Projeto de Pesquisa Jéssica Rezende – 2ºPPM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Texto 04 – A antropologia no quadro das ciências
Advertisements

Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Gestão de pessoas Funções.
Escola Estadual Angelina J
Um estudo comparativo entre Brasil, França e Estados Unidos
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Internet.
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
Gestão do desempenho de pessoas
Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Integrada de Marketing
Professora: Rosana Santos
Ester Viana da Silva 2° PPM Como os pais influenciam os filhos na gestão de seus negócios?
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Pesquisa de mercado 3 – Gabriel H.
Comunicação e Expressão Profª Vania.
O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário
Público- Alvo Real X Virtual Brenda de Souza Fernandes 2º PP – Manhã
A realidade de estudar no exterior Jeferson Viana
Mecanismos de Formação de Opinião Pública
Teoria Comportamental
Entrevista por Competências
ENTREVISTA Profª Natália Tiezzi 7º ANO.
Resiliência (etapas 2 e 3)
Algumas Técnicas Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Pesquisa de mercado PÚBLICO ALVO - cultura estrangeira no brasil
Pesquisa de mercado ENTREVISTA - cultura estrangeira no brasil
Thamires Sousa – 2PPManhã
Non-Experimental Methods. Objetivo: Isolar o efeito das nossas intervenções sobre os resultados de interesse  Utilizar métodos de avaliação rigorosos.
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Assessoria Econômica da FEDERASUL PROPOSTA DE ESTUDO: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS.
Processo Decisório - Aula 04 (2012)
Comportamento do consumidor
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
TÍTULO Subtítulo (se tiver)
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Rafael Felipe Sawitzki
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Estudo: O Cidadão e a Política Estudo: O Cidadão e a Política Preparado por: CPM Research São Paulo, Setembro de Research.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
Campanhas publicitárias e embriaguez ao volante
JEFERSON VIANA O jovem universitário tem as informações necessárias para fazer um intercâmbio? Por que jovens se interessam em fazer intercâmbio e que.
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
Rocío González 2PPM. PROBLEMÁTICA  Opiniões dos pais sobre a influencia da educação pública nos seus filhos.
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Público Alvo Características Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Entrevistas Thamires Sousa – 2PPM.
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
IDENTIDADE Representação de Si e Conceito de Si Identidade e Historia
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
A poesia de Mário de Andrade
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Um estudo sobre as formas de preconceito contra homossexuais na perspectiva das representações sociais Marcos Lacerda (UFPB), Cícero Pereira (UCG), Leoncio.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Pesquisa Jéssica Rezende – 2ºPPM

Tema O leitor universitário e a escolha entre literatura nacional e estrangeira.

Target Leitores; homens e mulheres; de 17 a 25 anos; universitários.

Problemática O leitor universitário tem uma percepção diferenciada do valor entre a literatura brasileira e literatura estrangeira?

Hipótese A existência de uma desvalorização da Literatura Brasileira como parte da cultura atual, que gera até mesmo preconceito com o que se produz em termos de Literatura no país.

Objetivo Entender o processo de decisão do leitor ao escolher entre literatura nacional ou estrangeira.

Referências Bosi, Alfredo. Historia concisa da literatura brasileira. 36a edição. Editora Cultrix. Aderaldo Castello, José. A literatura Brasileira: origens e unidade (1500-1960) Site: Leitor Compulsivo http://www.leitorcompulsivo.com/

Entrevistas via internet 2ª Etapa Entrevistas via internet

5 leitores universitários foram entrevistados e ... Apenas 1 dos 5 jovens tem preferência por literatura nacional; Dos 4 que têm preferência por literatura estrangeira, apenas um considera a literatura brasileira ruim. Os outros alegam motivos diferentes para justificar sua preferência; Os 5 entrevistados disseram que há maior destaque e divulgação para as literaturas estrangeiras.

3ª Etapa Perfis e características do público-alvo/ Reavaliação do objetivo e da problemática

Perfis Demográfico: Comportamental: Psicológico: Homens e mulheres; de 17 – 25 anos; das classes A/B/C; universitários. Comportamental: Variados interesses, dão importância à leitura, influências culturais diferenciadas. Psicológico: Jovens com interesses e opiniões bem definidas. Possuem senso crítico aguçado.

Tendências Por se tratarem de jovens, são antenados, e tendem a se interessar por aquilo que está em evidência. Mas continuam fazendo análises críticas.

Relevância do tema pesquisado É de fato um tema com relevância no meio de comunicação. Ponto positivo: se conhecermos as referências desse público conseguimos também nos comunicar melhor com o mesmo. Ponto negativo: mostrou-se ser uma pergunta bem difícil de se responder pois os próprios entrevistados não entendem muito bem todo o seu processo de escolha entre literatura brasileira e estrangeira.

Reavaliação da problemática O leitor universitário tem uma percepção diferenciada do valor entre a literatura brasileira e literatura estrangeira? Problemática reavaliada: A visão sobre o Brasil e sua cultura influencia o leitor universitário em sua escolha entre literatura nacional e estrangeira?

Reavaliação do objetivo Objetivo anterior: Entender o processo de decisão do leitor ao escolher entre literatura nacional ou estrangeira. Objetivo reavaliado: Identificar a diferença de percepção social entre o leitor universitário que prefere literatura estrangeira e o que prefere literatura brasileira.