O Treinamento e Educação no Projeto LBA. Estudantes e jovens cientistas no Ano 2003 Gradua(n)do187 Mestra(n)do124 Doutora(n)do160 TOTAL471 = 30% do total.

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O Treinamento e Educação no Projeto LBA

Estudantes e jovens cientistas no Ano 2003 Gradua(n)do187 Mestra(n)do124 Doutora(n)do160 TOTAL471 = 30% do total (1569) de participantes do LBA

Procedência dos bolsistas no N = 408

Categorias das bolsas no N = 408 bolsas

Produtos finais para titulação dos bolsistas Monografias (TCC)30 Dissertações59 Teses103 TOTAL192

Fontes financiadoras das bolsas CNPq = 60%

Produção científica do e a capacitação de pessoal Distribuição da autoria nas publicações Total PublicaçõesAutores-Bolsistas Os alunos participaram em (20%) das publicações.

”Aplicações isotópicas do carbono em estudos ambientais com ênfase na região Amazônica" – em Santarém-PA Instrutores: Luiz Martinelli, Jean Ometto e Plínio Camargo  35 participantes da região Curso de Treinamento em 2002

Cursos de Treinamento em “Desmistificando a prática da escrita: uma introdução à produção de textos em contexto científico. Instrutora: Ivani Pereira (LBA-Eco) (23 participantes) 2. “ Ecologia da Floresta Amazônica: A Base Científica para Conservação e Manejo“. Instrutores: Daniel Nepstad (UFPa/NAEA, UFRJ). (15 participantes) 1.“Uso de Isótopos Estáveis em Estudos de Carbono” Instrutor: Jean Ometto & Plínio Camargo (CENA/USP) (20 participantes) em Santarém em Manaus

Curso de Verão (IAI / LBA) " Mudanças de cobertura e uso da terra na Amazônia: padrões, processos e cenários (plausíveis)“. Local: CPTEC/INPE, de 12 a 24/10/2003.  20 vagas para os países Amazônicos 10 membros do LBA: 5 com apoio integral 03 PCs novos e upgrades em outros 07 para o Curso

Próximos Cursos Agendados “ Ecologia da Floresta Amazônica: A Base Científica para Conservação e Manejo“ Instrutores: Daniel Nepstad (UFPa/NAEA, UFRJ), Moacyr Dias-Filho (Embrapa) e Lisa Curran (Yale University) Locais: Belém e Santarém Período: 19 a 03/12/2003.  15 vagas

Próximos Cursos Agendados “ Modelagem de Sistemas Ambientais Dinâmicos“ Curso itinerante com laboratório portátil de informática (12 notebooks) Instrutor: Marcos Heil Costa (UFV) Período: começa a circular em janeiro de 2004, Locais: Brasília, Tocantins,Belém, Manaus,...  12 vagas

LBA-ECO Business Meeting & VI Congresso de Ecologia do Brasil, LBA-ECO: 130 painéis inscritos (60 de estudantes)., 205 participantes EVENTOS ATUAIS VI CEB: ~70 painéis do LBA inscritos (cerca de 1500 painéis em todo Congresso).  O LBA está apoiando integralmente a participação de 34 jovens cientistas.

Criação de um novo Curso de Pós-graduação na UFMT Curso em Física e Meio Ambiente, criado em 2002 na UFMT, com três áreas de atuação: 1) Climatologia urbana 2) Sensoriamento remoto 3) Interação biosfera-atmosfera  2 turmas ingressas em andamento: com 14 e 12 alunos, respectivamente.

Novo Curso PG: Novo Curso PG: Gestão Ambiental Integrada da Amazônia (GAIA) Curso multi-institucional (Embrapa, MPEG, UFPA), em Belém (mestrado e doutorado): Inspirado pelo que está sendo gerado no LBA, SIPAM e GEOMA.  Objetivo: Estudar processos e mecanismos associados a mudanças no uso da terra na Amazônia, em várias escalas e sob vários prismas, incluindo vertentes de aspectos biofísicos, biogeoquímicos, sócio-ambientais, culturais, e etc.  Submetido à Capes

Nova Universidade no Acre Nova Universidade no Acre A Universidade do Século XXI na Floresta do Alto Juruá – Acre Subsídios e pressupostos para um novo projeto PROMOÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO DEPUTADO HENRIQUE AFONSO GABINETE DO SENADOR TIÃO VIANA APOIO MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE GABINETE SENADOR SIBÁ MACHADO PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE THAUMATURGO UNICAMP

e a capacitação de RH na Amazônia e no Cerrado Despertou o interesse dos estudantes e jovens cientistas na temática do LBA; Capacitou e preparou bons candidatos para os programas de mestrado e doutorado na Amazônia e fora dela, com temas regionais; Atraiu pesquisadores brasileiros para a região; Contribuiu para a criação de dois cursos PG, no Mato Grosso e Pará; Está formando os primeiros mestres e doutores nas linhas temáticas. O

(... entre outras) 2- Aumentar a oferta de cursos de curta duração 3- Produzir material educacional (pedagógico) com os resultados do LBA, para todos os níveis : fundamental, médio, graduação pós-graduação Metas para o Triênio

PAN-AMAZONIA Project for the Advancement of Networked Science in Amazonia European Union funding: 400,000 euros, starting Jan 2004 Aim To facilitate comparative studies of tropical forest plots ACROSS Amazonian countries in (i) forest dynamics; (ii) tree biodiversity; (iii) carbon and water cycling. For details contact Yadvinder Malhi

