Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Tente ler sem chorar!!!.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
OS TRÊS PORQUINHOS.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
A BONECA.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Elementos da Narrativa
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Dicas para Apresentações
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Aprendi Clique.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Equipe responsável pela produção
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
Equipe responsável pela produção
Objetos de aprendizagem
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Branca de Neve: versões e visões de uma história
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Equipe responsável pela produção
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Comunicação e Redação Empresarial
Equipe responsável pela produção
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Como redigir um bom texto?
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Silvestre Pinheiro Arruda Nome do(a) Educopedista validador (a) da aula: André Luiz dos Passos ok Disciplina Ano Aula número Produção Textual 9º 7 Tema da Aula Digital A arte de contar histórias elementos da narração; tipos de discurso.

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar os elementos que constroem a narrativa: os personagens; o tempo; o espaço; a ação; o narrador. Reconhecer o enredo ou momentos da narrativa. ok Referencial Teórico CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2001; GARCIA, Othon Moacir Garcia. Comunicação em prosa moderna. 24.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004; KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2010; SOUZA, Luiz Marques de; CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e produção de textos. Petrópolis: Vozes, 1995.

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Exemplificando ATIVIDADE 5 ok

Atividade 1: Relembrando Na aula anterior, você aprendeu que REPORTAGEM é uma notícia aprofundada. Viu os recursos que podem ser usados em uma reportagem e também produziu uma. Clique no ícone ao lado e analise a estrutura de uma reportagem sobre gravidez na adolescência. Link do ícone: http://www.retrovisoronline.com.br/Home_index/album/slides/artigos/48.htm

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a aula anterior abordou o gênero reportagem. Relembre com eles as principais características desse gênero. Sugere-se que se dê ênfase à diferença entre notícia e reportagem. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link traz uma reportagem sobre gravidez na adolescência e contém gráficos. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão estar dispostas em fileiras.

Atividade 2: Apresentação inicial Nesta aula, você começará o estudo mais aprofundado sobre os elementos da narrativa. Tomará contato também com as formas de se contar uma história (os tipos de discurso). Ao final da aula, você vai estar apto a: identificar personagens; reconhecer tempo e espaço da narrativa; diferenciar o narrador observador do narrador personagem; determinar a ação da narrativa; entender os momentos da narrativa. Fonte da imagem: http://letrasnoensinomedio.blogspot.com/2011/04/analise-da-narrativa.html Vamos começar? Então, mãos à obra!

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante enfatizar o objetivo da aula e evidenciar os conteúdos e habilidades que o aluno deverá dominar ao final desta aula. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que as carteiras estejam dispostas em fileiras.

Atividade 3: Pergunta-desafio Está lançado o desafio! Vamos começar com a seguinte pergunta: você saberia listar os elementos próprios de uma narrativa? Fonte da figura: http://www.escolakids.com/ponto-de-interrogacao.htm Está difícil? Fique tranquilo. Ao final dessa aula, você estará apto a responder a essa questão!

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente a pergunta-desafio à turma, estimulando a participação dos alunos. Você poderá escrever as respostas da turma no quadro e, em seguida, analisá-las, se possível. Se preferir, poderá deixar as respostas num cantinho do quadro para posterior checagem, à medida que a aula for sendo ministrada. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que as carteiras estejam em fileiras.

Atividade 4: Por que isso é importante? Quem não contou uma história ou um fato na vida? Quem não ouviu ou não leu uma boa história na vida? Uma das funções de um texto narrativo é contar um fato que sirva como informação, aprendizado ou entretenimento para as pessoas. Portanto, a narração visa sempre a um receptor. É por isso que, lendo bastante, somos bem informados, aprendemos mais e nos divertimos também. Concorda? Nessa e nas próximas aulas, você verá que um texto narrativo não precisa estar somente num livro. A fim de mostrar isso e para aquecer os motores, assista ao vídeo, clicando no ícone a seguir. Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kCNFMYe7mcU

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, mostre que, em diversas situações cotidianas, todos nós contamos histórias, nos mais diversos suportes (música, poema, romance, conto, lenda, fábula, fofoca, blog, HQ), seja na linguagem oral, seja na escrita. Por isso, precisamos conhecer as características do tipo narrativo. ok Link: http://www.youtube.com/watch?v=kCNFMYe7mcU Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link traz um vídeo com a música “Eduardo e Mônica”, a fim de que o professor possa mostrar para a turma que a narrativa também pode estar presente na música. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com as carteiras dispostas em fileiras.

