SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

Epidemiologia e Saneamento
24 de Setembro Dia Mundial do Coração
Gravidez de Risco Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26.
VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?
Higiene e problemas sociais
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Aptidão Física.
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Diabetes.
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Saúde Individual e Comunitária Ciências Naturais
Medidas para a promoção da saúde
O que é a doença renal crónica?
Teste de Verificação da Aprendizagem
COMO SE MEDE O ESTADO DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO?
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
DIABETES HIPERTENSÃO.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Doenças Cardiovasculares
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev
Comportamento Saudável
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Viver Melhor na Terra Saúde individual e comunitária
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Saúde Individual e Comunitária
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Mas como medir a saúde da população?
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Ciências Naturais 9.º ano
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Disciplina: Educação Ambiental
Saúde e qualidade de vida
Aptidão Física Educação Física II.
Alimentação e prevenção
Ciências Naturais – 9.o ano
Ações de promoção da saúde
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Determinantes da saúde
Prevenir as DOENÇAS CRÓNICAS UM INVESTIMENTO VITAL.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA Indicadores do Estado de Saúde de uma população

O que é a SAÚDE?

Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidade (OMS) – pág. 9 A saúde dos indivíduos depende do meio social, biológico e físico em que vivem. Prevenir a doença e promover a saúde devem ser prioridades da sociedade. O organismo humano é um sistema. A saúde do indivíduo depende da qualidade de vida, ou seja, do equilíbrio entre os fatores que constituem e influenciam esse sistema.

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida: Pressupõe a existência de saúde e a satisfação das necessidades básicas, como a alimentação, a habitação, as condições de higiene e o bem-estar, connosco, com os outros e com o ambiente. Depende de um conjunto de fatores que proporcionam ao indivíduo bem-estar físico e equilíbrio nas relações familiares, laborais e dentro da comunidade onde este se integra, permitindo assim uma vida saudável.

Estado de saúde de uma população (pág. 11) É avaliado recorrendo aos conhecimentos de várias ciências: Medicina, Matemática, Sociologia, Psicologia, Geografia.

Indicadores (pág. 11) Medidas simples que permitem avaliar o estado de saúde de uma determinada população. Categorias: (Exemplo) Indicadores de saúde (Gravidezes na adolescência), Indicadores demográficos (População residente em Ponta Delgada), Indicadores de oferta e utilização dos serviços de saúde (N.º de consultas de Planeamento familiar), Indicadores socioeconómicos (alunos matriculados no ensino básico).

Indicadores do estado de saúde de uma população Taxa de mortalidade infantil Relaciona o número de crianças que morrem no primeiro ano de vida com o número de nascimentos ocorridos no mesmo período. A taxa de mortalidade infantil diminui com o desenvolvimento das populações.

Esperança média de vida É o número de anos que um ser humano tem hipótese de viver, no momento do nascimento. A esperança média de vida aumenta com o desenvolvimento das populações.

Taxa de doenças infeto-contagiosas Relaciona o número de ocorrências de uma dada doença com o total da população em estudo. Neste indicador consideram-se dois grupos de doenças: Doenças que se podem prevenir através da vacinação (sarampo e hepatite B, …) Doenças para as quais não existe vacina (malária, SIDA, …) São infeciosas as doenças de causa microbiana, transmissíveis através de qualquer forma de contágio. Na sua prevenção são fundamentais a vacinação e a higiene.

Taxa de doenças cardiovasculares Relaciona o número de ocorrências de doenças cardiovasculares com a população em estudo (afetam o coração e/ou vasos sanguíneos e são a 1.ª causa de morte nos países desenvolvidos). Consumo de gorduras e de bebidas alcoólicas, a hipertensão arterial, o tabagismo, o stress físico e emocional, a obesidade e a diabetes são fatores de risco dessas doenças.

Taxa de obesos É o número total de obesos por cada mil habitantes. Doença caraterística dos países desenvolvidos. A percentagem de obesos acompanha o desenvolvimento económico dos países. Mas dentro dos países desenvolvidos, a obesidade é um indicador de pobreza, o que se explica pelo faco de os alimentos pobres em vitaminas, sais minerais e fibras, mas ricos em sal, gorduras e açúcar serem baratos e, portanto, de fácil acesso.

Taxa de diabéticos tipo 2 Percentagem de pessoas que apresentam uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Tipo 1 - apresentam dependência de insulina. Tipo 2 - o organismo produz ainda insulina, mas em quantidades insuficientes ou então a insulina produzida não é eficaz. Vulgarmente conhecida por pré-diabetes ou diabetes dos adultos, está diretamente relacionada com a obesidade. Nos países em desenvolvimento ocorre nos estratos populacionais mais ricos e nos países economicamente desenvolvidos ocorre nos estratos mais pobres da população, que é onde ocorre a obesidade (alimentação desequilibrada e vida sedentária).

