XI ENARSE Brasília 2013 CASE - AMERICANA - SP VIRTUAL & PRESENCIAL UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A Educação do Nosso Tempo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Elisa Maria de Assis
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
III Encontro de Boas Práticas
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
O sucesso do trabalho pedagógico
Autor: Pricila Arrojo da Silva
October 2009 EAD: pluralidade e reflexões Marcos Telles.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Conformidade no aprendizado ou no ensino? Aluno, instrutor, instituição ou curso? Sergio Figueiredo STI/MDIC.
Introdução à Educação à distância
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Laboratório de Ensino a Distância
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
1° Encontro.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Standard 5 Usando os resultados para a melhoria contínua.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
ABINV – Qualidade de aprendizagem Ensinar pelo viés da Abinv é aprender e ensinar a aprender. Gestão do Ensino– Aprender, partilhar, mobilizar recursos.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

XI ENARSE Brasília 2013 CASE - AMERICANA - SP VIRTUAL & PRESENCIAL UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

XI ENARSE Brasília 2013 PALAVRAS - CHAVE FORMAÇÃO CONTINUADA APRENDIZAGEM TEMPO INTEGRAÇÃO MUDANÇA NOVAS LINGUAGENS - EAD AULA VIVA

FORMAÇÃO CONTINUADA Cultura da Aprendizagem Tempo para estudos Disponibilidad e Desejo de mudança Necessidades pontuais Investimentos Acompanhamento Desafios Apontar vantagens Alta rotatividade de professores Melhora no desempenho dos alunos

FORMAÇÃO CONTINUADA Caminhada Cultura da Formação Continuada Cursos online de pequena duração na escola Diálogos de Formação EAD – Lato Sensu UCB Incentivos com certificados

Vantagens da EAD apontadas pelos docentes Capacitação de grande número de alunos/professores da RSE simultaneamente, contato com outros profissionais de outros Polos; Acompanhamento preciso, individualizado e contínuo da aprendizagem; Maior agilidade no planejamento e execução das atividades; Ritmo próprio de construção do conhecimento e autoaprendizagem ; Maior consistência e confiabilidade na interação entre professores e alunos; Superação de barreiras geográficas e redução de custos de transportes; Melhoria imediata da prática profissional; Grande flexibilidade quanto a horário e local de estudos

A produção de conhecimento em rede promove a heterogeneidade na medida em que faz convergir a multiplicidade de competências e experiências para a resolução de um problema. No processo de elaboração intervêm indivíduos concretos, mas estes têm de adequar os seus procedimentos aos pontos de vista e valores de todos os demais indivíduos envolvidos (é isso que faz deles uma comunidade). A reflexividade aparece como o elemento de coerência aglutinadora, gerando o salto qualitativo do somatório de inteligências para a inteligência coletiva (Lévy, 1997 ). CAPACIDADE MULTIMÍDIA DESENVOLVIDA

Melhora significativa na gestão de sala de aula; Compreensão dos processos que envolvem a aprendizagem; Resultados mais significativos Motivação para os demais professores; Reconhecimento do valor do estudo. RESULTADOS CONQUISTADOS

DEPOIMENTOS

CONCLUSÃO