Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
ARQUEOLOGIA.
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Disciplina: Prática Profissional II
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A PRÉ-HISTÓRIA.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
Equipe responsável pela produção
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
PROJETO DA PRÉ-HISTÓRIA
Por que o jornal na escola?
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Conscientização sobre a importância do SARESP
Conteúdos: Sondagem Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
Periodização da História
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome dos Educopedistas produtores da aula: Danielle Linhares Frieb (1ª versão) e Marcelo Duarte de Almeida (2ª versão) Nome da Educopedista validadora da aula: Jéssica de Queiroz Bretas Nome da Educopedista coordenadora da disciplina: Natália Peixoto B. de Souza Disciplina Ano Aula número História 6º 3 Tema da Aula Digital A vida em sociedade: as relações sociais, regras e valores; a vida cotidiana

Competências e Habilidades envolvidas: PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas: compreender que a relação do homem com a natureza foi fundamental para a construção da vida em sociedade; entender que as relações do homem em sociedade fazem parte da construção da História; perceber a importância do estabelecimento de regras e valores para a construção da vida em sociedade; identificar o Oriente Antigo como destaque na formação das primeiras sociedades complexas. Referencial Teórico FOLEY, Robert. Os humanos antes da humanidade: uma perspectiva evolucionista. São Paulo: UNESP, 2003.

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

ATIVIDADE 1: Relembrando Vamos relembrar o que você aprendeu na última aula? Clique no link abaixo, explore o site e depois responda a pergunta abaixo. Que forma de contagem do tempo é mostrada nas imagens?

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Deixe os alunos explorarem o site para responderem ao questionamento sobre a aula anterior, qual seja, que forma de contagem do tempo é apresentada pelas imagens. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize o site abaixo para relembrar questões da aula anterior: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=1877 Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

ATIVIDADE 2: Apresentação inicial Nesta aula, você vai entender que as relações dos seres humanos em sociedade fazem parte da construção da História. Ao final, você deverá: Bons estudos! perceber a importância do estabelecimento de regras para a construção da vida em sociedade; identificar o Oriente Antigo como lugar de destaque na formação das primeiras sociedades complexas.

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, estimule, a partir de um trabalho oral, o aluno a fazer um exame das habilidades e competências que ele desenvolverá a partir do estudo em questão. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

Atividade 3: Pergunta-desafio Em sociedade, os seres humanos se relacionam uns com os outros. O que significa “viver em sociedade” para você? Observe com atenção as pistas, clicando nos ícones abaixo e tente descobrir. Ainda não consegue responder? Não se preocupe! Durante a aula, você ficará sabendo mais sobre esse assunto e, ao final, poderá responder a essa questão!

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nessa atividade os alunos são apresentados à pergunta desafio, o que possibilita um momento de formulação de hipóteses por parte dos mesmos. http://4.bp.blogspot.com/-h9Y_LHW2TuY/TlsFp3lY6EI/AAAAAAAACRg/LbWM_7NKRhU/s1600/REVOLU%257E1.JPG http://2.bp.blogspot.com/-HCiOxVgou_w/TqPn74u-mcI/AAAAAAAAAbo/H7OExH4PpqI/s400/neolitico-.jpg Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Deixe os alunos observarem as imagens livremente e pensarem sobre o tema da aula, através da pergunta-desafio. Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

Atividade 4: Por que isso é importante? Tudo isso é importante para você compreender: o significado das regras e valores para a construção da vida em sociedade; a história da formação das primeira sociedades humanas mais complexas.

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá propor a questão-desafio, instigando os alunos a formularem hipóteses. Mesmo que essas não sejam historicamente corretas, valorize a lógica na qual se baseia o raciocínio do aluno. Mostre aos alunos que, ao final da aula, eles serão capazes de resolver a questão proposta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 3 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Antes de iniciar o conteúdo da aula, vamos ver o que você já sabe sobre o assunto: 1 – Qual o tipo mais antigo de organização social? (a) Comunal ou tribal. (b) Organização social complexa. (c) Organização social simples ou comum. (d) Hierárquica.

ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 2 – O Homem começou a organizar-se em comunidades no período: (a) Paleolítico.   (b) Idade da Pedra Lascada. (c) Neolítico.   (d) Idade dos Metais.

ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 3 – O que contribuiu para o surgimento das primeiras comunidades? (a) O desenvolvimento da arte cerâmica. (b) O fato do homem ainda ser nômade. (c) O desenvolvimento da caça e da pesca. (d) O desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, servindo-se deste objeto de aprendizagem como um instrumento de sondagem do conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo a ser desenvolvido. O Educoquiz é um teste composto de três questões de múltipla-escolha, com quatro alternativas cada, possuindo ainda feedbacks corretivos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Gabarito das questões: 1 – A, 2 – C, 3 – D. Feedback das questões: Questão 1 – (a) Exatamente. O tipo mais primitivo de organização social que se conhece é a ordem comunal ou tribal, em que os indivíduos viveram juntos para garantir a sobrevivência de todos. (b) Eram sociedades mais simples. (c) Os nomes não estão corretos. (d) Não, isso aconteceu em um momento posterior. Questão 2 – (a) Não, foi posterior a este período. (b) Não, foi no período posterior. (c) Exatamente, foi no período chamado Neolítico ou Idade da Pedra Polida, que se deu o desenvolvimento das primeiras comunidades. (d) Não, foi no período anterior. Questão 3 – (a) O desenvolvimento da cerâmica não contribuiu, apenas fez parte do processo. (b) O homem deveria fixar-se nos locais para construir uma comunidade. (c) Não, isso foi no Paleolítico, o período anterior ao Neolítico. (d) Com o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade (sem moradia fixa) para tornar-se sedentário (com moradia fixa), contribuindo para a formação . Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

ATIVIDADE 6: Momento de reflexão Por volta de 4.000 anos atrás, os seres humanos passaram a se organizar em pequenos grupos, e esses grupos, que antes viviam em constante migração de uma região para outra, passaram a viver em locais fixos e a se constituírem em sociedade. O que a imagem acima procura mostrar? Na sua opinião, como os seres humanos começaram a se organizar em sociedade?

Atividade 6: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade busca fazer os alunos refletirem sobre a organização das primeiras sociedades humanas. Professor, deixe os alunos observarem a imagem e promova um momento de reflexão sobre o tema da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Apenas observar a imagem e trabalhar com o questionamento da atividade. http://1.bp.blogspot.com/_CvXmC8e_n8M/TP-tCi5C8-I/AAAAAAAAAHk/GNjIrt3AhrI/s1600/000564051.jpg Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

Atividade 7: O que é sociedade? A sociedade sofreu um processo gradual de transformação ao longo do tempo. O tipo mais primitivo de organização social que se conhece é a ordem comunal ou tribal, em que os indivíduos viveram juntos para garantir a sobrevivência de todos. Mas, você sabe o que é sociedade? Clique no ícone abaixo e depois leia os dois primeiros parágrafos do site e descubra.

Atividade 7: O que é sociedade? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, acesse o site Cola da Web e trabalhe o conceito de sociedade com a turma, promovendo uma discussão sobre a tema da atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um link para acesso ao site. Explore-o com os alunos e esclareça possíveis dúvidas. Utilize somente os dois primeiro parágrafos do texto. http://www.coladaweb.com/sociologia/sociedade Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

Atividade 8: Neolítico: quando tudo começou… Foi no período chamado Neolítico ou Idade da Pedra Polida, que se deu o desenvolvimento das primeiras sociedades humanas. Clique no ícone abaixo e conheça mais sobre esse importante período da Pré-história. Compartilhe agora com seus colegas o que mais chamou sua atenção no texto que você leu. Depois, escreva no editor de texto as principais características do Neolítico.

Atividade 8: Neolítico: quando tudo começou… Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, os alunos deverão reconhecer as principais características do período Neolítico. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Deixe os alunos acessarem o site e promova uma discussão sobre o assunto. http://www.suapesquisa.com/pesquisa/neolitico.htm Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

Atividade 9: O Sedentarismo Com o desenvolvimento da agricultura e da domesticação dos animais, o homem deixa de ser NÔMADE e passa a ser SEDENTÁRIO, deixando as relações sociais mais complexas. Vivendo em comunidade e dividindo tarefas, o homem atendia às suas necessidades básicas, como a alimentação e a segurança. Você sabe a diferença entre NÔMADE e SEDENTÁRIO? Clique nos ícones abaixo e descubra. Crie agora, num editor de texto, um título para cada uma dessas gravuras.

