. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Advertisements

Como fazer uma história em quadrinhos
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O CONTO.
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Quadrinhos Capa.
Paródias de provérbios
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Tópicos Especiais em Comunicação II
Hipérbole e Eufemismo.
Coesão e coerência textual: o que é isso?
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
OS TRÊS PORQUINHOS.
CONSTRUÇÃO DO HUMOR Profª Natália Tiezzi.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
.Charge: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva,
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
Cap.6. Intencionalidade discursiva
Understanding Cartoons
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Oficina de HQ - 5º Seminário “O professor e a leitura do jornal”
Interpretando charges, cartoons e tiras
Verbo Língua Portuguesa.
Introdução aos gêneros literários
Cap Linguagem das histórias em quadrinhos.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Charge Cartum Caricatura
Paródia.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Histórias em Quadrinhos
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Histórias em quadrinhos
Zuleika de Felice Murrie
Intertextualidade discursiva
Curso sobre Revista.
Categorias da Narrativa Sistematização
Ilustração.
CHARGE.
Gêneros Teatrais.
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
GÊNEROS TEXTUAIS.
Histórias em Quadrinhos
MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO.
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300.
O texto e suas propriedades 1ª parte
A charge.
Professor Jardson Brito
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Recursos para histórias em quadrinhos e ilustrações de textos
A Banda Desenhada.
A Banda Desenhada Susana Silva.
Texto imagético Prof. Karina Alem.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Transcrição da apresentação:

. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?

Caricatura É a representação exagerada de características ou hábitos de uma pessoa. A primeira representa muito bem o que é a caricatura. Veja que ela ressalta os dentes tortos, nariz largo e cabelos longos (apesar desses  não serem visíveis na foto) do jogador Ronaldinho Gaúcho.

CHARGE Charge  é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje. Isso pode ser visto na ilustração do ministro Joaquim Barbosa (abaixo). Nela o martelo e a capa foram realçados, o primeiro através de uma ampliação, indicando uma punição dolorosa aos réus do “mensalão”, já a segunda foi diferenciada a fim de comparar o personagem com um herói, um justiceiro.

Cartum Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia- a-dia de uma sociedade. O termo é de origem inglesa. O significado original da palavra cartoon é mesmo "estudo", ou "esboço", e é muito utilizada nas artes plásticas.Este tipo de desenho é ainda considerado uma forma de comédia e mantém o seu espaço na imprensa  escrita atual. No Brasil, foi na revista Pererê, de Ziraldo edição de Fevereiro de 1964, que se lançou o neologismo cartum, logo adotado no jargão profissional. Na composição do cartum podem ser inseridos elementos da história em quadrinhos, como os balões de falas, subtítulos, onomatopéias e até mesmo a divisão de cena sem quadrinhos. A narrativa do cartum pode ocorrer numa cena ou numa sequência de cenas.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Assim, justifica-se a pesquisa pelo interesse de demonstrar como as estratégias de organização de um texto falado são utilizadas na construção da história em quadrinhos, que possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face, além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementos.

paródia ESSE CARA SOU EU (paródia) “Os caras” da vida real O cara que pega em seu pé toda hora. Que conta os segundos que você demora. Que te chateia e humilha sem se conter. Como um carrapato, gruda em você. E no meio da rua faz drama, De ciúmes, reclama. Esse cara sou eu. O cara que nega a você um abraço. Finge sucesso, mas no fundo é um fracasso. Que está do seu lado e olha pra outra mulher. O marido camuflado de super chofer. Quase sempre te expõe ao perigo. Seu pior castigo. Esse cara sou eu. A paródia é a recriação de um texto ou imagem, geralmente célebre, conhecido. É uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica. 

Correlacione: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 1 – Paródia 2- História em quadrinho 3- Cartum 4- Charge 5- Caricatura ( ) ( ) ( ) ( ) ( )