Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Capítulo 2 Demonstrações financeiras e sua análise
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial
Análise das Demonstrações Contábeis
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
Administração Financeira e Orçamentária – Administração Capital Giro
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANALISE DE BALANÇOS.
Departamento Jurídico-Financeiro
Departamento Jurídico-Financeiro
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 06.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Demonstrações Contábeis
Análise Fundamentalista
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Demonstrações Financeiras e sua Análise
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Análise do fluxo de caixa da empresa
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
1-Demonstrativos contábeis básicos
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Avaliação Econômico Financeiro de empresas.
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
Avaliação das Demonstrações Contábeis
TEORIA DA CONTABILIDADE
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.
CURSO: DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise das Demonstrações Contábeis
Análise das Demonstrações Contábeis
Aula 01.
Integração das Demonstrações
Política Financeira da Organização.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 1.
Administração Financeira e Orçamentária I
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Análise das Demonstrações Contábeis
Demonstrações financeiras
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
Transcrição da apresentação:

Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial. Professora Suzana Habitzreuter Muller

A avaliação econômica e financeira traduz a essência de todo planejamento e controle em qualquer tipo de negócio. Não existe empresa bem sucedida e consolidada que não disponha de um sistema de avaliação de desempenho através de indicadores.

Todo empresário deve se preocupar com o acompanhamento do desempenho de seus negócios e saber se os produtos e serviços que está oferecendo, realmente, apresentam margens de contribuição adequadas ao tipo de negócio explorado.

Análise Financeira: A análise financeira, utiliza a informação contida nos demonstrativos financeiros ou contábeis da empresa. Essa análise dedica-se ao cálculo de índices, de forma a avaliar o desempenho passado e presente da empresa, seja por meio da comparação com “padrões do ramo” em que atua, seja pela análise de séries temporais.

Objetivos da análise financeira: É fornecer dados numéricos de dois ou mais exercícios, de maneira a contribuir com os acionistas, administradores, fornecedores, clientes, governo, instituições financeiras e investidores interessados na situação da empresa e instrumentá-los ou para tomar decisões.

Toda empresa precisa manter um volume de recursos em forma de disponibilidades, isto é, ter dinheiro em caixa ou em bancos. Mas deve também procurar fazer com que o dinheiro aplicado pelos sócios tenha um ótimo retorno, ou seja, resulte em bom lucro. E isso requer investimento.

No primeiro caso estamos falando de liquidez, pois toda empresa precisa ter um rendimento mínimo em caixa para saldar suas dívidas e atender ás necessidades financeiras do momento. E no segundo caso, estamos falando da comparação entre os valores investidos e o lucro obtido. Trata-se da rentabilidade.

Esse é o grande desafio da administração financeira: manter o equilíbrio entre a liquidez adequada e a rentabilidade satisfatória. Mas como a empresa pode conciliar liquidez e rentabilidade?

Estando atenta aos fatores que afetam sua capacidade de liquidez e de rentabilidade. E tais fatores estão representados na composição das fontes de recursos.

Fontes de recursos: As fontes de recursos representam as formas que a empresa tem para obter o dinheiro necessários a seu funcionamento. Elas podem ser obtidas através de recursos próprios, ou de terceiros.

Recursos Próprios: É o dinheiro aplicado pelos sócios para início das atividades da empresa (capital social); O dinheiro proveniente do lucro obtido e não distribuído aos acionistas (lucro retido); E o dinheiro guardado para fins específicos (reservas).

Algumas considerações: Sempre que puder, a empresa deve evitar o uso intensivo de seus próprios recursos, pois eles representam um desembolso a mais por parte do acionista e quase nunca são vistos como bom investimento. Por outro lado, às vezes, é melhor utilizar essa fonte de recursos do que assumir dívidas com terceiros, principalmente quando os juros são altos e acima das possibilidades de pagamento.

Recursos de terceiros: Os empréstimos, financiamentos e os créditos efetuados em bancos, instituições financeiras e junto aos fornecedores (compra de produtos ou materiais para pagamento futuro) são considerados recursos de terceiros.

Suzana Habitzreuter Muller suzanahm2013@gmail.com