Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia

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Transcrição da apresentação:

Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia

Microeconomia A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Assim, enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando varáveis globais como consumo agregado,renda nacional e investimentos globais, análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços ( por exemplo, soja, automóveis) e de fatores de produção (salários ,aluguéis, lucros) em mercados específicos . A teoria microeconômica não deve ser confundida com economia de empresas, pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

Macroeconomia A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio

A Microeconomia Microeconomia (Teoria de Preços) – estuda o comportamento das famílias e (Consumidores)7 das empresas e (Firmas) os mercados (Mercados específicos) nos quais operam. - Preocupa-se mais com uma Análise parcial.

dos fatores de produção Fundamentos de Microeconomia Microeconomia analisa a formação de preços no mercado. Os preços formam-se com base em dois mercados: mercado de bens e serviços preços dos bens e serviços mercado dos serviços dos fatores de produção salários, juros, aluguéis e lucros Remuneração

A hipótese Ceteris Paribus Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante ( em latim, coeteris paribus) . O foco de estudo é dirigido apenas aquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito, ou que não interfiram de maneira absoluta. Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos -consumidores e produtores – nesse particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.

Ceteris Paribus Independente Preço sobre a procura de determinado bem Analisar um mercado isoladamente Supor todos os demais mercados constantes - O mercado em estudo não afeta e não é afetado pelos demais. - Verifica o efeito de variáveis isoladas, independente- mente dos efeitos de outras variáveis. Ex.: Preço sobre a procura de determinado bem Independente Outras variáveis: renda do consumidor, gostos, preferências, etc.

Objetivos da empresa A análise tradicional supõe o princípio da racionalidade, segundo o qual o empresário sempre busca a maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recursos de que dispõe.

Para as empresas, Análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: Política de preços da empresa; Previsões de demanda e faturamento; Previsões de custos de produção; Decisões ótimas de produção( escolha da melhor alternativa de produção, isto é, da melhor combinação de fatores de produção, e do tamanho ( escala) ótimo de operação) ; Avaliação e elaboração de projetos de investimentos( análise custo-benefício da compra de equipamentos, ampliação da empresa); Política de propaganda e publicidade ( como as preferências dos consumidores podem afetar a procura do produto) ; Localização da empresa ( se a empresa dever situar-se próximo ao centros consumidores ou aos centros fornecedores de insumos); Diferenciação de mercados( possibilidade de preços diferenciados, em diferentes mercados consumidores do mesmo político).

Avaliação de projetos de investimentos públicos; Em relação à política econômica, a teoria microeconômica pode contribuir na análise e tomada de decisões das seguintes questões: Avaliação de projetos de investimentos públicos; Efeitos de impostos sobre mercados específicos; Política de subsídios ( nos preços de produtos como trigo e leite, ou na compra de insumos como máquinas, fertilizantes); Fixação de preços mínimos na agricultura; Fixação do salário mínimo; Controle de preços; Política salarial; Política de preços e tarifas públicas ( água, luz e outras) ; Fixação de tarifas alfandegárias; Leis antitruste (defesa da concorrência).

Divisão do estudo microeconômico Análise da demanda ou procura de uma mercadoria ou serviço. Análise da oferta de um bem ou serviço.

Continuidade Análise das estruturas de mercado: Na análise das estruturas de mercado, avaliam-se os efeitos da oferta e da demanda, tanto no mercado de bens e serviços como no mercado de fatores de produção . As estruturas do mercado de bens e serviços são: Concorrência perfeita; Concorrência imperfeita ou monopolística; Monopólio; Oligopólio.

Continuidade.... A análise do equilíbrio geral leva em conta as inter-relações entre todos os mercados, diferentemente da análise de equilíbrio parcial, que analisa um mercado isoladamente, sem considerar suas inter-relações com os demais. Imperfeições (“falhas “) de mercado: Na análise das imperfeições de mercado, estudam-se situações nas quais o mercado isoladamente não promove perfeita alocação de recursos.