18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

1.
OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
CIDADANIA  PARTICIPAÇÃO DEMOCRACIA DESCENTRALIZAÇÃO CARTA MAGNA
Estatuto da Criança e do Adolescente
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Estatuto da Criança e do Adolescente
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
ECA O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO DIREITO BRASILEIRO.
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescente no Direito Brasileiro.
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Édina Maria Silva de Paula
Violência. Violência Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Profissionalização do Jovem
Projeto de saúde e qualidade de vida
PROGRAMA ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA
O ECA E O CLUBE DE DESBRAVADORES
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
EDUCADOR, O SER HUMANO ECA – CONHECER PARA RECONHECER SANTOS, MAIO DE 2012.
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
O Estatuto da Criança e do Adolescente
“Os Incríveis”.
Estatuto da Criança e do Adolescente
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
TRABALHO DO MENOR.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
DIREITO DAS MINORIAS - IDOSO
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco - Esmape
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Paralelo das principais Leis
LAZER Direito Social.
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Comissão da Criança e Adolescente
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Dra. Mônica Ribeiro de Souza Juíza de Direito da Vara da Infância e da
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Direito da Criança e do Adolescente Profa. Luanna Tomaz
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Apresentação Plano de Ensino Visão Constituição sobre o ECA.
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Preâmbulo: Princípios básicos das Nações Unidas: a liberdade, a justiça e a paz no mundo, reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A PROTEÇÃO INTEGRAL, O CONSELHO TUTELAR E A INTERDISCIPLINARIDADE.
Pedro Affonso Hartung Advogado do Núcleo de Defesa Instituto ALANA Criança e Consumo: os impactos da publicidade infantil.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES INDÍGENAS.   
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
Professora Claudete Pessôa ECA - Lei 8.069/90 NOTAS INTRODUTÓRIAS PRIORIDADE ABSOLUTA (CF, 226 e 227 e ECA, 04º) Criança e o adolescente gozam de todos.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
Transcrição da apresentação:

18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

O que é o ECA ? O ECA: conjunto de regras que estabelecem os direitos dos menores à vida, saúde, convivência familiar, educação e também seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto foi elaborado de forma democrática, com a participação dos três Poderes e de vários movimentos populares.

Criado em 13 de julho de 1990, o ECA instituiu-se como Lei Federal n Criado em 13 de julho de 1990, o ECA instituiu-se como Lei Federal n.º 8.069 (obedecendo ao artigo 227 da Constituição Federal), adotando a chamada Doutrina da Proteção Integral, cujo pressuposto básico afirma que crianças e adolescentes devem ser vistos como pessoas em desenvolvimento, sujeitos de direitos e destinatários de proteção integral. O Estatuto, em seus 267 artigos, garante os direitos e deveres de cidadania a crianças e adolescentes, determinando ainda a responsabilidade dessa garantia aos setores que compõem a sociedade, sejam estes a família, o Estado ou a comunidade. Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre as políticas referentes a saúde, educação, adoção, tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.

Criança e aquele de idade até doze anos incompletos, e adolescente é àquele que estiver entre doze e dezoito anos de idade, determinando que ambos devem usufruir de todos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral o ECA.

Adolescência é uma fase da vida do ser humano de profundas transformações bio-psico-sociais. É o começo de um despertar para um mundo novo e por conseqüência adquirir a capacidade de poder mudar um país...

18 anos Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) Este ano o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 18 anos. Ele surgiu para dar proteção á criança através de amparo legal, afim de que toda criança e adolescente tenham direito a sua infância, educação, moradia, etc. ** Servimos de modelo aos paises os quais qualificamos como de primeiro mundo.

A legislação é acerca dos direitos humanos infanto-juvenis como Educação, Saúde, Lazer, Alimentação, Cultura, Liberdade, enfim, a vida.

Educação é o caminho Um dos objetivos do ECA é justamente mostrar que, em boa parte das vezes, é melhor reeducar que punir criminalmente o jovem que age fora da lei. Por isso, o Estatuto rege vários outros temas da vida infanto-juvenil. Um bom exemplo da utilização do Estatuto foi o que ocorreu no caso de um pai que teve a guarda do filho suspensa. De acordo com denúncia do Ministério Público, a criança estaria sofrendo abusos emocionais em razão da conduta do pai, que se recusava a fazer tratamento psiquiátrico apesar de ter distúrbios de personalidade. estabeleceram esta condição: que o pai se submetesse ao tratamento psiquiátrico para que as visitas pudessem acontecer em segurança para o menor. E o ECA também é aplicado em casos que envolvem crimes sexuais

A absoluta Prioridade : a proteção à infância e à juventude. Receber proteção e Socorro Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. a criança ou adolescente deverá ser previamente ouvido e a sua opinião devidamente considerada. Direito a Educação, material didático, transporte e saúde. Não trabalhar com menos 14 amos. (aprendiz) Proibido a Venda: armas, munições e explosivos, bebidas alcoólicas.

Direito da Criança e Adolescente Preservar a identidade e oferecer ambiente de respeito e dignidade ao adolescente Instalações físicas em condições adequadas Reavaliar periodicamente cada caso, com intervalo máximo de seis meses

Bibliográfias GOMES DA COSTA, Atonio Carlos. Das necessidades aos direitos . São Paulo: manheiros Editores, 1994. PASTORELLI, Ivaneia, Manual de imprensa e de mídia do estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: OrangeStar, 2001. SILVA, José Luis, Estatuto da criança e do adolescente: 852 perguntas e respostas. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2000. BRASIL, Contituição da República Federativa do Brasil de 05.10.1988. BRASIL. Lei 8069 de 1990 e suas alterações.