CONTROLE DE PERDAS REFLEXÃO SOBRE MELHORIAS. PROGRAMAÇÃO – 1ª Parte 1. Evolução dos Conceitos Básicos; 2. Atividades Setoriais e suas Inter-relações;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Administração de Compras
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Disciplina: Sistema de Água
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
PANORAMA GERAL DO GEOPROCESSAMENTO NA EMBASA
Fundamentos de Administração
Sistema Integrado para Gestão Portuária
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
Projeto: Capacitação em GP
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Centro de Controle Operacional
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Sistemas de Abastecimento de Água:
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO
FUNÇÃO MANUTENÇÃO NA EMPRESA.
alguns aspectos gerais
Gestão de Meios de Hospedagem
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
Iniciando na logística empresarial
Brasília, 25 de setembro de 2007 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA.
Plano de Investimento de Água
CONTABILIDADE GERENCIAL
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Investimentos e o Novo Marco Regulatório.
Titulo da apresentação Atualização: 08/11/2008 SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS: PRAIAS - BALEIA/SAHY Superintendência Litoral Norte - RN.
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Equipe Prof. Henrique Freitas
Itatiba: Cidade + Inteligente
Técnico Contabilidade
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
TECNOLOgIA DA INFORMAÇÃO
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
PREVENÇÃO DE PERDAS A prevenção de perdas é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir ou minimizar os prejuízos que uma empresa pode sofrer ao longo.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Funcionalidades do Gerenciamento da Manutenção
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Evolução Histórica Pré-História
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO GESTÃO DE CUSTOS RENATO TOGNERE FERRON.
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
AO62 - ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE MATRIZ TARIFÁRIA PARA O MUNICÍPIO DE RIO RUFINO – SC.
REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS Autor: Denis Augusto Mathias Coautor: Daniel Manzi.
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Daniel.
METODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Custos de ciclo de vida  Os custos de ciclo de vida (CCV) são os custos que um produto causará à unidade contratante.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Implantação de Sistema Integrado de Macromedição e Pitometria (SIMP)
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Hidrometração Individualizada
Ferramentas de Transferência de Informação Concessionária-Agência e Geração de Indicadores de Qualidade 1º ENARMIS – 12 e 13 de novembro de 2015 Florianópolis.
1 Apresentação de Resultados 2T15 São Paulo, 31 de Julho de 2015.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

CONTROLE DE PERDAS REFLEXÃO SOBRE MELHORIAS

PROGRAMAÇÃO – 1ª Parte 1. Evolução dos Conceitos Básicos; 2. Atividades Setoriais e suas Inter-relações; 3. Análise do Estado Atual; 4. Dinâmica do Fluxo Principal; 5. Metas & Objetivos Iniciais

1. Conceitos Básicos – Parte 1/2 Parâmetros de Controle nos Anos 30-50: Parâmetros de Controle nos Anos 30-50: > Qualidade da Água Potável = Aspecto, Odor e Coliformes > Qualidade da Água Potável = Aspecto, Odor e Coliformes (Filtro de Areia era suficiente para qualificar a Água da Rede e / ou Água de Poço ; Água de Cisterna era mais comum) > Controle de Fluxos em Tanques = Válvulas de Bóia > Controle de Fluxos em Tanques = Válvulas de Bóia > Comando de Bombas = Pressão Máxima e Pressão Mínima > Comando de Bombas = Pressão Máxima e Pressão Mínima > Amostragem = Isolada ou Composta ( Proporcional à Vazão ) > Amostragem = Isolada ou Composta ( Proporcional à Vazão ) Parâmetros Atuais: > Qualidade da Água: 180 Parâmetros (EUA: 220) > Qualidade da Água: 180 Parâmetros (EUA: 220) > Controle em Linhas: Vazão e Pressão > Controle em Linhas: Vazão e Pressão > Comando de Bombas: Inversor de Freqüência, Pressão e Fluxo Afluentes Ajustados e Transientes Administrados > Comando de Bombas: Inversor de Freqüência, Pressão e Fluxo Afluentes Ajustados e Transientes Administrados > Tipos de Controle Operacional: Automático e Remoto (On-Line) > Tipos de Controle Operacional: Automático e Remoto (On-Line)