Atividade 5: Exemplificando Já que falamos de amor no vídeo anterior, sobre Eduardo e Mônica, vamos ler um texto narrativo que conta a história da apaixonada Mariana e de um telefonema tão esperado… Clique no link abaixo e confira essa pequena história de amor! Link: http://www.dominiofeminino.com.br/man/contoadolesc.htm

Atividade 5: Exemplificando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente os alunos para que leiam a pequena história de Mariana,a adolescente que aguarda ansiosamente pelo telefonema do garoto por quem está apaixonada. Vá apontando as características do tempo (à noite), do lugar (casa da menina), das ações, as marcas indicadoras do pensamento de Mariana (as aspas) e das falas (os travessões). Link: http://www.dominiofeminino.com.br/man/contoadolesc.htm ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link aponta para uma história de cunho adolescente. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com as carteiras dispostas em fileiras.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Estrutura do tipo narrativo ATIVIDADE 6 Roteiro para escrita ATIVIDADE 12 Especificando as características da narrativa ATIVIDADE 7 a 11 ok

Atividade 6: Elementos e Estrutura do texto narrativo Agora vamos aos elementos básicos e à estrutura da narrativa. Veja: ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA Personagens Quem? Tempo Quando? Espaço Onde? Ação O que acontece? Narrador Quem conta a história? ok ENREDO ou MOMENTOS DA NARRATIVA Situação inicial Situação de equilíbrio Conflito Os motivos que desencadeiam a ação da história Clímax Momento de maior tensão na história Desfecho Final e resolução do conflito

Atividade 6: Elementos e Estrutura do texto narrativo Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá discutir com os alunos as características básicas do texto narrativo. O professor poderá retomar os textos “Eduardo e Mônica” e “Alô?!”, a fim de identificar os itens do quadro “Elementos básicos da narrativa”. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem ok Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

Atividade 7: Especificando as partes (introdução) Geralmente, a introdução de um texto narrativo representa a situação inicial, também conhecida como situação de equilíbrio. Clique no ícone abaixo, leia o texto “Amor de adolescente” e procure identificar a situação inicial dessa história. Tenho certeza de que será fácil! Link: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=8540

Atividade 7: Especificando as partes (introdução) Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, faça com que a turma identifique o trecho “Eu estava sentado em minha cadeira, fazendo os exercícios de português” como a situação inicial do texto do link. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link traz um texto chamado “Amor de adolescente”. O professor pode ler o texto na íntegra, ou selecionar as partes que achar conveniente, de acordo com as possibilidades da turma. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

Atividade 8: Especificando as partes (desenvolvimento) O desenvolvimento de um texto narrativo consta de * conflito; * clímax. Ainda tendo em mente o texto “Amor de adolescente”, você conseguiria identificar o que foi que acabou com a tranquilidade da situação inicial? Se você disse que foi quando a professora D. Luzia chamou a atenção da classe para dizer que não daria aula no dia seguinte e que, no seu lugar, viria a professora Suzi, você acertou! Foi a partir desse fato que Fábio desencadeou a ação da história. E o clímax? Você o identificou? Difícil? Como momento de maior tensão, o clímax vai se desenhando e se formando desde quando Fábio decide aprontar na aula da professora substituta até o momento em que ela entra em sala de aula e ele se apaixona pela beleza da professora Luzia. Dali em diante…

Atividade 8: Especificando as partes (desenvolvimento) Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, o professor analisará os conceitos de “conflito” e de “clímax” no texto “Amor de adolescente”, contido no link da Atividade 7. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem em questão continua sendo o mesmo da Atividade 7. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

Atividade 9: Especificando as partes (conclusão) Dali em diante, somos levados ao desfecho da história, ou seja, ao fim, à conclusão. É no desfecho que, geralmente, ocorre a resolução do conflito. E aí? Você consegue identificar o desfecho de “Amor de adolescente”? É fácil! No caso da história que nos guiou até aqui, o desfecho é representado por Fábio ter encontrado um ombro amigo em sua mãe, sua “verdadeira deusa”. A história terminou com Fábio se sentindo bem na companhia de sua mãe! Viu só? Não foi fácil? Fonte da imagem: <http://hilam.wordpress.com/2011/07/04/minha-alegria-e-poesia/>. Acesso em: 27 dez. 2011.

