Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial. Professora Suzana Habitzreuter Muller
A avaliação econômica e financeira traduz a essência de todo planejamento e controle em qualquer tipo de negócio. Não existe empresa bem sucedida e consolidada que não disponha de um sistema de avaliação de desempenho através de indicadores.
Todo empresário deve se preocupar com o acompanhamento do desempenho de seus negócios e saber se os produtos e serviços que está oferecendo, realmente, apresentam margens de contribuição adequadas ao tipo de negócio explorado.
Análise Financeira: A análise financeira, utiliza a informação contida nos demonstrativos financeiros ou contábeis da empresa. Essa análise dedica-se ao cálculo de índices, de forma a avaliar o desempenho passado e presente da empresa, seja por meio da comparação com “padrões do ramo” em que atua, seja pela análise de séries temporais.
Objetivos da análise financeira: É fornecer dados numéricos de dois ou mais exercícios, de maneira a contribuir com os acionistas, administradores, fornecedores, clientes, governo, instituições financeiras e investidores interessados na situação da empresa e instrumentá-los ou para tomar decisões.
Toda empresa precisa manter um volume de recursos em forma de disponibilidades, isto é, ter dinheiro em caixa ou em bancos. Mas deve também procurar fazer com que o dinheiro aplicado pelos sócios tenha um ótimo retorno, ou seja, resulte em bom lucro. E isso requer investimento.
No primeiro caso estamos falando de liquidez, pois toda empresa precisa ter um rendimento mínimo em caixa para saldar suas dívidas e atender ás necessidades financeiras do momento. E no segundo caso, estamos falando da comparação entre os valores investidos e o lucro obtido. Trata-se da rentabilidade.
Esse é o grande desafio da administração financeira: manter o equilíbrio entre a liquidez adequada e a rentabilidade satisfatória. Mas como a empresa pode conciliar liquidez e rentabilidade?
Estando atenta aos fatores que afetam sua capacidade de liquidez e de rentabilidade. E tais fatores estão representados na composição das fontes de recursos.
Fontes de recursos: As fontes de recursos representam as formas que a empresa tem para obter o dinheiro necessários a seu funcionamento. Elas podem ser obtidas através de recursos próprios, ou de terceiros.
Recursos Próprios: É o dinheiro aplicado pelos sócios para início das atividades da empresa (capital social); O dinheiro proveniente do lucro obtido e não distribuído aos acionistas (lucro retido); E o dinheiro guardado para fins específicos (reservas).
Algumas considerações: Sempre que puder, a empresa deve evitar o uso intensivo de seus próprios recursos, pois eles representam um desembolso a mais por parte do acionista e quase nunca são vistos como bom investimento. Por outro lado, às vezes, é melhor utilizar essa fonte de recursos do que assumir dívidas com terceiros, principalmente quando os juros são altos e acima das possibilidades de pagamento.
Recursos de terceiros: Os empréstimos, financiamentos e os créditos efetuados em bancos, instituições financeiras e junto aos fornecedores (compra de produtos ou materiais para pagamento futuro) são considerados recursos de terceiros.
Suzana Habitzreuter Muller suzanahm2013@gmail.com