1. Conceitos Básicos – Parte 2/2 Ampliação do Sistema: Ampliação do Sistema: Anos 70-80: “ Aum e n t a r a Pressão na Rede” Anos 70-80: “ Aum e n t a r a Pressão na Rede” Atualmente: “ Atualmente: “ R e d u z i r ao Máximo a Pressão na Rede” Controle Ambiental: Controle Ambiental: Antigamente: “ Coisa de País Rico, que não tem mais onde Gastar “ Antigamente: “ Coisa de País Rico, que não tem mais onde Gastar “

2. Atividades Setoriais – Parte 1/4 Manutenção: Manutenção: Garantir o Adequado Estado dos Componentes de Produção e do Patrimônio em Geral Garantir o Adequado Estado dos Componentes de Produção e do Patrimônio em Geral Exercer Corretamente as Ações Emergenciais, Programadas e Preditivas Exercer Corretamente as Ações Emergenciais, Programadas e Preditivas Controlar Estoques de Materiais, Acessórios e Insumos Controlar Estoques de Materiais, Acessórios e Insumos Executar Internamente a Maior Quantidade de Reparos Possível Executar Internamente a Maior Quantidade de Reparos Possível Contabilizar suas Atividades Contabilizar suas Atividades Operação: Operação: Otimizar o Uso dos Componentes de Produção e de Distribuição Otimizar o Uso dos Componentes de Produção e de Distribuição Manter Cadastros Atualizados Manter Cadastros Atualizados Manter o Controle da Produção de Acordo com o Planejamento Imposto Manter o Controle da Produção de Acordo com o Planejamento Imposto Contabilizar suas Atividades Contabilizar suas Atividades

2. Atividades Setoriais – Parte 2/4 Atendimento Interno e Externo: Atendimento Interno e Externo: Formalizar cada Solicitação de Usuário Formalizar cada Solicitação de Usuário Acompanhar a Execução dos Eventos Solicitados Acompanhar a Execução dos Eventos Solicitados Executar Estatística das Solicitações Executar Estatística das Solicitações Área Comercial: Área Comercial: Preparar Relatórios Detalhados envolvendo Receitas e Despesas Preparar Relatórios Detalhados envolvendo Receitas e Despesas Promover o Uso Racional entre os Usuários Promover o Uso Racional entre os Usuários Responsabilidade pela Imagem Externa da Empresa Responsabilidade pela Imagem Externa da Empresa Participar no Planejamento e Programação das Atividades Internas e Acompanhar Investimentos Associados Previstos Participar no Planejamento e Programação das Atividades Internas e Acompanhar Investimentos Associados Previstos

2. Atividades Setoriais – Parte 3/4 Planejamento: Planejamento: Ter Definidas as Características Operacionais dos Componentes Instalados e Registrar seus Desempenhos Ter Definidas as Características Operacionais dos Componentes Instalados e Registrar seus Desempenhos Ter Pleno Conhecimento das Deficiências do SAA face ao Projeto Original e Possibilidades de Melhoria Ter Pleno Conhecimento das Deficiências do SAA face ao Projeto Original e Possibilidades de Melhoria Acompanhar a Evolução da Demanda e da Oferta Acompanhar a Evolução da Demanda e da Oferta Prever as Obras de Expansão e Promover Antecipadamente os Cronogramas de Implantação, dentro das Possibilidades Econômicas e Financeiras da Empresa Prever as Obras de Expansão e Promover Antecipadamente os Cronogramas de Implantação, dentro das Possibilidades Econômicas e Financeiras da Empresa Identificar Evoluções Tecnológicas e Promover a Qualificação do Pessoal Interno Identificar Evoluções Tecnológicas e Promover a Qualificação do Pessoal Interno Ter identificadas as Interferência s de Aspectos Legais Ter identificadas as Interferência s de Aspectos Legais