Atividade 10: Foco narrativo Vamos comparar textos? Quem contou a história em “Amor de adolescente”? E quem contou a história em “Alô?!”? Você consegue identificar quem narrou os fatos? Existem dois tipos de narrador: o narrador em primeira pessoa e o narrador em terceira pessoa. A esse estudo dá-se o nome de foco narrativo. Leia o texto contido no ícone a seguir. Ele o ajudará a responder às perguntas ali de cima! Link: http://www.colegioweb.com.br/portugues/foco-narrativo.html

Atividade 11: Tipos de discurso Você já reparou que as falas dos personagens podem ser apresentadas de diferentes maneiras em uma narrativa? Vamos estudar agora a forma com que as falas são inseridas na narrativa, ou seja, os tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre). Clique no ícone a seguir e leia o que o site tem a nos dizer sobre os tipos de discurso! Link: http://falabonito.wordpress.com/2006/12/13/narracao-discursos-direto-indireto-e-indireto-livre/

Atividades 9, 10 e 11 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, espera-se que os alunos deem respostas coerentes acerca da delimitação do desfecho da história. Em seguida, oriente os alunos a não confundirem “narrador” com “autor” da história. Será importante destacar que nem sempre eles coincidem. Por fim, o tópico sobre os tipos de discurso será trabalhado. Os sites sugeridos dão exemplos suficientes sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem em questão continua sendo o mesmo da Atividade 7. Em seguida, o link sobre foco narrativo ajudará os alunos a identificar o tipo de narrador em cada um dos dois textos abordados na atividade. O último link aborda os tipos de discurso numa narrativa. Se o professor preferir, poderá visitar os seguintes endereços eletrônicos, que tratam do mesmo assunto: http://raquelrfc.wordpress.com/2008/08/19/discurso-direto-indireto-e-direto-livre/ http://www.algosobre.com.br/redacao/discurso-direto-e-indireto.html ok Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

Atividade 12: Roteiro para a escrita Vamos colocar em prática o que você aprendeu? Já que os textos dessa aula enfocaram o amor como tema, nada mais justo do que propor que você escreva um texto narrativo cujo tema seja o amor! Certo? Antes, observe tudo o que seu texto deverá ter: título; narrador (pode ser o narrador observador, aquele que narra em terceira pessoa); personagens; discurso direto, indireto ou indireto livre (você pode optar pelo discurso direto e usar travessões toda vez que um personagem falar); divisão em parágrafos; início, meio e fim bem definidos (observe bem a situação inicial, o conflito, o clímax e o desfecho); ok Vamos caprichar!

Atividade 12: Roteiro para a escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, chegou a hora de os alunos se prepararem para a produção textual. Motive-os à escrita, tentando lhes passar segurança. Relembre com a turma cada um dos itens a serem observados na composição do texto.. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Escrita ATIVIDADE 16 Brainstorm: debate a partir do tema gerador ATIVIDADE 13 a 15

Atividade 13: Brainstorm 1 As pinturas também são responsáveis por nos contar histórias, sabia? Repare na pintura a seguir (chamada Um homem escrevendo uma carta, de Gabriel Metsu). Para quem seria a carta? Fonte da imagem: http://joserosarioart.blogspot.com/2011/05/pintura-em-camadas.html

Atividade 13: Brainstorm 1 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente a pintura do artista Gabriel Metsu e procure fazer com que a turma especule as possíveis circunstâncias em volta daquela cena. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem ok Não há. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: As carteiras deverão permanecer em fileiras.

Atividade 14: Brainstorm 2 Continuando no universo das pinturas e das cartas, repare a imagem abaixo. Essa carta de amor deixou a personagem com olhar distante, dando a impressão de vazio, fazendo-a voar nos pensamentos. Para você que ficou curioso, trata-se da pintura “A carta de amor“, do pintor belga Fernand Toussaint. O que será que aconteceu para ter deixado a moça desse jeito? Ela está muito triste? Fonte da imagem: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/10/09/imagem-de-leitura-4/

Atividade 14: Brainstorm 2 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, faça com que os alunos imaginem um momento posterior à pintura de Gabriel Metsu - em que a carta é recebida pela moça da pintura de Fernand Toussaint. O que ela estaria imaginando? ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão permanecer em fileiras.

Atividade 15: Brainstorm 3 Neste caso, esta outra mulher parece bem mais desolada e impressionada com o que está lendo, não? Temos aí uma pintura de “A carta”, do artista italiano Eliseu Visconti. O que será que aconteceu entre quem escreveu a carta e essa bela moça? Será que ela está sofrendo? Fonte da imagem: http://peregrinacultural.wordpress.com/2011/01/03/imagem-de-leitura-eliseu-visconti-3/

Atividade 15: Brainstorm 3 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, proponha uma segunda destinatária para a carta daquele jovem missivista. Peça que os alunos escolham uma das duas mulheres para ser a interlocutora do rapaz da primeira pintura. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: A atividade pode ser feita individualmente.

