Prof. Benedito Salazar Sousa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
REDAÇĂO NA UFMS 2009.
ENEM 2010 Profa. Lorhaine F. do Amaral
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
CARTA ARGUMENTATIVA.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
MPU -Prova Discursiva-
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
Redação nos vestibulares
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
O peso da redação no CV UFRGS
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Dissertação.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
As 5 competências da Redação no ENEM
Prof.ª Irislane Figueiredo
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
REDAÇÃO.
CORREÇÃO DE REDAÇÕES: A INFLUÊNCIA DA SUBJETIVIDADE
Zuleika de Felice Murrie
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
O título no texto dissertativo Se o título for solicitado, ele será obrigatório. Caso não seja colocado na redação, algo será perdido por isso. Não muito.
Estrutura do documento:
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Universidade Castelo Branco - UCB
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Desafio Pré-vestibular
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Dissertação e Critérios de Correção
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Leitura e interpretação de texto
As 5 competências da Redação no ENEM
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Como redigir um bom texto?
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
A redação e seus segredos
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
SENAC/SE CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS PROFESSOR DR. ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS COSTA  Conceito de texto;  Língua falada e língua escrita; 
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade,
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Prof. Benedito Salazar Sousa REDAÇÃO Prof. Benedito Salazar Sousa

ESTILOS DE REDAÇÃO

CESUPA Sempre dois temas para escolher No mínimo 12 linhas e no máximo 30 linhas

Dominar recursos linguísticos/ narrativos e/ ou descritivos que promovam a progressão textual. Dominar recursos linguísticos/ argumentativos que promovam a progressão textual - discursiva Produzir textos utilizando elementos inerentes à narração, à descrição e à dissertação

Empregar os recursos argumentativos que promovam a textualidade. Empregar recursos coesivos/argumentativos que promovam a progressão textual – discursiva. Narração Descrição Dissertação / argumentação Carta argumentativa A escrita do texto: sistema ortográfico, pontuação, acentuação, emprego da crase, translineação.

UEPA Sempre coloca duas propostas A Carta deve ser destinada a quem você quiser, falando sobre crenças, valores e (pre) conceitos no ciberespaço em que você está inserido. Não esqueça de datar. Assine com um pseudônimo que somente a pessoa a quem a Carta for destinada saberá que você a escreveu.

TEXTO NARRATIVO Narrador Personagem Lugar Ambiente Tempo Enredo Clímax Gêneros que se enquadram: Conto, Crônica, Fábula

CARTA ARGUMENTATIVA Local, data (centralizado à direita) Vocativo (centralizado à esquerda) Corpo da carta Despedida Assinatura Iniciais do nome ou pseudônimo

UNITINS Redação A Redação será avaliada com base nos seguintes critérios:  clareza: fidelidade ao tema. A fuga ao tema proposto implica a anulação do texto;  coerência: argumentos bem relacionados e organizados logicamente, conduzindo a conclusões lógicas;  coesão: propriedade vocabular, uso adequado dos recursos gramaticais (pronomes, conjunções, preposições etc.) e sintáticos (coordenação e subordinação, construção, concordância, regência etc.).

Ao produzir o texto, o candidato deve expressar-se com clareza, demonstrando correção, coerência (em relação ao tema proposto e às partes), coesão, unidade estrutural e aspectos de argumentação adequados. Deve utilizar uma linguagem mais apurada, evitando o uso de registro coloquial e vulgar.

UEMA O candidato deverá escrever sua produção textual em folha destinada para esse fim. 12.5.1 A prova de produção textual valerá de 0 (zero) até 10 (dez) pontos. 12.5.2 A nota final da prova de produção textual será a média aritmética entre as notas dadas pelas duas bancas examinadoras, desde que a diferença entre essas notas não seja superior a 2,0 (dois) pontos.

UEMA 12.5.3 Em caso de diferença superior a 2,0 (dois) pontos entre as notas dadas pelas duas bancas examinadoras da prova de produção textual, a nota final será dada pela equipe de coordenação de correção da prova de produção textual. 12.5.4 Em caso de atribuição de nota 0 (zero) por uma das bancas e nota diferente de 0 (zero) pela outra banca, a nota final será dada pela equipe de Coordenação, que fará nova correção.

12.5.1 A prova de produção textual valerá de 0 (zero) até 10 (dez) pontos. 12.5.2 A nota final da prova de produção textual será a média aritmética entre as notas dadas pelas duas bancas examinadoras, desde que a diferença entre essas notas não seja superior a 2,0 (dois) pontos. 12.5.3 Em caso de diferença superior a 2,0 (dois) pontos entre as notas dadas pelas duas bancas examinadoras da prova de produção textual, a nota final será dada pela equipe de coordenação de correção da prova de produção textual. 12.5.4 Em caso de atribuição de nota 0 (zero) por uma das bancas e nota diferente de 0 (zero) pela outra banca, a nota final será dada pela equipe de Coordenação, que fará nova correção.

