Objetos de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática 3ºTrimestre
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
A escrita dos Números..
O Aluno a Distância.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
Sujeito Tipos de Sujeito
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Os níveis básicos da leitura
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Percepção do Espaço Pela Criança
Operações com frações (semana 9).
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Programador – Como Me tornar Um!
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
O TANGRAM E A GEOMETRIA Prática Pedagógica em Matemática 1 – UERJ
Fábio de Oliveira Borges
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Curso sobre Revista.
Forma Canônica e Definições
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Resolução de problemas: concepções
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Aplicativos Web – Web Design
Equipe responsável pela produção
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
RESENHA.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Etapas de uma sequência didática
Algoritmos e Programação I
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Ensino Fundamental, 8º Ano
Portfólio.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.
CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição 2016 DISCIPLINA Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental TÍTULO DO SEMINÁRIO ÁLGEBRA: UMA.
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Transcrição da apresentação:

Objetos de aprendizagem Elisa Friedrich Martins

Onde e o que encontrei? POLIMINÓS E HEXAMINÓS No BIOE, a partir da busca por animações de Matemática para as Séries Finais do Ensino Fundamental com a palavra “figuras“

Conteúdo matemático e linguagem O Hexaminós está mais coerente, pois afirma que o objeto pode ajudar na familiarização com o conceito de área (apesar de não falar sobre o conceito) e equivalências de produtos (também não diz onde se nota isso). Além do mais, explica que o jogo tem esse nome por se tratar de peças compostas por seis quadrados iguais. O Poliminós fala apenas que “Poliminós são peças formadas por vários quadrados iguais. Com combinações dessas peças você pode formar vários retângulos de mesma área, como um quebra-cabeças.“ Mas quando apresenta as peças nem apresenta a divisão nos falados quadrados... Esse jogo também não diz como se faz para jogar nem comenta que o mesmo apresenta duas opções distintas...

HEXAMINÓ

POLIMINÓ

Aspectos didáticos Os dois objetos apresentam as mesmas carcterísticas de programação. São bastante livres para a manipulação. O Hexaminós, por apresentar os quadradinhos, facilita a visualização da equivalência das áreas das peças e das diferentes figuras montadas. Talvez a liberdade de manipulação na hora de girar as peças seja um complicador, pois não pé simples fazer um girto de exatamente 90° e encaixar as peças de maneira perfeita. Talvez esse aspecto leve os alunos a pensar que não é possível montar algum dos quebra-cabeças. Outra crítica seria a evidência de um botão que apresenta a resposta. Quando é muito fácil ver pronto, alguns alunos deixam de tentar e olham a resposta correta. Considero os dois adequados para o 6º ano do Ensino Fundamental e penso que os alunos podem não só desenvolver a habilidade de montar quebra-cabeça como visualizar problemas com mais de uma solução, vivenciar a equivalência de áreas de figuras distintas.

Aspecto visual A programação é simples e indicada de maneira clara. Apenas o início é que não está bem descrito (como citei anteriormente). Utiliza pouco texto, o que é interessante do ponto de vista do jogo – uma vez que você não precisa ler instruções ou grandes textos para entender o material; porém, poderia apresentar questões desafiadoras como “Você é capaz de olhar para uma figura e dizer se ela pode ou não ser decomposta em peças de áreas equivalentes?“

Se eu usaria? Com certeza! Estou trabalhando com medidas e pretendo falar sobre medida de área. Os dois objetos permitem discutir a equivalência de áreas, mas o Hexaminó, por apresentar os quadrados, permite se falar sobre o perímetro das figuras montadas e ver que são diferentes. Os alunos adoram ir para o Laboratório de Informática e costumam se interessa por desafios propostos nesse ambiente. São quebra-cabeças interessantes e pertinentes para a aixa etária com a qual atuo. Eu trabalharia com esses objetos pedindo que montassem pelo menos dois deles e escrevessem, em primeiro lugar, qual acharam mais difícil e explicassem porquê. Além disso, antes de conhecer o objeto eles já teriam recebido algumas perguntas referentes ao Hexaminó e que teriam que reponder enquanto o manipulavam... “Quantods quadradinhos cabem na figura que precisa ser montada? É possível descobrir esse valor usando somente uma peça? Por quê?“