliedro, sólidos, triângulo, amplitudes dos ângulos internos de um triângulo, média das idades, …) 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Planificação Anual 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Planificação Anual 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Planificação Anual 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Planificação Anual 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Objetivos a atingir na Geometria intuitiva: identificar as vantagens e reconhecer a importância do uso de figuras envolvendo o círculo na resolução de problemas que envolvam comprimentos, áreas ou volumes de certas figuras planas e certos sólidos; mobilizar resultados matemáticos básicos necessários apropriados para simplificar o trabalho na resolução de problemas e atividades de investigação; conjeturar e reconhecer relações entre elementos no círculo, em círculos iguais ou diferentes, bem como entre respetivos comprimentos de arcos e de cordas, amplitudes de ângulos (e arcos); realizar construções como solução de problemas de geometria ou em contextos da vida quotidiana ou de outras disciplinas de saber e interpretação da realidade; construir modelos ou maquetas para problemas que dependam de círculos e polígonos (inscritíveis), realizando todos os cálculos necessários para dar resposta a uma encomenda de um objeto escultórico, embalagem ou de outro tipo; comunicar, oralmente e por escrito, aspetos dos processos de trabalho e crítica dos resultados. 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

2. Referência a sólidos de revolução Conteúdos do Módulo :   O círculo: perímetro e área. Ângulos ao centro e rotações. Amplitudes e comprimentos. 2. Referência a sólidos de revolução 3. Ângulos inscritos. Polígonos inscritíveis. 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta

Modalidades e Instrumentos de Avaliação:   Para além da avaliação contínua que ajudará o aluno a manter-se informado do seu progresso e das necessidades de ajustamento, e ajudará o professor a adequar as suas propostas de trabalho, estão previstas duas horas para avaliação sumativa final (teste escrito). 2014 / 2015 Vocacional - Prof. António Paralta