Atividade 9: O sedentarismo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, os alunos deverão julgar algumas informações sobre sedentarismo, a partir da observação de duas imagens. Professor, exponha para os alunos as principais diferenças entre nomadismo e sedentarismo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Deixe os alunos observarem as imagens: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTqZWcaU8O4k3LQK8Kt31zF9LUwbnqYn9D524N4JhSyunHLLwe7 http://2.bp.blogspot.com/-hsAQ4fgvpUo/T7uaAsRF9aI/AAAAAAAAAi4/mPAhKAYl_V8/s400/nomades.jpg Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

ATIVIDADE 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo. 1 – O que é sociedade? (a) Podemos chamar de sociedade somente o núcleo familiar. (b) Sociedade é uma reunião de homens. (c) Podemos chamar de sociedade toda organização com um único líder. (d) É o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais.

ATIVIDADE 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 2 – Considere a afirmação abaixo: “Quando o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário, as relações sociais foram ganhando maior complexidade.” Qual é a diferença entre nômade e sedentário? (a) Nômade: não possui moradia fixa; sedentário: possui moradia fixa. (b) Nômade: possui moradia fixa; sedentário: não possui moradia fixa. (c) Não existe diferença entre o significado dessas duas palavras. (d) Podemos dizer que o homem era nômade no Neolítico e sedentário no Paleolítico.

ATIVIDADE 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 3 – As primeiras sociedades surgiram: (a) quando o homem ainda era nômade. (b) com o desenvolvimento da caça e da pesca. (c) com o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. (d) com o desenvolvimento da arte cerâmica e da escrita.

ATIVIDADE 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 4 – Em que período da pré-história, o homem começou a organizar-se em sociedades? (a) Paleolítico. (b) Idade da Pedra Lascada. (c) Neolítico. (d) Idade dos Metais.

Atividade 10: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, servindo-se deste objeto de aprendizagem como um instrumento de sondagem do conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo a ser desenvolvido. Esse Educoquiz é composto de quatro questões de múltipla-escolha, com quatro alternativas cada, possuindo ainda feedbacks corretivos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Gabarito das questões: 1 – D, 2 – A, 3 – C, 4 – C. Feedback das questões: Questão 1 – (a) Não é somente o núcleo familiar. (b) Não é somente uma reunião de homens. (c) A sociedade envolve muitas outras características. (d) Isso mesmo, a sociedade envolve todas essas relações. Questão 2 – (a) Isso mesmo, é exatamente essa a diferença. (b) É exatamente o contrário. (c) Existe uma grande diferença. (d) O homem era nômade no paleolítico e sedentário no neolítico. Questão 3 – (a) Quando era nômade, o homem vivia deslocando-se com seu grupo. (b) Isso foi ainda no Paleolítico, quando o homem era nômade. (c) Isso mesmo, tudo isso contribuiu para o surgimento das primeiras comunidades. (d) Esse acontecimento apenas fez parte desse processo. Questão 4 – (a) Foi em um período posterior. (b) Foi posterior ao período Paleolítico. (c) Isso mesmo, foi no período chamado Neolítico ou Idade da Pedra Polida, que se deu o desenvolvimento das primeiras comunidades. (d) Não, foi no período anterior. Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser feita em duplas.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES 11 a 14 Checagem ATIVIDADE 15

Atividade 11: A vida em comunidade No Neolítico, também iniciou-se a construção de casas permanentes, fabricação de vasos e móveis, e a organização dos requisitos básicos para uma vida nas comunidades aldeãs. Catal Huyuk foi um assentamento neolítico muito grande em Anatólia (Turquia). Clique no ícone abaixo e assista ao vídeo sobre esse antigo assentamento neolítico. O que mais chamou sua atenção no vídeo? Você saberia dizer como a comunidade de Catal Huyuk se organizava?

