Em 1998 - Pró-Ciências Curso Extensão para Capacitação de Professores de de Física do Ensino Médio Proposta dos professores da região metropolitana. Como.

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Transcrição da apresentação:

Em Pró-Ciências Curso Extensão para Capacitação de Professores de de Física do Ensino Médio Proposta dos professores da região metropolitana. Como surgiu o projeto?

O Projeto FiBrA - FÍsica Brincando e Aprendendo consiste em um conjunto de atividades direcionadas a divulgação e ao incentivo do aprendizado de Física, tendo como principais objetivos: O que é?  Divulgar, motivar e incentivar o aprendizado de Física no meio escolar;  Proporcionar aos estudantes do curso de Física a oportunidade de treinamento.

 Seleção e treinamento dos alunos novos (voluntários e bolsistas);  Divulgação nas escolas;  Abertura da agenda para o ano (março/abril);  Visitas (de março à novembro);  Durante o ano, paralelamente às apresentações os bolsistas desenvolvem outras atividades. Como Funciona?

As visitas acontecem em laboratórios preparados com diversos experimentos selecionados, envolvendo conteúdo de Mecânica, Ondas, Calor, Eletricidade, Magnetismo, etc. Visitas

Em um ambiente divertido, descontraído e dinâmico os alunos conhecem experimentos e participam diretamente das demonstrações. As experiências procuram induzir o aluno a relacionar o fenômeno observado naquele momento com experiências vivenciadas no dia-a-dia. Visitas

 Através de visitas os alunos de ensino médio e fundamental conhecem os laboratórios do FiBrA, onde participam de demonstrações experimentais sobre vários conceitos da Física;  O aluno de Graduação no curso de Física tem a tarefa de guiar os visitantes pelo laboratório, interagindo com eles e explicando os experimentos. Metodologia

Atividades dos Bolsistas Além de realizar as apresentações para os visitantes, o bolsista tem ainda outras atividades:  Manutenção dos aparelhos, experimentos, etc.;  Orientados por professores os bolsistas realizam trabalhos de pesquisas para o desenvolvimento dos novos experimentos e aprofundamento nos já existentes;  Participar de projetos paralelos.

 Participação na Feira de Cursos e Profissões;  Projeto conjunto com a TV UFPR para a criação de um programa de divulgação científica. Projetos Paralelos

 Um grande resultado obtido neste ano foi a inauguração do novo espaço. Resultados (Inauguração)

 Alguns dos novos experimentos que estão em uso no projeto. Resultados (experimentos)

Resultados (Apresentações)  O projeto atende a dois grupos: os visitantes externos e alunos do curso de Física. Uma avaliação qualitativa, através de entrevista, mostra claramente o entusiasmo e grau de satisfação dos mesmos.

Contamos hoje com 12 alunos participantes no projeto: Ana Caroline Pscheidt, Edimara Fernandes Vieira, Guilherme Augusto Dalri, João Eduardo Mendes da Silva, Liza Macedo Lopes, Marlon Diego Pereira, Nicholas Ercolano Monteiro, Rafael Gama Vieira, Raíla André, Talita Vicente dos Santos, Wagner Manco da Luz, Zeusa Francisca Souza da Silva. Coordenador: Professor Irineu Mazzaro Participantes

Agradecimentos Fundação Araucária Proec Prefeitura da Cidade Universitária DSG – Depósito de Inservíveis Professor Irineu Mazzaro e Professores Orientadores.