Limites e Possibilidades do PROEJA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Reorientação curricular
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CEFET/RS – UNED Charqueadas
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Pacto do Ensino Médio e o REM
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO BIODIGESTOR E BIODECOMPOSITOR DOMÉSTICO:
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEFET-GO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO VIRTUAL INTERATIVO DE APRENDIZAGEM.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Programa de Apoio ao Ensino e a Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA/CAPES/SETEC.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEFET-GO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO VIRTUAL INTERATIVO DE APRENDIZAGEM.
Monitoramento e Avaliação
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
O papel do Estagio na Formação de Professores
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Docente: Dr. Arthur Vianna
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Limites e Possibilidades do PROEJA I SEMINÁRIO DE PESQUISA: DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Limites e Possibilidades do PROEJA RELATO DE EXPERIÊNCIA CEFET-GO Jacqueline Maria Barbosa Vitorette Coord.do Programa dos Cursos Técnicos Integrados na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA CEFET-GO Março de 2008

APRESENTAÇÃO Sumário Breve histórico O que diz o documento base? Projeto do Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação: Finalidades e Princípios Fundamentais Perfil dos alunos do PROEJA-CEFET-GO Processo seletivo Relatório da Visita SETEC-MEC CEFET- GO Projetos desenvolvidos e em construção Limites e Possibilidades

Breve Histórico DECRETO N º 2.208/1997 DECRETO Nº 5.154/2004 DECRETO Nº 5.478/2005 possibilidade da criação do PROEJA Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos DECRETO Nº 5.840 de 13 /jul/ 2006 PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

O que diz o documento base? www.portal.mec.org.br/setec Anos de estudo População Total= 173.966.052 41.461.092 11 22.932.919 Mais de 15 7.515.178 Fonte: IBGE/PNAD - 2003

O que diz o documento base? Dependência administrativa Ensino médio regular Ensino médio (TOTAL) Educação profissional-técnico Nível técnico Brasil 9.169.357 10.878.410 676.093 Federal 67.652 67.968 82.293 Estadual 7.800.983 9.248.825 179.456 Municipal 189.331 245.218 21.642 Privada 1.111.391 1.316.399 392.702 Fonte: Moura(2005), a partir do Censo Escolar 2004.

Educação sólida e integrada Projeto do Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação: Finalidades e Princípios Fundamentais Educação sólida e integrada Rompimento com a dualidade: cultura geral x cultura técnica Formação de sujeito crítico, autônomo e transformador da realidade circundante Trabalho como princípio educativo Pesquisa como formação continuada Interdisciplinaridade e contextualização (elaboração coletiva em período de greve)

O Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação PROEJA - CEFET-GO www.forumeja.org.br/pf O curso é organizado por 4 eixos temáticos a saber: Trabalho, Cultura e Alimentação Conhecimento, Tecnologia e Alimentação Sujeito, Desenvolvimento e Responsabilidade Sócio-Ambiental Serviços de Alimentação e Mercado X Gestão e Alternativa de Trabalho e Renda

Perfil dos alunos do PROEJA - CEFET-GO (Iniciação científica do CEFET-GO) Tabulação de Dados Referentes aos educandos do Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos(PROEJA)

Perfil dos alunos do Proeja-Cefet-GO

Perfil dos alunos do Proeja-Cefet-GO

Perfil dos alunos do Proeja-Cefet-GO

Perfil dos alunos do Proeja-Cefet-GO

Perfil dos alunos do Proeja-Cefet-GO

Processo seletivo O ingresso dos alunos – semestralmente- requisito a conclusão do Ensino Fundamental e ter mais de 17 anos de idade. Inscrição é gratuita e a seleção é feita em três etapas: sorteio, palestra e entrevista. As duas primeiras turmas foram apenas por sorteio As duas últimas turmas processo seletivo de julho / 2007, com chamada pública para completar vagas e janeiro / 2008 sorteio, palestra, entrevista (nº inscrições em torno de 300 candidatos para 30 vagas,ou seja, quase 10 candidatos por vaga) Resultado do esforço do coletivo de professores, maior divulgação, da participação no Fórum Goiano de EJA, Nupec-UFG, Pesquisa UFG/ Unb/UCG/CEFET-GO.

Relatório da Visita SETEC-MEC CEFET- GO 27/06 e 28/06/2007 Divulgação do curso Coordenação do curso Processo seletivo Horário do curso Aprendizado dos jovens e adultos Capacitação do corpo docente Material didático Infra-estrutura do curso Currículo Avaliação

Projetos desenvolvidos e em construção 2006 e 2007 Projeto de Pesquisa de Mestrado do Rafael Machado de Sousa (Dra Agustina Rosa Echeverría(UFG-IQ)(orientadora); Lorenna Silva Oliveira Costa (iniciação científica) 2006 PIBIC-CEFET-GO – O perfil dos alunos da primeira turma do Programa de Educação de Jovens e Adultos(PROEJA) – Unidade Goiânia Ms Mad’Ana Desireé Ribeiro de Castro e Ms Jacqueline Maria Barbosa Vitorette (Orientação e Co) - : Lana Cristina Dias Oliveira(Hotelaria); Zênite Cassimiro Silva (Hotelaria) (iniciação científica do CEFET-GO).

Projetos desenvolvidos e em construção 2007 a 2010 Projeto: O PROEJA indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional – desafios e possibilidades UFG/UCG/UnB/CEFET-GO – Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – PROEJA CAPES/SETEC.

Projetos desenvolvidos e em construção Subprojeto1: A constituição da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – as experiências do Proeja em Goiás. 2007 Projeto Nupec-UFG e Engenharia Civil(CIEENG)(Engenharia no ensino médio) UFG FINEP – O ensino de ciências para a conservação de recursos naturais e o ambiente construído. Co execução CEFET-GO - Projeto: A construção de um Biodigestor e Biodecompositor Doméstico: uma proposta em construção para o Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação PROEJA - na perspectiva da economia solidária.

Projetos desenvolvidos e em construção 2007 à jul /2008 PROJETO PIBIT-CEFET-GO, CNPq – TICs Orientadora Mad’Ana Desireé Ribeiro de Castro e Co-Orientação Dagmar Borges da Silva e a aluna de iniciação científica Késia Gomes Bandeira Gonçalves do Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA –CEFET-GO. www.forumeja.org.br/pf 2008 Projeto Incrementar o Programa de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA DO CEFET-GO UNIDADE GOIÂNIA-SETEC.

Possibilidades Construção de uma gestão democrática Romper com nossa formação cartesiana Trabalhar de forma coletiva Conhecer os sujeitos da EJA Compreender as finalidades e princípios do curso técnico integrado Metodologia apropriada para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem Escola pública, gratuita e de qualidade