Mulher, Formação e Carreira Profissional – Oportunidades e Constrangimentos Dra. Miquelina Menezes 15 / Setembro / 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

A partir da década de 70, a Educação Permanente foi vista como
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Recrutamento, Seleção e integração
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Escola Superior de Educação
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Trabalhador do Conhecimento
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
Expectativas dos Estudantes do
Sociologia da Educação
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
AMOR A adolescência é uma experiência única da cada um.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Lideranças nas organizações educativas
Empreendedorismo Imigrante
Mulher, Formação e Carreira
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Agosto de 2008 TÉCNICAS PARA TRABALHAR EM EQUIPE J. Cordeiro.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Introdução à Microeconomia
Normas de Gestão na CARE
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Sistemas de Educação inclusivos
Prof. Ms. José Elias de Almeida
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Carreira, identidade e outros eus
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. O que incluir nos custos?  as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Psicologia no desporto
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Estância Turística de Santa Fé do Sul
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Expansão da Oferta Profissionalizante 19.Jun.07 Evolução da Oferta de Educação e Formação Novas Oportunidades – Aprender Compensa.
Transcrição da apresentação:

Mulher, Formação e Carreira Profissional – Oportunidades e Constrangimentos Dra. Miquelina Menezes 15 / Setembro / 2004

Estatisticas z52% da população moçambicana são mulheres zCerca de 30% participam nos orgãos decisórios (ministros e vice-ministros e deputadas) zNão existem mulheres nos orgãos de decisão mais elevado ao nível Provincial zAo nível das empresas do sector público e privado não existe nenhuma PCA

Os Constrangimentos zFalta capacidade decisional para que a Mulher possa tirar partido de todas as oportunidades que surgem zA participação onde se tomam decisões zA taxa de aproveitamento escolar ainda não é satisfatória zA influência cultural

Oportunidades para a Mulher zAparecimento de programas que procuram favorecer uma maior equidade zMaior apoio a manutenção das raparigas no Ensino zMaior acesso à Informação zMaior consciência do papel que a Mulher tem a desempenhar na sociedade

Mulher e Formação zA formação é a condição essencial para a Mulher evoluir e desenvolver-se zA formação vai da escola à universidade passando pela área profissional zÉ preciso que haja empenho nos resultados por parte de cada Mulher para mostrar as suas capacidades

Mulher e Carreira Profissional Antes de iniciar : zQue factores contribuem para escolher a sua carreira profissional zum curso para que sinta vocação e que esteja de acordo com os seus ideais zO conhecimento é que traz a competência zAliar o conhecimento com a experiência

Mulher e Carreira Profissional Ao longo da Carreira: zUsar o conhecimento para resolver os problemas zEstudar para melhorar a sua capacidade de fazer bem e melhor que os outros zO seu valor é avaliado pela sua competência e pelo seu desempenho zValorização do seu próprio trabalho zValer por si só

Que Oportunidades para a Mulher Moçambicana zA participação activa da Mulher na sociedade é essencial para o desenvolvimento zMaior inserção da Mulher no processo de tomada de decisões zUm maior envolvimento na vida política permitirá à Mulher defender melhor os seus direitos zMaior envolvimento no ensino (educação)

QUE SUGESTÕES? zValorizar-se a si própria zNão esperar que os outros lhe dêem valor (Ninguém vai dar-lhe o poder, é preciso conquistá-lo) zLutar para subir profissionalmente zCriar condições para que as oportunidades sejam iguais zO ambiente de trabalho é bastante competitivo