Igor Steinmacher, MSc. Java!!!!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação II Licenciatura de Ciências da Computação Padoca Calado
Advertisements

Programação orientada a objetos
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Estruturas de Repetição
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Capítulo 1 Introdução.
Introdução a Linguagem Java
Programação para Engenharia I
PRDS - Programa de Residência em Desenvolvimento de Software Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio Carlos Lucena
Polimorfismo e Acoplamento Dinâmico
Introdução a conceitos e a prática de programação
Rebeca Schroeder Linguagem Java Rebeca Schroeder
Alexandre Parra Site: Linguagem Java Alexandre Parra Site:
Capítulo 13 Pacotes. 2 Capítulo 13 – Pacotes Pacotes Pacote Cláusula package Cláusula import Executando uma classe de pacote Modificadores de acesso.
Capítulo 1 Conceitos Gerais.
Introdução a Linguagem JAVA
Introdução a Programação Orientada a Objetos
O Portal do Estudante de Computação
Linguagem técnica de programação I Java i
Linguagem de Programação JAVA
JAVA: Conceitos Iniciais
Unidade I: “Dê um mergulho rápido”
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Aspectos
Linguagem de Programação JAVA
Cristiano Soares Rafael di Lego Roberto Nemirovsky Thiago Nascimento
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.
Programação I Laboratório I
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
3. Introdução à Linguagem C
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira.
Programação Orientada a Objetos - Java
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
Introdução Teste Unitário com JUnit
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++
Aula Prática 3 Monitoria IP/CC (~if669). Relembrando Padronização Comentários Identação Significado em nomes de variáveis Depuração de Erros.
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Java Básico Instrutor: Davi Pires
Linguagens de Programação II
JAVA Sintaxe.
Capítulo 9 Arquivos JAR.
Introdução JAVA Faculdade Mauricio de Nassau
Conceitos Básicos e Manipulação de Objetos
Fundamentos de linguagens de programação
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa.
O que é Java? Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal. Roteiro  Introdução  Java  Máquina Virtual  Versões  JVM, JRE, JDK  Onde usar e Objetivos  Compilando.
Linguagem técnica de programação I Java
Programação em Java Prof. Edvan Chaves.
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
Introdução a linguagem de Programação Java. Linguagens de Programação Linguagens de máquina(muito difíceis de usar e compreender) – Comanda ações do computador.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Eclipse Hello World.
Programação Orientada a Objetos
Igor Steinmacher, MSc. EA31B - Computação I Engenharia Ambiental.
Engenharia de Requisitos Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Agosto de 2012.
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EDELI MANTOVANI ENSINO MÉDIO INTEGRADO Á EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO.
Prof. Cristian Rodrigo Dalcico. Linguagem de Programação Java Aula 1.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques
Java Básico Lab Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Introdução à plataforma Java. 2 A tecnologia Java Java: linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento Criada pela Sun Microsystems Apoiada.
Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 2 Prof. Gustavo Wagner Slides Originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 02 Introdução ao Java Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes.
Conhecendo o Ambiente de Programação Java Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico  Centro de Informática,
Transcrição da apresentação:

Igor Steinmacher, MSc. Java!!!!

Igor Steinmacher Agenda Conceitos Funcionamento Ambiente de programação Estrutura de um módulo (Classe) Exemplo de programa Exercícios

Igor Steinmacher Introdução Criada em 1991 por James Gosling, na Sun Microsystems Criada para softwares embarcados em eletrodomésticos Linguagem de programação orientada a objetos Ambiente de desenvolvimento (JDK) Ambiente de execução Java Runtime Environment (JRE).

Igor Steinmacher Introdução Java é: – Simples – Orientada a objetos – Robusta – Segura – Portável

Igor Steinmacher Como funciona isso? Escrevemos na linguagem Java Criamos um código que é entendido por um interpretador (JVM) “Rodamos” o código e a JVM “interpreta” para a máquina

Igor Steinmacher E como funciona?????? JRE e JDK – JRE: O Java Runtime Environment contém tudo aquilo que um usuário comum precisa para executar uma aplicação Java (JVM e bibliotecas), como o próprio nome diz é o “Ambiente de execução Java”; – JDK: O Java Development Kit é composto pelo JRE e um conjunto de ferramentas úteis ao desenvolvedor Java.

Igor Steinmacher E como faço? E como escrevo? Estrutura de um projeto Java:

Igor Steinmacher Ufa! Um código Tudo o que aparece entre /* */ ou após // é comentários e não faz parte do algoritmo public class Teste //identificação da classe (módulo) { /* INÍCIO da classe (módulo) Teste */ public static void main(String[] args) { // tudo o que aparece aqui abaixo é a execução System.out.println("Curso Java Iniciante!!"); } // aqui é onde termina o fluxo de execução } /* FIM da classe (módulo) Teste */

Igor Steinmacher E como fazer Utilizaremos um software chamado Eclipse que nos permite editar, testar e executar programas Java Vamos a um breve tutorial de como utilizá-lo – NA FERRAMENTA – Abram: Aplicativos → Desenvolvimento → Eclipse

Igor Steinmacher Exercícios 1.Crie uma classe que imprima o seguinte texto “Terminei o módulo 3 com um programa Java!”. 2.Compile e execute a classe desenvolvida no exercício anterior. 3.Comente o trecho de código responsável pela execução da impressão, compile e execute. 4.Mude o nome do método “main” para “start”, compile e execute. O que aconteceu? 5.Mude novamente o nome do método “main”, agora para “#main”, compile e execute. O que aconteceu?