Atividade 16: Escrita Agora é o momento de produzir o seu texto narrativo! Pense numa história de amor para aquele rapaz e para uma daquelas moças. Num rascunho, vá elaborando título, os personagens, o tipo de narrador, a situação inicial, o conflito, o clímax e o desfecho. Lembre-se de mencionar a cena da carta. Enquanto isso, rabisque à vontade, troque as palavras que você achar necessário mudar. Sempre que preciso, releia o texto em busca do melhor! Fonte da imagem: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/diasdavida/index.phtml?mes=201106

Atividade 16: Escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Ao fim dessa atividade, os alunos deverão ter acabado o rascunho. Professor, fique à vontade para sugerir o número de linhas ou de páginas para a atividade. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A atividade pode ser feita individualmente.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 17

Atividade 17: Revisão do texto Depois de terminar sua primeira versão, chegou o momento da revisão! Verifique se você determinou situação inicial, conflito, clímax, desfecho, personagens, narrador, travessão na fala dos personagens, aspas para os pensamentos deles… Você escolheu narrador em primeira pessoa ou em terceira pessoa? Certifique-se de ter informado em que lugar aconteceu a narrativa (o espaço) e quando tudo se passou, ou seja, em que época, ano ou momento do dia (o tempo). Fonte da imagem: http://www.bancarios.com.br/site/news.php?visualizar=92 Todos esses elementos serão analisados pelo seu professor depois que você entregar a tarefa!

Atividade 17: Revisão do texto Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esse é o momento de verificar se os alunos realizaram parcial ou totalmente o que foi proposto pela atividade (se produziram um texto narrativo que contivesse os elementos estudados na aula). ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Momento da reescritura: proposta ATIVIDADE 18 Reescritura ATIVIDADE 19 Na próxima aula ATIVIDADE 20

Atividade 18: Momento da reescritura Nesse momento, troque seu texto com seu colega! Veja o que um pode sugerir de bom para o texto do outro! Pensem, juntos, em maneiras de melhorar ainda mais o que vocês escreveram, se preciso for. Tudo pronto? Fonte da imagem: http://viagemlegal.com/ilustracao.php?ilustracaopag=9

Atividade 18: Momento da reescritura: proposta Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento oriente os alunos a promoverem a rescritura dos textos em consonância com as orientações dadas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A atividade pode ser feita em duplas.

Atividade 19: Reescritura Com bastante cuidado, passe a limpo a sua produção textual! Depois da revisão do professor, que tal reunir todas as histórias, fazer uma leitura de algumas e, quem sabe, selecionar outras para serem publicadas no blog da turma? Você também pode sondar a possibilidade de registrar sua história! Seria muito bom isso! Converse com seu professor a respeito dessas e outras possibilidades que por ventura surgirem!

Atividade 19: Reescritura Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, reflita sobre um destino acadêmico adequado para as produções textuais dessa aula, de forma a registrar todas ou algumas das histórias criadas. Se preferir, você pode fazer conforme sugerido nessa atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: A ser definido pelo professor. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 20: Na próxima aula... Na próxima aula, você vai se aprofundar mais ainda em dois gêneros textuais que usam a narrativa para encantar e alertar as pessoas: as lendas e as fábulas! A aula está imperdível! Agora, fique com uma fábula sobre corrupção. Será que haverá punição? Até a próxima aula!

Atividade 20: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, informe que os gêneros fábula e lenda apresentarão predomínio do tipo narrativo. O vídeo “A fábula da corrupção” (de 08’:15’’) deverá aguçar a curiosidade dos alunos acerca do assunto. Links: http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/a-fabula-da-corrupcao-04028D1B3664D0992326?types=A Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem revela uma fábula cujo tema é a corrupção. O vídeo dura 08’:15’’. No final, os animais corruptos são punidos. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão estar dispostas em fileiras.

Atividades autodidáticas PARA CASA PARA IR ALÉM Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Cinco alunos iniciam uma história e, ao chegarem no conflito, passam o papel para o colega de trás. Faz-se esse movimento até que a história alcance o desfecho. O resultado serão cinco histórias escritas um pouco por cada aluno. Atividades autodidáticas Pesquisa sobre os tipos de discurso. PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Vídeo sobre a história da menina que odiava livros: http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q&feature=related