Compreendendo Conceitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ATIVIDADE DE PESQUISA
Advertisements

Redes de computadores I
Redes de computadores I
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Engenharia de Software
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Interface Humano-Computador
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Interface Usuário Máquina
PROJETO DE INTERFACE Projeto de Interfaces entre componentes do software Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores de informação.
1 PROJETO DE INTERFACE - Projeto de Interfaces entre componentes do software - Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores.
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Professor Marcelo Rocha Contin
Sistemas Operacionais
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Modelos conceituais de interação
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Entendendo e conceitualizando a interação
Design, prototipagem e construção
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Professor Fernando Luís
IHC Interação Humano-Computador
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Engenharia de Usabilidade
Aspectos afetivos na interface
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Fundamentos de Engenharia de Software
Transferência de aprendizagem
A ENTREVISTA.
Modelos conceituais de interação
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Tecnologia da informação
Interface Usuário Máquina
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Sistemas Operacionais
Modelo para Design de Interfaces
Introdução a Teste de Software
Avaliação Heurística do Gmail
Processos do Design 27/09.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Integração de Ferramentas CASE
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Fundamentos de linguagens de programação
O que são, quais existem e suas características.
Fundamentos de Interface
Paixão por Transformar Tecnologia em Eficiência e Inovação 2015
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Processo e Qualidade.
Algoritmos e Programação I
Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado.
Introdução à lógica de programação
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Askme.com Não busque, converse...
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Fundamentos de Sistemas Multimídia
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Programação em Scratch
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
INTERACTIVE DATA VISUALIZATION Scott Murray Capitulo 1 - Introdução VICTOR DA SILVA VALADÃO 1.
Transcrição da apresentação:

Compreendendo Conceitos Interação Compreendendo Conceitos

Modelos conceituais Uma das tarefas mais importantes a ser projetada é o modelo conceitual do ponto de vista do usuário, segundo Liddle, 1996,e o restante irá estar atrelado a este modelo; “Descrição do sistema proposto- em termos de um conjunto de idéias e conceitos integrados a respeito do que ele deve fazer, de como deve se comportar e como o que deve se parecer - que seja compreendida pelos usuários da maneira pretendida.”

Tipos de Modelos baseado em atividades Instrução Conversação Manipulação e navegação Exploração e pesquisa Preece,2005 – Design de Interção

Atividades de Instrução Instrução: descrição detalhada das tarefas a serem realizadas pelos usuários; Seqüenciais Sustenta geralmente uma interação rápida e eficiente: adequado principalmente para ações repetitivas realizadas em múltiplos objetos: salvar,deletar... Exercitando: compare o modelo de instrução utilizado em uma máquina de venda de refrigerantes e uma de vender chocolate e goulosemas. Tipo de modelo conceitual- simples ou não Tipo de mercadoria vendida Como é o procedimento para comprar o produto

Otimização - abordagem Abordagem referente as metas de usabilidade Formas dos comandos (botões,abreviações,desenhos, nomes,ícones); Sintaxe – combinação de diferentes comandos; Organização Carência de pesquisas na área

Modelo de conversação Base na conversação entre uma pessoa e um sistema qq; Sistema visto como parceiro diferente do anterior pois tenta refletir um processo de comunicação de duas vias; familiarização por parte do usuário do processo Diversidade de tipos de conversação:por menus,reconhecimento de voz, língua natural- resposta a perguntas orais e escritas Exe:sistemas com interação através de frases simples(sim,não, nº), por perguntas mais complexas e o sistema responde com diversas possibilidade de respostas,por frases – diferente da lógica booleana

Utilização de agentes animados intermediários Confiabilidade Compreensão pelo usuário da artificialidade do agente Relação afetiva – perdoar os agentes Presença permanente do agente – causa aborrecimentos

Manipulação e navegação Exploração do conhecimento do usuário do mundo físico em um mundo virtual; Manipulação direta – Bem Shneiderman, 1983 criou o termo Introduzida pela Apple Computer Inc Auxiliam iniciante no aprendizado; Usuários experiente prontamente trabalham; Sem mensagem de erro – raramente; usuário verifica as ações imediatamente; Diminui a ansiedade; O usuário ganha autoconfiança. Utilização de sinais visuais e auditivos indicativos do que foi feito;

Exploração e pesquisa Utilização da experiência em realizar tarefas similares com livros, revistas, tv, rádio, bibliotecas...do mundo real no mundo virtual Estruturação da informação para fornecer suporte a uma navegação efetiva – atingindo o objetivo de pesquisa

Questões para pensar! Em quais modelos conceituais estão baseadas as seguintes aplicações? Um videogame playstation ou para o computador de um jogo de corrida de carros? O ambiente Windows? Um navegador Web?

Modelos Conceituais baseados em objetos Baseados em objetos ou artefatos, como ferramentas, livros ... Mais específicos; Analogia ao mundo físico; Ex.: planilha – baseada em livro caixa, portais web, área de trabalho do windows, mac, linux

considerações O melhor modelo a ser utilizado dependerá da aplicação, natureza da atividade Modelos híbridos Compras web, windows... Metáforas de interface – similaridade com o modelo baseado em objetos As planilhas e engine Combinam modelos conceituais familiares com novos conceitos Exercício: pense na barra de rolagem como metáfora, que conceitos ela combina? E a barra de ferramentas? E um portal web?