2. Atividades Setoriais – Parte 4/4 Gerenciamento: Gerenciamento: Entendimento Claro do Inter-Relacionamento das Atividades Internas Entendimento Claro do Inter-Relacionamento das Atividades Internas Promover a Integração dos Setores / Departamentos Promover a Integração dos Setores / Departamentos Responsabilidade sobre a Administração Global e Contabilidade Fiscal da Empresa Responsabilidade sobre a Administração Global e Contabilidade Fiscal da Empresa Análise de Riscos e de Redução de Produtividade Análise de Riscos e de Redução de Produtividade Transformar a Concessão em Empresa Dinâmica com Melhorias Significativas e Constantes. Transformar a Concessão em Empresa Dinâmica com Melhorias Significativas e Constantes.

3. SITUAÇÃO “Ano 2.006”- ATENDIMENTO População : População :  População do Município : Habitantes  População Atendida pelo SAA : Habitantes  População Atendida pelo SES : Habitantes Economias / Ligações Ativas: Economias / Ligações Ativas:  SAA : / unidades  SES : / unidades

3. SITUAÇÃO “Ano 2006” - VOLUMES e REDES Volumes (1.000 m 3 /ano): Volumes (1.000 m 3 /ano): Produzido : (Água) Produzido : (Água) Importado : (Água) Importado : (Água) Faturado : (Água) Faturado : (Água) Coletado : (Esgotos) Coletado : (Esgotos) Tratado : (Esgotos) Tratado : (Esgotos) Redes: Redes: SAA : km (20,6 m / Ligação) SAA : km (20,6 m / Ligação) SES : 510 km (7,3 m / Ligação) SES : 510 km (7,3 m / Ligação)

3. SITUAÇÃO “2006” - CONFIABILIDADE e CUSTOS Intermitência: 36 horas / ano para economias Intermitência: 36 horas / ano para economias Paralisações: 54 horas / ano para economias Paralisações: 54 horas / ano para economias Reclamações: unidades / ano com 450 horas de Reclamações: unidades / ano com 450 horas de trabalho / ano trabalho / ano Despesas : 1,93 R$ / m 3 (Totais) e 1,45 R$ / m 3 (Exploração) Despesas : 1,93 R$ / m 3 (Totais) e 1,45 R$ / m 3 (Exploração) Tarifas: 1,76 R$ / m 3 (Água) e 1,21 /R$ / m 3 (Esgotos) Tarifas: 1,76 R$ / m 3 (Água) e 1,21 /R$ / m 3 (Esgotos) Perdas: Perdas: Por Conexão : 612,2 Litros / ligação / dia Por Conexão : 612,2 Litros / ligação / dia Por Economia : 520,0 Litros / economia equivalente / dia Por Economia : 520,0 Litros / economia equivalente / dia Por Extensão : 29,02 m 3 / km / dia Por Extensão : 29,02 m 3 / km / dia Na Distribuição: 56,26% Na Distribuição: 56,26%

3. SITUAÇÃO “2006” – RECEITAS e DESPESAS Arrecadação Total : 49, R$ / ano (100,0%) Arrecadação Total : 49, R$ / ano (100,0%) Contas a Receber : 9, R$ / ano (18,7%) Contas a Receber : 9, R$ / ano (18,7%) Receita Direta de Água : 26, R$ / ano (53,4%) Receita Direta de Água : 26, R$ / ano (53,4%) Receita Direta de Esgotos : 15, R$ / ano (31,2%) Receita Direta de Esgotos : 15, R$ / ano (31,2%) Despesas: Despesas: > Pessoal : 10, R$ / ano (21,4%) > Pessoal : 10, R$ / ano (21,4%) > Importação de Água : 17, R$ / ano (36,4%) > Importação de Água : 17, R$ / ano (36,4%) > Terceiros : 5, R$ / ano ( 10,4%) > Terceiros : 5, R$ / ano ( 10,4%) > P. Químicos & Energ. Elétrica: 3, R$ / ano (5,6%)