Taxa de gravidez na adolescência e de grávidas vigiadas é calculada tendo em conta o número de adolescentes grávidas na população considerada. Estes indicadores apenas têm expressão na Europa, EUA e Canadá, porque nos restantes a gravidez precoce é um acontecimento habitual. Nos países desenvolvidos a % de gravidezes na adolescência e de grávidas não vigiadas aumenta em função da pobreza e da falta de informação.

Indicadores do estado de saúde de uma população Taxa de mortalidade infantil; Esperança média de vida; Taxa de doenças infeto-contagiosas; Taxa de doenças cardiovasculares; Percentagem de obesos; Percentagem de diabéticos Tipo 2; Percentagem de gravidezes na adolescência e de grávidas vigiadas.

Determinantes da Saúde Fatores que influenciam a Saúde Saúde Caraterísticas Próprias do indivíduo Determinantes da Saúde

Determinantes da saúde (pág. 13) Conjunto de fatores pessoais, sociais, económicos e ambientais que determinam a saúde individual e comunitária. EXEMPLOS: Assistência Médica - através do Serviço Nacional de Saúde. Vacinação - protege contra certas doenças.

Rastreios - identificação presumível de doença ou defeito, não anteriormente conhecido, pela utilização de testes, exames e outros meios complementares de diagnóstico. Ordenamento do território - organização do território valorizando os recursos naturais e humanos. Stress - situação de tensão. Estilos de vida

Os principais determinantes da saúde são os estilos de vida. (pág. 14) Estilos de vida - Hábitos de comportamentos de resposta às situações do dia-a-dia Fatores que interferem no estilo de vida: consumo de tabaco, erros alimentares, obesidade, Consumo de álcool, inatividade física, má gestão do stress.

Capital de saúde (pág. 15) Valor ou quantidade de saúde com que cada pessoa nasce.

Qualidade de vida no Futuro Aumento do Capital de saúde através dos seus hábitos individuais Diminuição do Capital de saúde através dos seus hábitos individuais Atitudes promotoras de saúde: Consultar regularmente o seu médico, Fazer rastreios…

Medidas de ação para a promoção da saúde

Saúde Recurso para a vida Integração social Sucesso escolar

Estratégia promotora de saúde Estratégia de promoção da saúde (pág. 19) Intervir sobre os determinantes da Saúde Estratégia promotora de saúde Permitirá ganhos significativos na Saúde Individual e Comunitária

Promoção da saúde (pág.19) Processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar.

Saúde Comunitária (pág. 20) Inclui diversos fatores ambientais, económicos e sociais. Educação – fundamental para a qualidade de vida do indivíduo e para o progresso da sociedade; Saúde Ambiental – aspetos da saúde e da qualidade de vida determinados por fatores físicos, químicos, biológicos e sociais do ambiente (ex: ordenamento do território, poluição, resíduos, doenças infeciosas e segurança).

Como melhorar a saúde de uma população Melhorar o acesso aos cuidados de saúde. Melhorar a qualidade de tratamento. Melhorar o acesso a programas de saúde pública, tais como vacinação e rastreios Ter uma alimentação equilibrada

Abandonar práticas prejudiciais (álcool, tabaco) Adoptar estilos de vida saudáveis Construir habitações em zonas de elevados padrões sanitários Melhorar a qualidade de ensino e nível de educação para a saúde

Atitudes promotoras de saúde (comportamentos sociais e individuais a promover em cada cidadão) (pág. 22) Melhoria das condições de higiene e salubridade: Adopção de medidas anti-sépticas; Implementação de sistemas de saneamento; Tratamento e distribuição de água potável; Recolha de lixo; Ordenamento do território; Campanhas de vacinação; Rastreio de doenças graves; Campanhas de sensibilização…

Hábitos individuais saudáveis (pág. 23) Alimentação equilibrada; Limpeza diária do corpo (higiene corporal, oral, das mãos, das unhas e dos cabelos); Prática de exercício físico; Repouso adequado; Postura correta; Consulta regular ao médico; Vestuário e calçado limpos e adequados…

1 – CIÊNCIA 2 – TECNOLOGIA 3 – MORTALIDADE 4 – NATALIDADE 5 - HABITAÇÃO 6 - EDUCAÇÃO 7 – SIDA 8 –POLUIÇÃO 9 – RODOVIÁRIOS 10 – SANEAMENTO 11 – ALCOOLISMO 12- MEDICO 13 – HIGIENE 14 – SONO 15 – ALIMENTAÇÃO 16- POSTURA 17 – CARDIOVASCULARES 18 – HIPERTENSÃO