ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Advertisements

UTILIZAÇÃO DO MODELO KANO PARA CLASSIFICAR IMPORTÂNCIA DE FUNCIONALIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Silvio Carvalho Neto Hiroo Takaoka.
Formação do Vínculo do Médico do Trabalho como Condutor do Processo de Promoção de Saúde nas Empresas Hudson de Araújo Couto.
Metodologia de Pesquisa
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDENCIA DO IDOSO ACAMADO E A SOBRECARGA DO CUIDADOR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP ALUNO (A): Luizete de Sousa Alexandre.
Centro de Desenvolvimento da Educação Médica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
Referências bibliográficas
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
ESTUDO DOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE EM ATLETAS DE BASQUETEBOL JUVENIL EM SANTA CATARINA. Professor Orientador Ms. Gilberto Vaz Alunos: Soledá Menine Pereira.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
Classificação das Pesquisas
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
Perfil Médico de Saúde Ocupacional Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa Relatório Gerencial de Saúde Periódicos/2006 
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
Avaliação da qualidade de vida dos portadores de HIV
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Experimental de Laboratório
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
Universidade Tuiuti do Paraná
Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PELOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA PARA TERCEIRA IDADE/UFMG Suellen Martinez de Carvalho¹, Rosângela Corrêa Dias²,
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
ESTUDO DE COMUNIDADE.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde.
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
principalmente da tutoria,
Canais de Humor na Internet Diogo Silva Guilherme Versiani Juliano Xavier Luiz Temponi.
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
Análise da situação do cirurgião-dentista formado pela Unisul no mercado de trabalho Renata da Rosa Loffi, Marcelo Tomás de Oliveira PMUC Unisul, campus.
Seminário de Pesquisa em Administração
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Vanusa Varela Pinto 1 & Gustavo Noronha de Ávila 2 Vanusa Varela Pinto 1 & Gustavo Noronha de Ávila 2 1 Bolsista, Programa Artigo-170, Curso de Direito,
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Levantamento do Perfil Profissional do Egresso do Curso de Direito da Unisul, Campus Tubarão, no Período de 1990 a Área de conhecimento: Ciências.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana Durante ELISEU, Josiane Silveira Art. 170 Curso: Fisioterapia/Uniexperiência A construção do conceito de Qualidade de Vida existe em diferentes campos do saber, o que lhe confere múltiplos sentidos. O conceito é amplamente aceito como o grau de satisfação que o indivíduo visualiza em quatro dimensões: profissional, sexual, social e emocional. OBJETIVO: Avaliar a auto percepção dos alunos da Universidade da Experiência sobre a sua qualidade de vida atual. MATERIAIS E MÉTODOS: Desenho: estudo exploratório. Método: Estudo de natureza quantitativa e o procedimento foi de levantamento. A amostra foi composta de 36 alunos matriculados no campus de Tubarão e 22 matriculados na PE. Roma. A amostra caracterizou-se por 91,7% do gênero feminino e 8,3% do gênero masculino; 25% com idade entre 56 e 60 alunos; 22,2% entre 50 e 55 anos, 22,3% acima de 60 anos, 19,4% entre 61 e 65 anos e 11% abaixo de 50 anos. Quanto ao estado civil 75% são casados, 22,2 % viúvos e 2,8% solteiros. Utilizou-se como instrumentos os: questionários WHOQOL composto por 100 questões e o um perfil psicossocial. CONCLUSÃO: Com os resultados obtidos na pesquisa pode-se avaliar através do modelo utilizado para coleta de dados, que não há uma diferença significativa entre os alunos da Universidade da Experiência do Campus Sul e Campus Norte em relação à auto percepção de sua Qualidade de Vida. Sendo que 60,10% dos alunos de Florianópolis e 66,9% dos alunos de Tubarão estão satisfeitos com sua qualidade de vida. BIBLIOGRAFIA: FLECK, M.P.A, LOUZADA S, XAVIER M, CHACHAMOVICH E, VIEIRA G, SANTOS L, PINZON V. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100) Rev. Brasileira de Psiquiatria 1999; 21(1): FLECK, M.P.A, LOUZADA S, XAVIER M, CHACHAMOVICH E, VIEIRA G, SANTOS L, PINZON V. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da organização mundial da saúde (WHOQOL-100). Rev Saúde Publica 1999; 33(2): FREITAS, E. V. DE; - PY, L.; NERI, A. L.; CANDIDO, F. A. X.; GORZONI, M. L.; ROCHA, S. M. DA. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, Acima de 75 FLOTBFLOTBFLOTB Domínio I - Domínio Físico28,028,225,831,646,240,2 Domínio II – Domínio Psicológico22,916,423,420,253,763,4 Domínio III – Nível de Independência33,032,317,710,949,356,8 Domínio IV – Relações Sociais27,323,219,713,953,062,9 Domínio V – Ambiente17,815,721,317,460,966,9 Domínio VI – Aspectos Espirituais/ Religião e Crenças 9,10,012,57,378,492,7 Qualidade de Vida7,92,112,5 79,685,4 Média Geral20,916,819,016,360,166,9 RESULTADOS: TABELA 1 – DISTRIBUIÇÃO DA MÉDIA DE RESPOSTAS DE ACORDO COM AS FACETAS FONTE: GRUPO WHOQOL – 100 (1998) A utilização dos instrumentos possibilitou traçar um perfil acerca da QV dos casos analisados. A figura a seguir demonstra o resultado geral do estudo. Figura 1 Médias dos Domínios da QV do ponto de vista do avaliado e Média Geral de QV Apoio Financeiro: Unisul