V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 AUTORES:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
FACULDADE METROPOLITANA
Metodologia de Pesquisa
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Estágio Supervisionado PE: ES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Glauce-Mônica Vilela Souza
Currículo por Competências e Habilidades.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
A Importância da Educação Continuada
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Universidade Federal do Amapá
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.
Supervisora e Orientadora do Projeto:
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
1 Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e na Organização Profa. Dra. Gardênia Abbad Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PROJETO – LÍDER EM AÇÃO Marcelo Gomes dos Santos Fabio Carmo
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Estrutura Curricular dos Empresários Juniores
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Orientações sobre o Estágio II
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prática como Componente Curricular
Exame de Qualificação de Projeto de Pesquisa
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Avaliação de Necessidades de Treinamento de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro,
Somos uma consultoria Multinacional atuando no Brasil desde 1990 na área de Recursos Humanos. Estamos selecionando para nosso cliente (ABDE) profissionais.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
29ª Reunião da COGEF São Paulo, dezembro de 2015 Ações de Capacitação da Fazesp.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Documentos e Propostas legais
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
FASES DE IMPLANTAÇÃO Mapeamento da Estrutura, Contexto e Necessidades da organização Envolvimento dos líderes e colaboradores da empresa na elaboração.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros
Transcrição da apresentação:

V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 AUTORES: Elziane Bouzada Dias Campos (mestre), Andressa Macedo (graduanda), Camila Ferreira (graduanda), Camila Gomes (graduanda), Clarissa Bonatti (mestre), João Luis Negreiros (graduando), Karinne Leissa (graduanda), Natália Silva (graduanda), Gardênia Abbad (doutora).

V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho OBJETIVO DA PESQUISA Elaborar e validar um mapa descritivo de competências genéricas (CHAS), não relativas à área específicas de atuação das organizações, de empresários juniores brasileiros.

CONTEXTO EMPRESAS JUNIORES (EJ’S) – organizações constituídas exclusivamente por estudantes de graduação que oferecem serviços ou produtos na área de atuação do respectivo curso de ensino superior com a finalidade de formação profissional complementar O PROBLEMA: insuficiência ou inexistência de sistemas e/ou subsistemas de gestão de pessoas estruturados e orientados para o desenvolvimento de competências de seus integrantes.

MÉTODO 1)Análise documental de materiais de capacitação e instrução de EJ’s e do Movimento Empresa Júnior 2)Entrevistas coletivas (6) com empresários juniores (35) de diferentes cursos (12), cargos e períodos de atuação na EJ para identificação de incidentes críticos 3)Redação de CHA’s com desempenhos ideais 4)Categorização das competências pela temática 5)(Re)validação do mapa por juízes (12), empresários juniores, quanto a pertinência prática, a clareza da linguagem e a classificação proposta.

RESULTADOS  67 competências dispostas em 4 categorias - Individual (21 itens): engajamento / compromisso com EJ, comunicação efetiva e aprimoramento do próprio desempenho - Equipe (10 itens): efetividade do trabalho em equipe e bom relacionamento com membros da EJ - Macroprocessos (24 itens): desenvolvimento contínuo da EJ, diretrizes, planejamento, resolução de problemas - Contexto (12 itens): relações institucionais com o ambiente da escola  Predomínio de competências relacionadas a atitudes ou a habilidades pouco desenvolvidas em sala.

RESULTADOS  67 competências dispostas em 4 categorias - Individual (21 itens): “Descrever os serviços e produtos oferecidos pela EJ de forma clara, precisa e com segurança” - Equipe (10 itens): “Definir tarefas e atividades para a equipe considerando a natureza do trabalho e o perfil dos membros (habilidades, preferências e disponibilidades” - Macroprocessos (24 itens): “Elaborar planos de ação compostos por objetivo, cronograma e recursos necessários.” - Contexto (12 itens): “Analisar mudanças no contexto externo e interno da EJ, indicando suas implicações sobre o desempenho da organização”  Predominância de competências relacionadas à atitudes ou habilidades pouco desenvolvidas em sala

CONCLUSÃO  As necessidades de aprendizagem observadas indicam que as EJ’s dispõem de um ambiente propício à formação profissional e ao desenvolvimento de CHA’s complementares as do curso de graduação.  O mapa desenvolvido na pesquisa poderá servir de guia para EJ’s de todo o pais como ferramenta de gestão e desenvolvimento profissional dos integrantes.

Autores Elziane Bouzada Dias Campos (mestre), Andressa Macedo (graduanda), Camila Ferreira (graduanda), Camila Gomes (graduanda), Clarissa Bonatti (mestre), João Luis Negreiros (graduando), Karinne Leissa (graduanda), Natália Silva (graduanda), Gardênia Abbad (doutora).