GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA

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Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA Profa. Dra. Keila Moreira Batista

EAD NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Educação e Tecnologia TIC Novas formas de aprender e ensinar Aspectos específicos da EaD Construção do conhecimento Diálogo, interação, socialização

Legislação Constituição Federal (1988) Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) Decretos, Portarias e Marcos Regulatórios (a partir de 2004)

Decreto n0. 5.622, de 19 de dezembro de 2005 “(…) Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”

LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Não DEFINE a EaD como modalidade de ensino Título V – Níveis e modalidades de Ensino Níveis: Educação Básica e Educação Superior Modalidades: Ed. Especial, Ed. Profissional e EJA

EaD pela Legislação Brasileira Separa a EaD das demais questões educacionais Estrutura a EaD com base em práticas da Educação Presencial Não atende aos aspectos didático-pedagógicos da EaD

MODELOs de GESTÃO DE EaD “ Um modelo de EaD requer que se pense muito além da estrutura tecnológica, uma vez que essa é apenas um dos fatores da decisão e não o valor definitivo e determinante para todo o processo” SILVA (2013) -

PÚBLICO-ALVO Conhecer Faixa etária; Escolaridade; Necessidades pessoais e sociais mais comuns; Inclinação socioeconômica da região; Oferta de cursos semelhantes na região; Nível e qualidade de acesso às TIC; Tipos de acompanhamento e tutoria

PÚBLICO-ALVO Necessidade deste curso / programa / projeto Benefícios sociais ou ao arranjo produtivo existente Viabilidade do projeto dos pontos de vista educacional tecnológico administrativo-financeiro

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS Interação e interatividade Agentes ativos da informação e do conhecimento “Cabe aos educadores se prepararem e estarem atentos para que esse novo contexto possa se fundamentar em concepções pedagógicas adequadas à formação do ser humano e não do homem-máquina” (SILVA, 2013)

APOIO AOS ALUNOS “ A aprendizagem requer feedback, objetivos, estratégias instrucionais e métodos para avaliação” (SILVA, 2013)

APOIO AOS ALUNOS APOIO ADMINISTRATIVO Secretaria Pessoal de Logística APOIO PEDAGÓGICO Material didático TIC Tutoria (SILVA, 2013)

MÍDIAS E TECNOLOGIAS Disponibilização de conteúdos corretamente constituídos por mídias e transportados por tecnologias eficazes Material impresso Rádio / TV CD, DVD Tablets, smartphones AVAs

GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS NA MODALIDADE EAD Profa. Dra. Keila Moreira Batista

“Não podemos iniciar grandes obras de educação do homem sem primeiro investir na formação de educadores multiplicadores”