12.5.5 A avaliação da prova de produção textual (redação) levará em consideração os seguintes critérios: a) atendimento ao tema proposto: 2,0 (dois) pontos; b) coesão textual: 2,0 (dois) pontos; c) coerência textual, incluindo a adequação do título ao argumento do texto produzido: 2,0 (dois) pontos; d) atendimento ao tipo de texto proposto: 2,0 (dois) pontos; e) domínio do padrão culto escrito da língua: 2,0 (dois) pontos.

NOTA ZERO NA UEMA 12.6 Será atribuída nota zero à prova de produção textual (redação) do candidato que: a) identificar a folha destinada à sua produção textual; b) desenvolver o texto em forma de verso; c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas); d) fugir à temática proposta na prova de produção textual; e) fugir à tipologia textual proposta na prova de produção textual; f) escrever de forma ilegível; g) escrever a lápis; h) escrever menos de vinte linhas; i) deixar a produção textual (redação) em branco.

Noções de texto e textualidade: texto e não texto (coerência e coesão), intertextualidade. Tipologia textual: distinção. Gêneros textuais. Texto e textualidade. Modalidades de estrutura textual: dissertação, narração e descrição. Coerência e coesão textual. Caracterização e emprego dos tipos de discurso: direto, indireto e indireto-livre.

UNIRG A prova de Redação proporá três diferentes gêneros discursivos e o candidato deverá desenvolver um entre eles, conforme a sua escolha de narrar, argumentar ou persuadir; deverá anotar sua escolha na folha de redação final, no local indicado (se houver). O candidato deve mostrar habilidade de atuar por meio da linguagem escrita, selecionando e articulando recursos linguísticos adequados para produzir os efeitos de sentido desejados para o tipo de interação contemplado pelo gênero, considerando-se os propósitos comunicativos do locutor em relação a um determinado interlocutor, o lugar e o momento da situação comunicativa.

Na produção escrita, o candidato precisa atentar para aspectos como: o que dizer, a quem dizer, para quê dizer, como dizer. Assim, observando essas condições de produção, ele deve demonstrar domínio no uso dos recursos linguísticos, competência na leitura dos textos constantes da prova e na escrita de seu próprio texto, estabelecendo relações entre a situação comunicativa determinada pela prova e os sistemas de conhecimentos que vem construindo ao longo de sua formação pessoal e escolar.

A Prova de Redação em Língua Portuguesa será avaliada com base em uma escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) pontos – utilizando-se até a segunda casa decimal, de acordo com os critérios estabelecidos abaixo: a) Adequação ao tema: A fuga total ao tema anula a redação; fuga parcial implica perda de pontos. (Valor do item de 0,00 a 2,00); b) Adequação à coletânea: utilização dos elementos apresentados na coletânea de textos constantes na prova. Na avaliação da coletânea leva-se em conta a pertinência do uso dos elementos da coletânea e não a quantidade. (Valor do item de 0,00 a 1,50); c) Adequação ao gênero: desenvolvimento de um texto no gênero selecionado pelo candidato. (Valor do item de 0,00 a 2,00); d) Adequação à modalidade: observância de aspectos gramaticais (concordância, regência, ortografia e acentuação). (Valor do item de 0,00 a 2,00); e) Coerência/Coesão: articulação das ideias no plano conceitual (sentido) / uso adequado dos elementos coesivos (conjunção, pronome, preposição e pontuação) (Valor do item de 0,00 a 2,50).

13.10.8 A ocorrência em geral de clichês, frases feitas e o uso inadequado de vocábulos são aspectos, em princípio, negativos da redação e implica perda de pontos; 13.10.9 Rasuras e letra ilegível acarretam perda de pontuação em modalidade, com prejuízos também na avaliação dos demais itens; 13.10.10 A Prova de Redação será escrita em prosa; 13.10.11 A Prova de Redação em Língua Portuguesa deverá ser feita à mão, com letra legível e, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e será aplicada a todos os candidatos inscritos. Caso opte por fazer a redação em letra de forma, o candidato deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas;

Diferença entre Argumentação e Dissertação Apresentar fatos, ideias ou razões. Que comprovem uma afirmação. Discutir Provar DISSERTAR Expor Reflexão crítica Trabalho escrito sobre um prisma de relevância