BRUNO HENRIQUE BEILFUSS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Advertisements

A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO DE GESTÃO.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Secretaria de Estado da Saúde
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
DA RESERVA LEGAL.
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Foco de Atuação: Atenção Básica
Síntese - Principais Pontos Seminário Técnico - CAR Brasília-DF - 22 e 23/09/11.
Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ESTRATÉGIA ESTADUAL. DECRETO Nº 620, DE 27 DE AGOSTO DE 2003 Institui o Programa de Descentralização das Ações de Gestão Ambiental no Estado de Santa.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Calendário da Gestão Pública Municipal: Ferramenta de apoio ao Controle Interno Alexandre Alves Diretor Executivo do FECAM
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
O que é o CAR? É um registro público eletrônico de âmbito nacional com as informações das propriedades rurais, onde o produtor informa em uma imagem de.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
Escritório de Projetos
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Gosto da ideia de uma linha do tempo, essa é a que tenho usado. Podemos adotar ou não, a depender do espaço que tivermos. O histório deve ser incluído.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Debater as providências e encaminhamentos visando a implantação do Sistema Nacional Cadastro Ambiental Rural (CAR), a integração entre o governo federal.
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
Ministério do Meio Ambiente
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
2ª REUNIÃO DO CEE/SC COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO JOINVILLE 16/04/13 REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO EM SANTA CATARINA. Osmar.
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, PISCICULTURA E EXTRATIVISMO NO AMAZONAS.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
1. Relatório das Atividades da UL de Alto Paraíso de Goiás /2016 Apresentação do Relatório de atividades da UL da Emater no período de 02/01/2015.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

BRUNO HENRIQUE BEILFUSS Engenheiro Florestal DIRETORIA DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE. PAULO BORNHAUSEN Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

O CADASTRO AMBIENTAL RURAL – CAR HISTÓRICO E IMPLANTAÇÃO EM SANTA CATARINA Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Histórico Decreto nº 7.029 de 2009 cria o Programa Federal “Mais Ambiente”. Lei nº 12.651 de 2012: cria o CAR. Novo Código Florestal: orienta que a inscrição no CAR seja realizada, preferencialmente no órgão ambiental municipal ou estadual. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

O CAR O CAR é registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Pressupostos CAR Módulos de inscrição e gestão do CAR disponível para uso pelos estados; Padrão mínimo de informações; IBAMA integra bancos de dados estaduais; MMA atua na coordenação e promoção do CAR; CAR diz respeito as obrigações intrínsecas ao imóvel (APP, área de uso restrito e, quando houver, Reserva legal); Os Estados devem promover a integração dos municípios favorecendo a descentralização. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

SiCAR IBAMA -MMA

SiCAR IBAMA -MMA

Experiência no Estado A Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí - AMAVI realizou o Cadastro Ambiental Rural – CAR em um sistema online auxiliado de um software de CAD Possui equipe técnica especializada em sistemas de informação, planejamento e engenharia Já realizou cerca de 1.000 averbações de reserva legal, conforme termo de cooperação técnica SDS/FATMA para identificação e delimitação da RL Está apta a realizar a emissão dos certificados de CAR Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Projeto CAR SC

Melhorar continuamente a qualidade ambiental do estado Objetivo Geral Melhorar continuamente a qualidade ambiental do estado Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Objetivos Específicos Definir um cadastro ambiental; Implementar um sistema web; Desenvolver um banco de dados georreferenciado; Consultas e certificados online; Articulação com outras instituições; Capacitar os agentes de execução; Cadastrar de modo facilitado todas as propriedades rurais do estado Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Metas 1.Desenvolver/adaptar um sistema web para realizar o CAR; 2. Desenvolver tutorial do sistema; 3. Estabelecer cooperação com 21 Associações de Municípios e 295 municípios; 4. Capacitar 600 técnicos de cadastramento e gerenciamento; 5. Realizar o Cadastro Ambiental Rural de 193.000 propriedades rurais; Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

SisCAR CAR SC PROPOSTA CONVÊNIO MMA FATMA SDS PARCEIROS AMAVI BPMA Convênio MMA/SDS/ASSOCIAÇÕES Convênio MMA/SDS PROPOSTA CONVÊNIO MMA SisCAR Projeto CAR/SC FATMA SDS PARCEIROS AMAVI BPMA Sec. Agricultura ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS FIESC FAESC FETAESC 295 MUNICÍPIOS OCESC FECAM Convênios Associações/municípios CAR SC

1. Desenvolver/adaptar um sistema web para realizar o CAR O sistema será desenvolvido pelo MMA, SDS, FATMA e a Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI aproveitando a experiência e software já utilizado por esta associação. O software será online, com informações cadastrais e espacializadas das propriedades. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

2. Desenvolver tutorial do sistema Será elaborado pelo criador do sistema para atender a demanda de cada tipo de perfil de usuário. Será desenvolvido como material de apoio para as capacitações. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

3. Articulação com outras instituições O projeto se desenvolverá em parceria com o MMA, FATMA, Associações de Municípios e com as Prefeituras Municipais. A SDS buscará a formalização de convênio com o MMA, para apoio logístico, financeiro e de pessoal para a execução do CAR. A SDS repassará por meio de convênio, os equipamentos e materiais necessários à execução do CAR para as Associações e Prefeituras. Poderão ser habilitadas complementarmente cooperativas, sindicatos, empresas e técnicos autônomos. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

4.Capacitação dos técnicos executores Capacitação de 600 técnicos cadastrais das prefeituras (3 dias). Capacitação de 42 técnicos gerenciais e de suporte das Associações de Municípios Capacitação de 35 técnicos homologadores da FATMA. Capacitação de 10 técnicos gerenciais da SDS/FATMA. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

5. Realizar o Cadastro Ambiental Rural Fluxograma de Funcionamento do CAR

Recursos utilizados Sistema Aquisição de Software. Adaptação e melhorias de software. Hospedagem do sistema via Web services. Aquisição de imagens. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Articulação e fortalecimento institucional Recursos utilizados Articulação e fortalecimento institucional Articulação federal para convênio MMA/IBAMA e local para execução do CAR. Fortalecimento Institucional: SDS,FATMA,Associações e Prefeituras. Aquisição de equipamentos para execução do CAR. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Recursos utilizados Capacitação dos técnicos da SDS, FATMA Capacitação para Nível de Gerenciamento Estadual do Sistema, homologação e cadastro. Capacitação dos técnicos das Associações e Prefeituras Capacitação para Nível de Gerenciamento Local do Sistema, homologação e cadastro. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Realizar o Cadastro Ambiental Rural Divulgação e Mobilização Social Recursos utilizados Realizar o Cadastro Ambiental Rural Pessoal técnico da SDS, FATMA, Associações, Prefeituras e demais parceiros Divulgação e Mobilização Social Veiculação na Mídia. Material Informativo. Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Desafios para implementação do CAR Cultural “Estigma de incapacidade” Organizacional “Assumir a Gestão do Sistema” Operacional “Instrumentos e Recursos” Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente

Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente – DSMA Luiz Antônio Garcia Corrêa - Diretor José Emídio Trilha Ribeiro Júnior - Gerente de Recursos Minerais Bruno Henrique Beilfuss - Eng. Florestal Livia Ceretta - Geógrafa 48 3665-4217