Números complexos Professora:Janaína Fernandes Lacerda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Radiciação O número n é chamado índice;
Advertisements

Potenciação.
ASSUNTOS ABORDADOS Potenciação Radiciação.
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
SEMI-EXTENSIVO Caderno 2 MATEMÁTICA C. SEMI-EXTENSIVO Caderno 2 MATEMÁTICA C.
POLINÔMIOS.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Números Complexos 1 Prof. Marlon.
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
Números Complexos 2 Prof. Marlon.
Conceito, formas algébrica e trigonométrica e operações.
Unidade 6: Equações Do 2º Grau a uma incógnita.
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
TEORIA DOS NÚMEROS Embora existam diversos tipos de números na Matemática (reais, complexos, etc.), o nome "Teoria dos Números" é tradicionalmente reservado.
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
3 - Equações Lineares de Segunda Ordem
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Números Complexos Profª.: Juliana Santos.
Polinômios e fatoração
Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos.
Matemática para Economia III
Fundamentos de Matemática Ciências Biológicas Prof. Marco Marins
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
Expressões fracionárias
Matemática I Profª Ms. Carlos Alexandre N. Wanderley .
Matemática I AULA 4 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Polinômios Profª.: Juliana Santos.
x2 + 4 = 0 COMPLEXOS x2 + 5 = 0 x2 + 5x +8 = 0 números
AGORA É COM VOCÊ.... AGORA É COM VOCÊ... PROPRIEDADES DAS POTÊNCIAS Para que servem? Simplificar expressões e facilitar diversos cálculos.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Dorta.
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Matemática para Economia III
Geometria analítica e álgebra linear
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Frações e porcentagens
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Polinômios e equações algébricas
prof. André Aparecido da Silva
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Equações algébricas Professor Neilton.
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
O que são? (clique para passar os slides)
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Trabalho de Matemática
NÚMEROS COMPLEXOS.
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Professor Dejahyr Lopes Junior Quantas vezes, ao calcularmos o valor de Δ (b 2 - 4ac) na resolução da equação do 2º grau, nos deparamos com um valor negativo.
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
O menor caminho entre você e o futuro
RADICAIS RECORDA PROPRIEDADE 1
POLO MG_09 Encontro 7 – Polinômios Prof. Luciano.
Administração - UFMT Modalidade – Educação a Distância
Produtos notáveis.
Produtos Notáveis.
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO CONJUNTOS NUMERICOS.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Operações envolvendo números complexos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos.
TEMA: “NÚMEROS COMPLEXOS”. LINHA DO TEMPO: Descobriu uma fórmula geral para resolver equações do tipo x³ + px = p. Porém não publicou sua obra. Quebrando.
MATEMÁTICA MATRIZES - 3º ANO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares
Profª Juliana Schivani
Matemática Básica Fonte: Prof Msc SANDRO FABIAN FRANCILIO DORNELLES
Transcrição da apresentação:

Números complexos Professora:Janaína Fernandes Lacerda

Um pouco de história No século XVI , os matemáticos Cardano e Bombelli, entre outros, realizaram alguns progressos no estudo das raízes quadradas de números negativos. Dois séculos depois, estes estudos foram ampliados por Wesses, Argand e Gauss. Estes matemáticos são considerados os criadores da teoria dos números complexos. A teoria dos Números Complexos, tem ampla aplicação nos estudos mais avançados de Eletricidade.

Introdução a números complexos Na resolução de uma equação algébrica, um fator fundamental é o conjunto universo que representa o contexto onde poderemos encontrar as soluções. Por exemplo, se estivermos trabalhando no conjunto dos números racionais, a equação 2x+7=0, terá uma única solução dada por x=-7/2. assim, o conjunto solução será: S = { -7/2 }

Mas, se estivermos procurando por um número inteiro como resposta? o conjunto solução será o conjunto vazio, isto é: S = Ø = { }

De forma análoga, ao tentar obter o conjunto solução para a equação x2+1=0 sobre o conjunto dos números reais a resposta é: conjunto vazio, isto é: S = Ø = { }

o que significa que não existe um número real que elevado ao quadrado seja igual a -1, mas se seguirmos o desenvolvimento da equação pelos métodos comuns, obteremos: x = R[-1] = √-1

onde R[-1] é a raiz quadrada do número real -1 onde R[-1] é a raiz quadrada do número real -1. Isto parece não ter significado prático e foi por esta razão que este número foi chamado imaginário, mas o simples fato de substituir R[-1] pela letra i (unidade imaginária) e realizar operações como se estes números fossem polinômios, faz com que uma série de situações tanto na Matemática como na vida, tenham sentido prático de grande utilidade e isto nos leva à teoria dos números complexos.

Definição de número complexo Número complexo é todo número que pode ser escrito na forma z = a + b i onde a e b são números reais e i é a unidade imaginária. O número real a é a parte real do número complexo z e o número real b é a parte imaginária do número complexo z, denotadas por: a = Re(z)  e  b = Im(z)

Exemplos de tais números são apresentados na tabela. Número complexo Parte real Parte imaginária 2 + 3 i 2 3 2 - 3 i -3 3 i -3 i

Observação: O conjunto de todos os números complexos é denotado pela letra C e o conjunto dos números reais pela letra R. Como todo número real x pode ser escrito como um número complexo da forma z=x+yi, onde y=0 então assumiremos que o conjunto dos números reais está contido no conjunto dos números complexos.

Elementos complexos especiais Igualdade de números complexos: Dados os números complexos z=a+bi e w=c+di, definimos a igualdade entre z e w, escrevendo z = w   se, e somente se,   a = c e b = d

Para que os números complexos z=2+yi e w=c+3i sejam iguais, deveremos ter que c=2 e y=3.

Oposto de um número complexo O oposto do número complexo z=a+bi é o número complexo denotado por -z=-(a+bi), isto é: -z = Oposto(a+bi) = (-a) + (-b)i

Conjugado de um número complexo O número complexo conjugado de z=a+bi é o número complexo denotado por z*=a-bi, isto é: z* = conjugado(a+bi) = a + (-b)i

O conjugado de z=2-3i é o número complexo z*=2+3i.

Operações básicas com números complexos Como em qualquer conjunto numérico, no conjunto dos números complexos existe uma maneira específica de aplicar as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Antes de aplicarmos as operações devemos saber que um número complexo qualquer é indicado na maioria das vezes pela letra z e a sua forma geométrica é z = a + bi, onde a é a parte real e b a parte imaginária.

Adição e subtração Dados os números complexos z=a+bi e w=c+di, podemos definir duas operações fundamentais, adição subtração agindo sobre eles da seguinte forma: Para somarmos dois números complexos basta somarmos, separadamente, as partes reais e imaginárias desses números. Assim, se z=a+bi e z2=c+di, temos que: z1+z2=(a+c) + (b+d)

Subtração de números complexos Para subtrairmos dois números complexos basta subtrairmos, separadamente, as partes reais e imaginárias desses números. Assim, se z=a+bi e z2=c+di, temos que z1-z2=(a-c) + (b-d)

Potências e curiosidade sobre a unidade imaginária Potências de i: Ao tomar i=R[-1], temos uma sequência de valores muito simples para as potências de i: Potência i2 i3 i4 i5 i6 i7 i8 i9 Valor -1 -i 1 i

Pela tabela acima podemos observar que as potência de i cujos expoentes são múltiplos de 4, fornecem o resultado 1, logo toda potência de i pode ter o expoente decomposto em um múltiplo de 4 mais um resto que poderá ser 0, 1, 2 ou 3. Dessa forma podemos calcular rapidamente qualquer potência de i, apenas conhecendo o resto da divisão do expoente por 4.

Multiplicação de números complexos Para multiplicarmos dois números complexos basta efetuarmos a multiplicação dois binômios, observando os valores das potência de i. Assim, se z1=a+bi e z2=c+di, temos que:

z1. z2 = a. c + adi + bci + bdi2 z1. z2= a. c + bdi2 = adi + bci z1 z1.z2 = a.c + adi + bci + bdi2 z1.z2= a.c + bdi2 = adi + bci z1.z2= (ac - bd) + (ad + bc)i Observar que : i2= -1