Atividade 11: A vida em comunidade Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade busca fazer os alunos refletirem sobre o início da vida em comunidade no período neolítico, destacando a organização social na antiga aldeia de Catal Huyuk. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo encontra-se editado em espanhol mas é de fácil compreensão. Professor, explore com seus alunos as imagens do assentamento neolítico de Catal Huyuk. http://www.youtube.com/watch?v=KAr2CNAsMuI&feature=related Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

Atividade 12: O Oriente Antigo Como você viu, as primeiras comunidades fixaram-se perto de rios, pois assim poderiam suprir as necessidades básicas, além de irrigar o solo para o plantio. As sociedades do Oriente Antigo localizadas no Egito e na Mesopotâmia merecem atenção especial. A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização ocidental. Clique no ícone abaixo e conheça um pouco mais sobre essa importante sociedade.

Atividade 12: O Oriente Antigo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, os alunos deverão conhecer as sociedades ao sul da Mesopotâmia, identificando suas principais características. Professor, você poderá também discorrer nessa atividade sobre os conceitos de nomadismo e sedentarismo estudados anteriormente. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um link para acesso a um vídeo sobre a Mesopotâmia. https://www.youtube.com/watch?v=1hL4SvMxpWw&feature=youtu.be Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Atividade coletiva ou individual.

Atividade 13: Regras e Valores… A vida em sociedade requer o estabelecimento de regras e limites. Uma das leis mais antigas criadas pelo homem foi o Código de Hamurábi. Clique nos ícones abaixo e descubra mais informações sobre o Código de Hamurábi. Na sua opinião, o Código de Hamurábi garantia a todas as pessoas direitos iguais?

Atividade 13: Regras e valores Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, os alunos irão conhecer alguns aspectos relacionados ao Código de Hamurábi. Veja com os alunos o vídeo produzido pelo Professor Carlos durante uma visita ao museu do Louvre, em Paris. Leia também as informações sobre o Código de Hamurábi e pergunte a opinião dos alunos sobre o mesmo. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância de se criar regras para a vida em sociedade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Pesquisa no site: http://www.suapesquisa.com/mesopotamia/codigo_hamurabi.htm https://www.youtube.com/watch?v=yno0VtC11Wk Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Organizar a sala em grupos de discussão ou individualmente.

ATIVIDADE 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Teste seus conhecimentos respondendo as perguntas abaixo. 1 – Sobre o Neolítico podemos afirmar: que iniciou-se com a construção de casas permanentes, fabricação de vasos e móveis, e a organização dos requisitos básicos para uma vida nas comunidades aldeãs. (b) que o homem passou a ser nômade, permitindo a formação das primeiras comunidades. (c) que o homem deixou de ser sedentário, vivendo de caça e pesca. (d) que o homem passa a fabricar ferramentas de metal.

ATIVIDADE 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 2 – Catal Huyuk foi: (a) um assentamento neolítico muito grande em Anatólia (Turquia). (b) uma comunidade que surgiu no período Paleolítico. (c) um assentamento paleolítico localizado na atual Turquia. (d) considerado o berço da civilização ocidental.

ATIVIDADE 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 3 – Uma das características das primeiras comunidades é: (a) o nomadismo. (b) a prática da agricultura que acabou promovendo a sedentarização dos povos. (c) a prática da caça e da pesca. (d) a confecção de armas de metal. .

ATIVIDADE 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 4 – Por que as primeiras comunidades fixaram-se perto de rios e lagos? (a) Para poder praticar o comércio com outros povos. (b) Para poder comunicar-se com outros povos. (c) Para suprir as necessidades básicas, além de irrigar o solo para o plantio. (d) Não existe nenhum motivo específico para explicar essa escolha.

ATIVIDADE 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 5 – Sobre o Código de Hamurábi , podemos afirmar: (a) que foi o primeiro código escrito a reunir leis, criado na Mesopotâmia. (b) que foi um código usado nos templos para rituais religiosos, na Mesopotâmia. (c) que foi um código de leis sobre casamentos, na Mesopotâmia. (d) que foi um código usado no Egito Antigo.

Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, servindo-se deste objeto de aprendizagem como um instrumento de sondagem do conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo a ser desenvolvido. Esse Educoquiz é composto de quatro questões de múltipla-escolha, com quatro alternativas cada, possuindo ainda feedbacks corretivos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Gabarito das questões: 1 – A, 2 – A, 3 – B, 4 – C, 5 – A. Feedback das questões: Questão 1 – (a) Isso mesmo. Essas são características do Neolítico. (b) No período Neolítico, o homem DEIXOU, aos poucos, de ser nômade. (c) O homem deixou de ser NÔMADE (onde vivia de caça, pesca e coleta) nesse período. (d) Isso foi na Idade dos Metais, posteriormente. Questão 2 – (a) Isso mesmo. Catal Huyuk foi um assentamento neolítico. (b) Foi no período posterior ao Paleolítico. (c) Foi um assentamento NEOLÍTICO. (d) A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização ocidental. Questão 3 – (a) É o sedentarismo, onde o homem passa a fixar-se nos locais. b) Isso mesmo. Essa é uma característica das primeiras comunidades. c) Essa característica é do período anterior, o Paleolítico. d) Isso é uma característica da Idade dos Metais. Questão 4 – (a) Esse acontecimento ocorreu mais tarde. (b) Isso foi posteriormente. (c) Isso mesmo. Era necessário para a sobrevivência da comunidade. (d) As primeiras comunidades fixaram-se perto de rios e lagos, pois assim poderiam suprir as necessidades básicas. Questão 5 – (a) A vida em sociedade requer o estabelecimento de regras e limites. Uma das leis mais antigas criadas pelo homem foi o Código de Hamurábi. (b) Não era para os rituais religiosos. (c) Não era sobre casamentos. (d) Foi criado na Mesopotâmia. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser feita em duplas.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

ATIVIDADE 15: Você está sendo desafiado Qual é o desafio? Monte uma apresentação de slides em PowerPoint sobre o longo caminho percorrido pelo homem para construir uma vida em sociedade de maneira organizada. Como fazer? Você pode escolher um dos aspectos abordados nesta aula que mais tenha chamado sua atenção. Prepare a tarefa utilizando imagens e clip-art à vontade. Se desejar, faça a apresentação na companhia de um colega da sala.

Atividade 15: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade propõe um desafio através da produção de uma apresentação em PowerPoint. Os alunos deverão se posicionar sobre os conteúdos apresentados ao longo da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Uso do programa PowerPoint. Tempo de duração da atividade: 40 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser feita em dupla ou individualmente.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 16 Resumo ATIVIDADE 17 Próximo tema ATIVIDADE 18

Atividade 16: Construindo um resumo Agora que você aprendeu sobre a importância das relações estabelecida pelos seres humanos em sociedade, crie uma lista num editor de texto com as 10 palavras que mais representam todo o estudo realizado. Ao terminar, enumere essas palavras em ordem de importância de acordo com o seu aprendizado.

Atividade 16: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade propõe que os alunos criem, individualmente, um resumo sobre os conteúdos desenvolvidos na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Atividade individual.

ATIVIDADE 17 – Educossíntese Veja se você citou em sua lista ao menos 5 das palavras que aparecem nos 10 pontos destacados abaixo. Sociedade Neolítico Nômades Sedentarismo Agricultura Organização social Oriente Antigo Mesopotâmia Regras Código de Hamurábi Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com seus colegas e verifique também as anotações deles.

Atividade 17: Educosíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, os alunos farão uma autoavaliação, verificando o que acertaram no resumo. Professor, promova uma discussão sobre o resultado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não tem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Atividade coletiva com o auxílio do professor.

Atividade 18: Na próxima aula...   Como se constrói a narrativa histórica? Você verá em Contar uma história: narrativa histórica.  Até a próxima aula!

Atividade 18: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Proponha uma discussão sobre o próximo tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não tem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Atividade coletiva com o auxílio do professor.

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Utilize o quiz sobre as sociedades mesopotâmicas - http://rachacuca.com.br/quiz/69739/mesopotamia-i/ PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Uso do Caderno Pedagógico de História do 7º ano (2º bimestre). O professor poderá propor algumas questões para serem respondidas em casa, como exercício de fixação.