LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: VOLEIBOL Prof.º Armando Alves Júnior
FUNDAMENTOS TÁTICOS DO VOLEIBOL SISTEMAS DE RECEPÇÃO Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior
POSIÇÃO BÁSICA E DESLOCAMENTOS NA RECEPÇÃO A posição básica é aquela que introduz a execução dos demais fundamentos. Existem várias posições de expectativa. Mas a principal, é aquela que o executante deve estar: Descrever a imagem. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior
RECEPÇÃO COM 05 JOGADORES Utilizada por iniciantes e categorias menores, é conhecida como recepção em “W”. Possibilita a distribuição básica de áreas de responsabilidades entre os jogadores. Esse tipo de formação pode ser utilizado em qualquer uma das seis passagens. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior
RECEPÇÃO COM 04 JOGADORES Por volta de 1975 algumas equipes masculinas deixaram de recepcionar o saque com 05 jogadores, para neutralizar a intenção crescente dos sacadores em buscar os jogadores com mais dificuldade no passe ou o atacante de velocidade. A organização mais utilizada é em semi-círculo. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior
RECEPÇÃO COM 03 JOGADORES As formações de recepção com três jogadores configuram uma linha reta ou tendem para um “semicírculo”, dependem da característica do sacador. É a mais utilizada para a recepção do saque tipo “viagem”. A distribuição das áreas de responsabilidade são dadas aos melhores passadores em quadra. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior
RECEPÇÃO COM 02 JOGADORES A proibição de bloqueio do saque não causou retrocesso na marcha imposta pelas novas táticas de diminuir o número de passadores. Nos Jogos Olímpicos de 1984, a seleção norte-americana masculina instituiu somente dois jogadores nessa função. A revolução tática provocada pela inovação levou todas as equipes masculinas a adotar esse procedimento. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior
RECEPÇÃO COM 02 JOGADORES Três motivos foram determinantes para essa aceitação: 1 – vantagem técnica, apenas os 02 mais hábeis; 2 – vantagem ofensiva, proporciona mais atacantes e 3 – racionalização no treinamento, é a especialização. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior