Implementação de uma Universidade Corporativa Cláudia Camelo * Luc Quoniam Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2009 Inserir logo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Apresentação da proposta do
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Decreto Regulamentar 2/2008
EMPREGABILIDADE na agricultura – novas actividades na agricultura e formas de produção com vista à qualidade.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
Gestão do Conhecimento na CAIXA Estratégias e Ferramentas
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação

MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
E-Business a Nova Economia
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Sandra Chaveiro Ano Lectivo 2011/2012 INSTRUMENTOS DE APOIO À GESTÃO.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
II Orientação Técnica PCAGP.
Ordem de Trabalhos 3. REPROGRAMAÇÃO DO QCA III EM 2006 – Objectivos estratégicos da reprogramação de Julho, execução das medidas reforçadas, ponto de situação.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
RECCRIA PROMOVERESISTE Observatório do Cidadão OC1 OC2 OC3 OC4 OC5 OC6 OC7 OC8.
Perguntas de Modelação
Vulnerabilidade na Saúde Pública
Escola Secundária Fernando Namora
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade Corporativa Procenge
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
A Reforma da Formação Profissional
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Projecto “ + Próximo” Candidatura efectuada e aprovada pela Fundação Porticus.
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Implementação de uma Universidade Corporativa Cláudia Camelo * Luc Quoniam Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2009 Inserir logo uFP

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Faculdade de Ciência e Tecnologia Faculdade de Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (UFP) Inserir mapa do campus

UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (UFP)

Universidade Corporativa Universidade Tradicional ? SIM

Possibilidade de dupla certificação; Formadores altamente qualificados; Planos de estudo transferíveis; 50% dos RH com menos de 40 anos; Infra-estruturas já existentes; Cultura de aprendizagem. VANTAGENS

Eventual desvalorização das oportunidades de formação; Educação Corporativa ainda pouco difundida em Portugal. CONSTRANGIMENTOS

FASES DE IMPLEMENTAÇÃO 1ª Fase Preparação Analisar a envolvente e o design organizacional Adequar a cultura organizacional Interligar com o Modelo de Gestão de Desempenho 2ª Fase Execução Diagnosticar necessidades de formação Identificar áreas de melhoria Planear e executar as acções e os projectos de melhoria organizacional 3ª Fase Avaliação Avaliar as acções desenvolvidas Avaliar a implementação dos projectos de melhoria organizacional

Promover a educação corporativa na FFP/UFP; Impulsionar o desenvolvimento individual e colectivo; Implementar projectos inovadores e auto-sustentáveis; Envolver as pessoas premiando a pró-actividade e o empenho. OBJECTIVOS DESTINATÁRIOS Actuais e antigos colaboradores e alunos da UFP.