Situação de Abrangência Brasil 1.745.419 crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) 81.950 gestantes (média mensal de gestantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Programa Bolsa Família
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Secretário Nacional de Juventude
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Monitoramento Infantil e Fetal DIVEP- Setembro, 2010
Projeto Bandeira Científica
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
A auditoria cívica hoje
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
O desafio do trabalho em “rede”
KIT PREFEITURA.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
13ª ASSEMBLÉIA GERAL DO CEDCA-MT
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Modelo anterior de atendimento
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Foco de Atuação: Atenção Básica
Terceira Parte.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Atenção Básica em Saúde
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Contexto de atuação do CME
Gestão Municipal da Habitação
SAÚDE MATERNO INFANTIL
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Profª Gilmara Michel Turma 301
Redução da pobreza e das desigualdades – primeira infância ANDI 17/06/2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann Médica Pediatra e Sanitarista Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Representante Titular da CNBB.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
PREVENÇÃO “Poderíamos dizer que, em geral, a prevenção refere-se a toda iniciativa coletiva visando à sobrevivência da espécie.
Centro de Referência de Assistência Social
Programa Bolsa Família
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
DIALOGOS TEMÁTICOS. Enriquecendo o conceito -A família e a sociedade são “co-garantidores” dos direitos de crianças e adolescentes. -Deve-se definir bem.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
O papel pedagógico do órgão gestor
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
CETREMI.
Transcrição da apresentação:

Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes acompanhadas) líderes comunitários atuantes pessoas nas equipes de apoio famílias (média mensal de famílias acompanhadas) paróquias com Pastoral da Criança comunidades acompanhadas municípios com Pastoral da Criança Fonte: Relatório de Evolução - Fabs cadastradas no 4º Trimestre de 2003

Situação de Abrangência Estado de São Paulo crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes acompanhadas) líderes comunitários atuantes pessoas nas equipes de apoio famílias (média mensal de famílias acompanhadas) 1044 paróquias com Pastoral da Criança comunidades acompanhadas 383 municípios com Pastoral da Criança Fonte: Relatório de Evolução - Fabs cadastradas no 4º Trimestre de 2003

Situação de Abrangência Arquidiocese de São Paulo crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) 661 gestantes (média mensal de gestantes acompanhadas) líderes comunitários atuantes 1087 pessoas nas equipes de apoio famílias (média mensal de famílias acompanhadas) 124 paróquias com Pastoral da Criança 235 comunidades acompanhadas Fonte: Relatório de Evolução - Fabs cadastradas no 4º Trimestre de 2003

ATUAÇÃO DAS LIDERANÇAS DA PASTORAL DA CRIANÇA NO CONTROLE SOCIAL A Pastoral tem uma longa história de envolvimento no controle social o 873 Conselheiros Municipais de Saúde no Brasil o 61 no Estado de São Paulo o 08 nos Conselhos Gestores de Saúde do Município de São Paulo o03 nos Conselhos Tutelares

ENVOLVIMENTO DA PASTORAL DA CRIANÇA COM POLÍTICAS PÚBLICAS o Através da Criação da REBIDIA(Rede Brasileira de Informação e Documentação da Infância e Adolescência o Para criar uma sociedade mais justa e fraterna

O que são Políticas Públicas para Pastoral da Criança o Saúde o Saneamento Básico o Alimentação Enriquecida o Criação e Manutenção Escolas de Qualidade o Lazer e Geração de Renda

A Pastoral da Criança mobiliza lideranças para se capacitarem como articuladores dos Conselhos Municipais de Saúde e outros: o Para vencer a mortalidade infantil o Para multiplicar o saber e a solidariedade

COMO ACONTECE O CONTROLE SOCIAL NA PASTORAL 1.Nas conversas com as mães, acompanhando as famílias, nas visitas domiciliares; 2.Envolvendo a comunidade através de rodas de conversas(Bate papo); 3.Na participação de Conselhos.

1.Nas famílias: O controle social conta com atuação fundamental do líder e com desenvolvimento da nossa metodologia, que compreende: oVISITAS DOMICILIARES oCELEBRAÇÃO DA VIDA oREUNIÕES DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO

COMO ACONTECE O CONTROLE SOCIAL NAS AÇÕES BÁSICAS o Cuidando do pré-natal da criança o Seguindo os Indicadores de Oportunidades e Conquistas o Dando uma especial atenção para os Indicadores de Mortalidade Infantil

2. Envolvimento da Comunidade Organização de pequenos de bate papo para debater e solucionar problemas através do método: o VER o JULGAR o AGIR o AVALIAR o CELEBRAR

3. Participação nos Conselhos A participação se dá através da participação em : o Planejamento de atividades e projetos; o Acompanhamento e Execução; o Fiscalização; o Denúncias de eventuais abusos ao Ministério Público.