Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração

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Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Transcrição da apresentação:

Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Graduação em Administração de Empresas Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração Prof. Dr. Antonio Cesar Amaru Maximiano Monitor: Renan Guedes, PMP® Prof. Dr. Amaru EAD615 Gerenciamento de Projetos 1º Semestre 2009

Objetivos da Aula e Agenda Essa aula abordará as entradas, saídas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento dos processos e atividades de Integração do Guia PMBOK® como 1) Desenvolver termo de abertura 2) Desenvolver plano de gerenciamento de projeto 3) Orientar e gerenciar a execução do projeto 4) Monitorar e controlar o trabalho do projeto 5) Realizar o controle integrado da mudança 6) Encerrar o projeto ou a fase

Visão Geral Gerenciamento de Integração

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto O Termo de Abertura do Projeto é o documento que formalmente autoriza iniciar um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas. Ele documenta as necessidades de negócio, o entendimento atual das necessidades do cliente, e o novo produto, serviço ou resultado pretende satisfazer tais como: Propósito ou justificativa do projeto; Objetivos mensuráveis do projeto e critérios de sucesso relacionados; Requisitos de alto nível; Resumo do cronograma de marcos e do orçamento; Requisitos para aprovação/aceitação do resultado projeto (o que constitui o sucesso do projeto, quem decide se o projeto é bem sucedido, e quem assina o projeto); Gerente do projeto, responsabilidade, nível de autoridade designados; Nome e autoridade do patrocinador ou outras pessoas/entidade que autorizam o termo de abertura do projeto.

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto O Plano de Gerenciamento do Projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. Ele define como o projeto é executado, monitorado e controlado e encerrado. O conteúdo do plano de gerenciamento variará dependendo da área de aplicação e complexidade do projeto. Ele é desenvolvido através de uma série de processos integrados até o encerramento do projeto. O Plano de Gerenciamento de Projeto é progressivamente elaborado através de atualizações controladas e aprovadas pelo Processo de Controle Integrado da Mudança.

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto O Plano de Gerenciamento de Projeto consolida todos os planos auxiliar e pode ser composto pelos seguintes elementos: Ciclo de vida de selecionado para o projeto e os processos que serão aplicados a cada fase com os processos de gerenciamento selecionados, bem como, seu nível de detalhamento e complexidade a serem adotados; Como o trabalho será executado para completar os objetivos do projeto; Um plano de gerenciamento de mudanças que documenta como as alterações serão monitoradas e controladas; Um plano de gerenciamento de configuração que documenta como o gerenciamento de configuração será realizado; Como a integridade das linhas de base da medição do desempenho será mantida;

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto (cont.) O Plano de Gerenciamento de Projeto consolida todos os planos auxiliar e pode ser composto pelos seguintes elementos: Necessidades e técnicas para comunicação entre as partes interessadas Revisões chave de gerenciamento de conteúdo, abrangência e melhor momento para facilitar o tratamento de questões em aberto e decisões pendentes (issues). Linhas de base do cronograma, do desempenho de custos/orçamento, do escopo; Plano de gerenciamento do escopo, dos requisitos, do cronograma, dos custos, da qualidade, de melhorias no processo, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos, das aquisições.

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

Gerenciamento de Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

Gerenciamento de Integração Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto é o processo de realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos. Essas atividades incluem, mas não se limitam a Executar as atividades para realizar os objetivos do projeto; Criar as entregas do projeto; Formar, treinar e gerenciar os membros da equipe de projeto; Obter, gerenciar e usar recursos, inclusive materiais, ferramentas, equipamentos e instalações; Implementar os padrões e os métodos planejados; Estabelecer e gerenciar os canais de comunicação do projeto, tanto externos como internos à equipe de projeto;

Gerenciamento de Integração Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto (cont.) Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto é o processo de realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos. Essas atividades incluem, mas não se limitam a Gerar dados do projeto, tais como custo, cronograma, progresso técnico e da qualidade e informações sobre andamento do projeto para facilitar as previsões; Emitir solicitações de mudança e adaptar mudanças aprovadas no escopo do projeto, planos e ambiente; Gerenciar riscos e implementar atividades de respostas a riscos; Gerenciar vendedores e fornecedores; Coletar e documentar lições aprendidas e implementar as atividades de melhorias de processos aprovadas.

Gerenciamento de Integração Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto

Gerenciamento de Integração Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto

Gerenciamento de Integração Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender os objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. Essas atividades incluem, mas não se limitam a Comparação do desempenho realizado com o previsto no plano de gerenciamento; Avaliação do desempenho para determinar se ações corretivas ou preventivas são indicadas e recomendá-las se necessário; Identificação, análise e acompanhamento de novos riscos além do monitoramento de riscos já identificados previamente, garantindo que o seu acompanhamento seja reportado e que os planos de resposta apropriados sejam implementados;

Gerenciamento de Integração Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto (cont.) Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender os objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. Essas atividades incluem, mas não se limitam a Manutenção da base de informações precisas e oportunas a respeito do produto(s) do projeto e suas relativas documentações; Fornecimento de informações para dar suporte ao relatório de andamento, medição de progresso e previsão; Fornecimento de previsões para a atualização do custo e do cronograma; Monitoramento da execução das mudanças aprovadas de forma integrada.