1. Kick-off meeting at Brasilia LBA meeting, July Two week field workshops in measurement protocols in August 2004 (immediately after Brasilia LBA Conference) 2a: Caxiuana: Forest biomass inventory techniques, litterfall, Coarse woody debris, tree diversity plots, leaf area index. 2b: Manaus: carbon ecophysiology, soil and stem respiration, plant hydraulics, meteorological measurements, dendrometer studies. Funding provided for some participants from all Amazonian countries, other participants also welcome to attend. PAN-AMAZONIA Training and Education Plan

3. Production of training manuals in above, and translation into Portuguese, Spanish, French 4. Funding of at least 8 PAN-AMAZONIA FELLOWSHIPS (two years with funds for travel and fieldwork) for South American students to do research that compares forest sites in different regions of Amazonia. Exchange between countries (e.g. Brazilians students working in Peru, Bolivians working in Ecuador) will be actively encouraged. 5. Training workshops in 2006 in Santa Cruz, Bolivia, aimed at integration and synthesis (statistical data analysis, GIS skills, spatial extrapolation) techniques. Funding provided for all Pan- Amazonia fellows; other participants welcome PAN-AMAZONIA Training and Education Plan

Alguns professores da UFPa e ULBRA, estão usando resultados do LBA para elaborar livros didáticos para o ensino fundamental e médio. Paralelamente, a elaboração de cartilhas e CDs para o público infantil também está proposta. A equipe já conta com 3 bolsistas RHAE/LBA (2 ITI e 1 DTI), estagiários e voluntários das áreas de física, biologia e pedagogia. Os temas selecionados para o 1º ano são: “ciclo da água” e “ciclo do carbono” Material Educacional a partir do Público-alvo: fundamental e médio Projeto TE-02: Projeto TE-02: Dr. Elinei Santos (UFPA-Santarém)

e a logística para o T&E: Sede do TE-02 no Campus II da UFPa O

Material Educacional a partir do Público-alvo: graduação Uma bolsa DTI de alto nível foi alocada para ela assessorar a organização do material didático fornecido pelos próprios pesquisadores  Inicialmente, uma série de fascículos sobre temas mais progressivos do LBA (max 60 p.) Projeto TE-01: Projeto TE-01: Dra. Sylvia Bahri (LBA)

Série Temática (fascículos) Autores : duas opções - um grupo de jornalistas, redatores, ilustradores produzem os fascículos, a partir de leituras e entrevistas (alto custo) - os próprios pesquisadores produzem, em colaboração com um grupo (organizadora, revisores, pedagogos...) Edição Um ou mais editores para cada volume Quem designa os editores ? (especialistas ocupados versus pesquisadores professores disponíveis, dispostos....) Organização : coordenação Outros ilustração, pedagogia, revisão, adaptação da linguagem, design, computação gráfica...: via consultoria e ou serviços prestados

Andamento do projeto até agora - tentativas de contato (por s, fones e pessoal), consulta a especialistas, potenciais colaboradores... Sugestões bem-vindas ! - contato com um pesquisador responsável pela elaboração de uma proposta de roteiro e uma lista de potenciais colaboradores - submissão da proposta á críticas e sugestões dos potenciais colaboradores - discussão - integração das sugestões - elaboração do roteiro e repartição das tarefas para a redação Serie Temática (fascículos)

Temas dos fascículos 1. Clima, atmosfera e interações com a biosfera (roteiro revisado, pre-redação) 2. Ciclo do Carbono (proposta de roteiro) 3. Dinâmica da vegetação secundaria 4. Sistemas hídricos 5. Uso sustentável do solo, Sistemas agroflorestais Queimadas 7. Reciclagem de nutrientes 8. Paleogeografía da Amazônia 9. Microclimatologia, ecofisiologia Mudanças biogeoquímicas associadas aos agroecosistemas etc... lista completamente aberta !!!

Tema 1 Clima, atmosfera e interações com a biosfera Adilson Gandu | Assunção Dias Bruno Turcq | Carlos Nobre Edson Rocha | Humberto Rocha Javier Tomasella | Jose Marengo Julia Cohen | Karla Longo Leonardo Sá | Luciana Gatti Marcia Yamasoe | Marie Pierre Ledru Paulo Artaxo | Pedro Dias Regina Alvalá | Saulo Freitas Tércio Ambrizzi

Tema 2 Ciclo do Carbono - Alessandro Carioca de Araújo | Antonio Nobre - Arnaldo Carneiro Filho | Carlos Cerri - Carlos Nobre | Claudio Carvalho - Diogenes Alves | Flávio Luizão - Foster Brown | Heloisa Miranda - Luiz Antonio Martinelli | Maria Teresa Fernandez Piedade - Mercedes Bustamante | Paulo Artaxo - Plinio Camargo | Regina Luizão - Rogério Gribel | Sónia Alfaia -Tatiana Deane de Abreu Sá -Warwick Manfrinato

Tema 3 Dinâmica da vegetação secundária Rita Mesquita Tatiana Sá Ima Viera Socorro Ferreira Diogenes Alves Foster Brown Manuela Ferreira da Silva Daniel Zarin

Comitê editorial para o material educativo (Ata da SSC de Piracicaba, maio 2002): Paulo Artaxo Luiz Martinelli Cláudio Carvalho Hans Dolman Foster Brown Rafael Herrera Pedro Silva Dias Claudio Carvalho Eduardo Brondizio Flávio Luizão Carlos Llerena Diógenes Alves Série Temática (fascículos)