OFICINA DE CRIATIVIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Como a Criança Pequena se Desenvolve
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação Ambiental.
Afinal, o que é Planejamento?
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Educação Ambiental.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
A Importância da Educação Continuada
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Webquest.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A relação Professor/ Aluno
O aluno elaborando conceitos
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Aprendendo a Dança da Vida
Professor Dr. Renato Vaz
vídeo
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE CRIATIVIDADE

OFICINA DE CRIATIVIDADE E O SAP Oficina de Criatividade é uma modalidade que está inserida no Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP). Características do SAP: Atendimento emergencial, breve e focalizado na demanda do momento.

O QUE É E COMO FAZÊ-LA? Oficina de criatividade é: uma modalidade de atendimento psicológico que busca através das experiências pessoais ou coletivas, utilizando-se de recursos expressivos, explorar os materiais e recursos psíquicos dos participantes tendo a finalidade de proporcionar o crescimento e a evolução da experiência vivida por este sujeito. Finalidades: Facilitar, motivar e amplificar a participação de grupos; espaço de elaboração para experiência pessoal e coletiva.

O QUE É E COMO FAZÊ-LA? Práticas: um espaço onde é possível a representação e expressão da arte e a elaboração de produtos eficazes e criativos. O oficineiro: Pessoa que coordena e organiza o trabalho. Este não deve-se colocar como especialista, mas como facilitador, como aquele que ouve empaticamente. Planejamento: É a construção dos grupos; escolha do tema que seja o mais adequado às necessidades deste grupo; determinação dos recursos e divulgação.

LOCAL E TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA O ambiente dos encontros: ambiente deve ser amplo, ventilado e confortável; O oficineiro estabelece os requisitos mais adequados para sua realização. Estrutura da Oficina é composta de três etapas: Aquecimento, realização do trabalho e fechamento.

RECURSOS E MATERIAIS O oficineiro necessita planejar as atividades que serão realizadas bem como os materiais que serão utilizados para a descoberta e ampliação da criatividade.

A OFICINA DE CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Foi implantada uma oficina de criatividade a pedido dos professores de uma escola pública do ensino fundamental.

MOTIVOS DA OFICINA DE CRIATIVIDADE Desgastes e desesperos dos profissionais frente as salas superlotados Alunos indisciplinados. A sensação de impotência destes educadores.

QUEIXAS DA ESCOLA Os alunos desmotivados e displicentes. Professores exauridos e desmotivados.

DIFERENÇA ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR PROFESSOR: é um profissional reprodutista, despojado de crítica, ensinando o aluno apenas reproduzir o que ouve e vê. EDUCADOR: se preocupa com a construção do conhecimento; ensina o aluno a pensar e refletir por si mesmo.

O PENSAMENTO PRÁTICO CONHECIMENTO DA AÇÃO: remete ao conhecimento sobre aquele assunto, à capacidade de “saber fazer” aplicada àquela situação prática.

O PENSAMENTO PRÁTICO REFLEXÃO NA AÇÃO: remete à capacidade de refletir livremente sobre uma dada situação prática. RELEXÃO SOBRE A AÇÃO: remete uma segunda reflexão que o indivíduo realiza de forma crítica sobre a própria ação formulada durante o conceito anterior.

Um educador com capacidade reflexiva desenvolvida e a par da importância de suas vivências e das de seus alunos no processo educativo, torna-se capaz de estimular crianças a serem reflexivas, críticas e autônomas, formando uma geração consciente e capaz.

PROCESSO DE IDENTIDADE DOS PROFESSORES ADESÃO: estão sempre aderindo a princípios e valores. AÇÃO: escolhe as melhores maneiras de agir, as decisões se baseiam no foro profissional e no foro pessoal. AUTOCONSCIÊNCIA: para ele, tudo se decide no processo de reflexão que o professor leva em consideração sobre a sua própria ação.

COMO PODEMOS ESTIMULAR OS EDUCADORES JÁ FORMADOS E ABATIDOS? Um dos recursos é a Oficina de Criatividade.

A PROPOSTA DA OFICINA DE CRIATIVIDADE É de promover a sensibilização, o crescimento e o autoconhecimento de seus participantes, através de um contato profundo consigo mesmo e com o outro, dando-lhes a oportunidade de tomar conhecimento de sua interioridade, vivências e de seu modo de ser-no-mundo.

OFICINA DE CRIATIVIDADE Oficina de criatividade utiliza-se tanto de atividades com recursos expressivos direcionadas a um problema, quanto da interação do grupo na forma de discussões. A oficina de criatividade distingue-se da psicoterapia, como forma de atendimento, pois, na oficina não cabe ao psicólogo fazer interpretações dos conteúdos que emergem no indivíduo ou no grupo.

OFICINA DE CRIATIVIDADE A escolha de recursos expressivos nas atividades de Oficina de Criatividade deve-se a possibilidade que as pessoas encontram de expressar afetos, sentimentos e vivências usando meios artísticos. A colagem, pintura, modelagem, o canto, a dança e a poesia dão ao indivíduo a oportunidade de comunicar algo de um modo diferente do convencional.

OFICINA DE CRIATIVIDADE A decisão sobre as atividades cabe ao psicólogo(s) responsáveis pela oficina, a partir da demandas e em conjunto com participantes ou a instituição da qual estes fazem parte. A Oficina pretende atuar como um espaço onde o educador sinta-se capaz, respeitado e seguro para se expressar.

AS OFICINAS REALIZADAS NA ESCOLA MÉDIA 25 PROFESSORES: foram divididos em dois grupos menores. Os responsáveis destes grupos foram estagiários do curso de Psicologia. RESISTÊNCIA DO GRUPO: algumas professoras, não prestavam atenção na atividade, conversavam e riam.

MOMENTOS PRINCIPAIS Conhecimento do grupo: aquecimento dos participante e tomada de contato com os problemas. Reação: foi marcada por movimentos mais passionais e agressivos. Reflexão: A própria aparência do grupo havia se transformado. Pessoas mais engajadas, mais despertas e dispostas a enfrentar conflitos de forma madura e assertiva.

UMA OFICINA DE CRIATIVIDADE QUE OBJETIVA A INCLUSÃO DAS PARTES ENVOLVIDAS EM TODO UM CENÁRIO DE APRENDIZADO ATESTA O SENTIMENTO GENUÍNO DE QUE SE PODE MUDAR PARADIGMAS, MESMO QUE A LONGO PRAZO.

FIM