Gerenciamento de Integração Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

Gerenciamento de Integração Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

Gerenciamento de Integração Realizar o Controle Integrado da Mudança Realizar o Controle Integrado da Mudança é o processo de revisão de todas as solicitações, aprovação e gerenciamento das mudanças em entregas, ativos de processos organizacionais, documentos de projeto e plano de gerenciamento do projeto. Essas atividades incluem, mas não se limitam a Influenciar os fatores que tentam evitar o controle integrado da mudança para que somente as mudanças aprovadas sejam implementadas; Revisar, analisar e aprovar as solicitações de mudança rapidamente já que uma decisão lenta pode afetar negativamente o tempo, custo ou viabilidade de uma mudança; Gerenciar as mudanças aprovadas;

Gerenciamento de Integração Realizar o Controle Integrado da Mudança (cont.) Realizar o Controle Integrado da Mudança é o processo de revisão de todas as solicitações, aprovação e gerenciamento das mudanças em entregas, ativos de processos organizacionais, documentos de projeto e plano de gerenciamento do projeto. Essas atividades incluem, mas não se limitam a Manter a integridade das linhas de base liberando somente as mudanças aprovadas para serem incorporadas ao plano de gerenciamento do projeto e aos documentos do projeto; Revisar, aprovar ou rejeitar todas as ações corretivas e preventivas recomendadas; Coordenar as mudanças e seus impactos no projeto como um todo (por exemplo, uma mudança proposta no cronograma freqüentemente afetará o custo, o risco, a qualidade e a equipe); Documentar o impacto completo das solicitações de mudança.

Gerenciamento de Integração Realizar o Controle Integrado da Mudança

Gerenciamento de Integração Realizar o Controle Integrado da Mudança

Gerenciamento de Integração Controle da Mudança vs Gerenciamento de Integração Controle da Mudança vs. Controle de Configuração Um sistema de gerenciamento de configuração com controle integrado de mudanças fornece uma maneira padronizada, efetiva e eficiente de gerenciar, de maneira centralizada, as mudanças e linhas de base aprovadas dentro de um projeto. O controle de configuração é focado na especificação das entregas e dos processos, enquanto o controle de mudanças é focado na identificação, documentação e controle de mudanças e as linhas de base do produto ou resultado do projeto.

Gerenciamento de Integração Controle da Mudança vs Gerenciamento de Integração Controle da Mudança vs. Controle de Configuração A aplicação do sistema de gerenciamento de configuração em todo o projeto, incluindo processos de controle de mudanças, alcança três objetivos principais: Estabelece um método evolutivo para consistentemente identificar e solicitar mudanças nas linhas de base estabelecidas e avaliar o valor da efetividade dessas mudanças; Proporciona oportunidade de validar e aprimorar o projeto continuamente considerando o impacto de cada mudança; Fornece à equipe de gerenciamento do projeto o mecanismo para que se comunique, consistentemente, todas as mudanças aprovadas e rejeitadas às partes interessadas.

Gerenciamento de Integração Encerrar o Projeto ou Fase Encerrar o Projeto ou Fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou fase. Durante o encerramento do projeto, o gerente revisará todas as informações prévias dos encerramentos de fases anteriores, assegurando que todo o trabalho do projeto está completo e que o mesmo alcançou seus objetivos. O processo de Encerrar o Projeto ou Fase determina os procedimentos para investigar ou documentos os motivos de ações realizadas se o mesmo é encerrado antes da sua conclusão.

Gerenciamento de Integração Encerrar o Projeto ou Fase Essas atividades incluem, mas não se limitam a: Ações e atividades necessárias para satisfazer a conclusão ou critérios de saída para a fase ou o projeto; Ações e atividades necessárias para transferir os produtos, serviços ou resultados do projeto para a próxima fase ou produção e/ou operações; Atividades necessárias para coletar registros do projeto ou da fase, auditar o sucesso ou fracasso do projeto, coletar lições aprendidas e arquivar informações do projeto para o uso do futuro da organização.

Gerenciamento de Integração Encerrar o Projeto ou Fase

Gerenciamento de Integração Encerrar o Projeto ou Fase

Bibliografia da Aula PMBOK® 4a Edição. 2008. Seção III, Capítulo 4 OGC, Programmes and Projects Resource Tookit http://www.ogc.gov.uk/ppm_resource_toolkit.asp. Consultado em Dez, 2009. OGC, Programmes & Projects Documents http://www.ogc.gov.uk/Document_Library_ppm_documents.asp. Consultado em Dez, 2009.