A pesquisa na área política

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Advertisements

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Trabalho de campo à cargo de LAB Pesquisas, realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2007 com uma amostra de 216 entrevistas.
CONCEITOS ELEMENTARES
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Técnicas de Previsão Técnica Benefícios Limitações
NOÇÕES PRELIMINARES.
MERCADO CATARINA E FABIANY
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO
Metodologia Científica Aula 6
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Definição e critérios de elaboração
Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012
Estatística Descritiva
Pesquisa de mercado e comportamento
Pesquisa Qualitativa Tópicos e Etapas.
1. PESQUISA: A AFERIÇÃO DA INFORMAÇÕES Profa. Ms
METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISAS QUALITATIVAS X QUANTITATIVAS
Pesquisa Quantitativa x Pesquisa Qualitativa
CONCEITOS BÁSICOS.
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Para início de estudo Estatística.
IV Congresso IBOPE-UNESCO Oficinas com Especialistas do IBOPE.
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Pesquisa de mercado Fases da pesquisa: Elaboração Coleta Análise Registro.
1 OPINIÃO SOBRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS - Relatório em setembro de
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
Professora Michelle Luz
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Experimental de Laboratório
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Projeto: Novas Mídias e Eleições
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO
As informações são um ingrediente fundamental para a formulação e a implementação de uma estratégia de marketing bem-sucedida. Um SIM deve produzir um.
Intervalo de Confiança para Proporção
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Alessandra Cabral Nogueira Lima
TEMA E PROBLEMA.
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
As Etapas da Pesquisa - TCC
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Aula 2: Fontes primárias
Conceitos de amostragem
PESQUISA DATA POPULAR O BRASIL HOJE
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
RELATÓRIOS DE PESQUISA
Grupo de Estudo de Metodologia e Ferramentas de Pesquisa SPSS Análise dos usos do tempo Zoop NVIVO.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

A pesquisa na área política Pesquisa de intenção de voto

PESQUISA É um instrumento que fornece ao candidato informações valiosas para que ele possa traçar suas estratégias de campanha. A não realização de uma pesquisa durante a campanha implica na aceitação da intuição, levando a um risco considerável na elaboração.

PESQUISA QUALITATIVA Funcionam para ajudar a equipe de marketing do candidato a conhecer as razões ou formular as hipóteses que justifiquem a preferência, rejeição de determinados candidatos e suas propostas. Fatores positivos: menos cara; maior profundidade Fatores negativos: tem 50% de chance de estar correta; amostra pequena

Outros benefícios das pesquisas qualitativas Dados intangíveis Sensações Opiniões Única

GRUPOS FOCAIS

GRUPOS FOCAIS O objetivo principal de um grupo focal é revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão. O grupo deve ser composto de 7 a 12 pessoas. As pessoas são convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto. Normalmente, os participantes possuem alguma característica em comum.

PESQUISA QUANTITATIVA Precisas Trabalham com amostras significativas e proporcionais a população Pesquisas de séries históricas

Questionários eleitorais Dados demográficos dos eleitores Sexo, faixa etária, renda, ocupação, nível de instrução, bairro Perguntas introdutórias O problema mais grave, o que acha do atual governo Decisão do voto já foi tomada? Se sim, quem?

Questionários eleitorais Intenção de voto Você reelegeria o atual candidato a governador? Você pretende votar no candidato da oposição ao governo? Se as eleições fossem hoje, você votaria em quem? Caso o seu candidato desista de votar em qual outro você votaria?

Questionários eleitorais Medindo a rejeição Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum? ( ) A ( ) B ( ) C ( ) D

Você conhece o candidato? SIMPATIZA SIMPATIZA MAIS QUE ANTIPATIZA NÃO TEM OPINIÃO FORMADA ANTIPATIZA A X X X X B

INFLUÊNCIA NO VOTO Se fulano lhe pedisse para votar no candidato A para governador do Ceará, você: ( ) certamente atenderia ao seu pedido ( ) provavelmente atendesse ( ) talvez, não sabe. ( ) seu pedido não influencia a sua decisão. ( ) nunca votaria em candidato apoiado por Fulano.

Tipos de coleta Pesquisa domiciliar Público-alvo: aposentados, inativos, trabalhadores noturnos e donas de casa Vantagem: pode usar questionários mais longos Pontos de fluxo populacional Público-alvo: ativos, estudantes, trabalhadores diurnos Vantagem: rápida aplicação; menor enviezamento.

Universo e amostra  População é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Este conceito se contrapõe ao de amostra, que é uma parte (subconjunto) da população1 . Outra definição possível: Em Estatística chama-se população ao conjunto de todos os valores que descrevem o fenómeno que interessa ao investigador.2 amostra é uma pequena parte de uma população que pode ser muito grande dificultando a pesquisa.1 Segundo Marconi e Lakatos “a amostra é uma parcela conveniente selecionada do universo (população); é um subconjunto do universo”

Amostra deve ser proporcional Mesmo número de mulheres e homens Mesmo número de idosos e jovens

A pesquisa 8.842.791 habitante no ceará (IBGE, 2014) População estimada em Fortaleza para o ano de 2014 2.571.896