4. PERDAS & DESPERDÍCIOS TÍPICOS por Componentes do SAA Sistema Físico de Produção e Distribuição: Sistema Físico de Produção e Distribuição: Tratamento sem Reuso: 3 a 10% Tratamento sem Reuso: 3 a 10% Tratamento com Reuso: 0,1 a 0,2% Tratamento com Reuso: 0,1 a 0,2% Adutoras: 2 a 3% Adutoras: 2 a 3% Redes de Distribuição: 30 a 60% Redes de Distribuição: 30 a 60% Reservatórios e Elevatórias: até 15% Reservatórios e Elevatórias: até 15% Macro-medição e Hidrômetros: até 15% Macro-medição e Hidrômetros: até 15% Usuários e Unidades de Apoio: Usuários e Unidades de Apoio: Contas Atrasadas: até 20% (Descontos na Tarifa: ?) Contas Atrasadas: até 20% (Descontos na Tarifa: ?) Estoques Deficientes: até 5% Estoques Deficientes: até 5% Perdas no Valor Patrimonial: ? Perdas no Valor Patrimonial: ? Oportunidades de Expansão: ? Oportunidades de Expansão: ?

4. VISUALIZANDO O FLUXO DA ÁGUA VOLUMES: VOLUMES: Volume de Reservação : V Volume de Reservação : V Volume Consumido Médio : Vm => Qmd Volume Consumido Médio : Vm => Qmd Volume Consumido Máximo : Vmáx => Qmáxd = Qmd x 1,2 K 1 = 1,2 Volume Consumido Máximo : Vmáx => Qmáxd = Qmd x 1,2 K 1 = 1,2 Volume Consumido Mínimo : Vmín => Qmínd = Qmd x 0,8 Volume Consumido Mínimo : Vmín => Qmínd = Qmd x 0,8 VAZÕES: VAZÕES: Vazão Média Diária : Qmd Vazão Média Diária : Qmd Vazão Máxima Diária : Qmáxd = Qmd x 1,2 K 1 = 1,2 Vazão Máxima Diária : Qmáxd = Qmd x 1,2 K 1 = 1,2 Vazão Máxima Horária : Qmáxh = Qmáxd x 1,5 K 2 = 1,5 Vazão Máxima Horária : Qmáxh = Qmáxd x 1,5 K 2 = 1,5 ; Qmáxh = Qmd x 1,2 x 1,5 = Qmd x 1,8 K 1 x K 2 = 1,8 ; Qmáxh = Qmd x 1,2 x 1,5 = Qmd x 1,8 K 1 x K 2 = 1,8

4. CICLO DOS CONSUMOS DIÁRIOS

4. VARIAÇÃO DA VAZÃO AO LONGO DO DIA ( Vazão Horária)

4. FLUTUAÇÃO DE NÍVEL EM RESERVATÓRIOS

5. CARACTERIZAÇÃO DAS PERDAS E SUAS CAUSAS PERDAS FISICAS PERDAS FISICAS - Vazamentos no Sistema de Distribuição - Necessidades no Tratamento (Descarte de Lodo Decantado; das Águas Advindas da Lavagem dos Filtros, e outros), sem Reuso - Descargas Operacionais na Distribuição REDUÇÃO DAS PERDAS FISICAS = REDUÇÃO DAS PERDAS FISICAS = Custos de Produção Oferta sem Expansão do Sistema Existente

5. CARACTERIZAÇÃO DAS PERDAS E SUAS CAUSAS PERDAS NÃO FISICAS OU APARENTES PERDAS NÃO FISICAS OU APARENTES - LIGAÇÃO CLANDESTINA OU NÃO CADASTRADA - HIDRÔMETROS PARADOS OU SUBMETIDOS A FRAUDES - HIDRÔMETROS INCLINADOS - MACROMEDIDORES (1-4%) HIDRÔMETROS (7-9%) NORMAIS REDUÇÃO DAS PERDAS NÃO FISICAS => Receita Tarifária