Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
PROJETO “GÊNEROS LITERÁRIOS”
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
Rotina na Alfabetização:
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Proposta de Intervenção Pedagógica
PROJETO DE LIBRAS.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
EMEF Nossa Senhora de Fátima
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
Projeto Brincar para Vencer
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Planejamento da Rotina Semanal
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ano 2 Unidade 1.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
PROJETO.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
Seminário de Análise e Produção Textual III
Cristiane Jonas Francisconi
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” TURMA: 2º ANO A PROFESSORA: Ludmila da Silva M. Oliveira.
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes UFRN – CCHLA – DLET PROGRAMA LETRAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A FAMÍLIA NA ESCOLA Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes Coordenadora da escola: Mycheline Santos Professora colaboradora: Joana D’arc

Ecologia da escola A escola em questão localiza-se no Bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal; Escola composta por 6 turmas no turno vespertino; Inicialmente, 4 turmas engajaram no projeto; Finalização do projeto com a participação de uma turma.

Problemas Da escola A indisciplina escolar; A rebeldia e agressividade; Violência nas brincadeiras.

Proposta de Intervenção Trabalhar a leitura e a escrita individual e colaborativa dos alunos como prática social para ampliar o letramento dos alunos; Aproximar os pais do ambiente escolar visto a importância destes no processo educativo; Trabalhar com jogos e atividades lúdicas a fim de amenizar comportamentos rebeldes.

Primeiro passo: conquista individual dos alunos Como iríamos nos relacionar com alunos que não gostassem de suas monitoras? A conquista individual dos alunos facilitaria o processo. Um dos frutos construídos pela amizade seria a promoção da mudança de comportamentos ina- dequados.

Concretização das atividades Correio da Amizade ou amizade correspondida Baseada na proposta de correspondência interescolar e interclasses de Freinet. OBJETIVO Trabalhar a escrita individual dos alunos como forma de letramento, visando ao fortalecimento dos laços afetivos na classe. DESCRIÇÃO As 6 turmas do turno vespertino receberam as caixas de correio confeccionadas pelas bolsistas Cada turma contou com um carteiro semanal responsável por distribuir as cartas trocadas entre os alunos na sala de aula.

Concretização das atividades Brincadeiras e atividades lúdicas OBJETIVOS Mostrar que o brincar e o aprender é mais prazeroso que o brigar; Estreitar dos laços de amizade. DESCRIÇÃO Trabalhos realizados na sala de aula e no pátio escolar. Brincadeiras: Quatro-cantos, Curupira, Caí no poço, Seu Frederico.

Concretização das atividades Leituras: Trabalho com o folclore: leitura das lendas Saci-Pererê e Iara e organização de mural expositivo do desenhos produzidos a partir da leitura das lendas. Trabalho com a Literatura de Cordel. Vídeos com lendas. Atividade artística: Pião

Concretização das Atividades AÇÃO DE LINGUAGEM Ofício solicitando ônibus OBJETIVO Solicitar um ônibus para uma aula de campo, que constituiu-se de uma visita ao museu do brinquedo, IFRN do cento da cidade; DESCRIÇÃO Fazer o corpo do texto, explicitando o objetivo do documento, o qual foi anexado ao ofício enviado pela escola.

Concretização das Atividades AÇÃO DE LINGUAGEM Quadro de normas OBJETIVO Escrever um quadro de normas para promover a reflexão dos alunos acerca dos comportamentos em sala de aula. DESCRIÇÃO Cada aluno escreveu, em uma cartolina, normas essenciais à boa convivência escolar. Em seguida, realizou-se a exposição do quadro de normas na parede, a fim de que os alunos observassem no cotidiano das aulas as normas deliberadas pelo grupo, as quais deveriam ser incorporadas aos comportamentos esperados deles em sala de aula.

OBRIGADA!