OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT CONSTRUINDO FUNDAMENTOS In: Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. (2002). Porto Alegre: Artmed.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Apresentando.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
O Aluno a Distância.
Estratégias de Sucesso
O Cenário Virtual.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Ferramentas de Mediação no Moodle
O que precisa para ser um aluno virtual?
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Educação no contexto do Trabalho
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
TÉCNICAS DE ENSINO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Aula Sobre WebQuest: Tema: Antifairese. Nosso primeiro passo será dividir a sala em dois grupos.
Situação de Aprendizagem
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
PLANEJAMENTO DE ENSINO
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
Transcrição da apresentação:

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT CONSTRUINDO FUNDAMENTOS In: Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. (2002). Porto Alegre: Artmed.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Três passos: –Definir resultados objetivos. –Escolher um material de leitura adequado. –Estabelecer um roteiro organizado por tópicos.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Definir resultados objetivos. –O que queremos que os alunos aprendam quando interagem com o material? –Que experiência levarão com eles ao concluí- lo? –Plano de ensino mais aberto, com objetivos mais amplos. –Considerar os resultados esperados conforme o curso progride.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Plano de ensino. –Plano de aula semanal, com tema para discussão. –Ou também um curso em torno das leituras solicitadas – estímulo à discussão. –Resolução individual ou em grupo, pelos alunos. –Discussão sob forma de questões. –Material adicional em vídeo/DVD ou CDROM.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Plano de ensino – considerar as áreas para: –Apresentação de material aos alunos. –Discussão assíncrona e/ou síncrona. –Envio de tarefas. –Avaliação. –Correspondência por .

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Diretrizes do curso. –Apresentadas com o plano de ensino e com o roteiro do curso. –Considera-se uma mensagem discente, quando o aluno comenta outras mensagens ou sugere um novo tópico. –Na graduação, acompanhamento mais próximo. –Diretrizes como estrutura inicialmente frouxa (expectativas de participação e conduta do curso,). –Primeira semana de discussão da aula on-line: mensagem de apresentação dos alunos, participantes opinam sobre as diretrizes.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Construção do site – áreas a considerar: –Boas vindas. –Comunitária de interação (para além do curso). –Para o conteúdo (conforme plano de ensino). –Dedicada à reflexão sobre a aprendizagem. –Dedicada às avaliações do curso. –Dedicada à postagem de tarefas.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Construção do site – organização do curso: –Em torno de tópicos de discussão semanais. –Em torno de leituras (pode ser em paralelo). –Discussão perene (sem limite de tempo).

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Navegabilidade: –Participantes devem ser capazes de navegar facilmente pelo curso. –Visual do site refletindo a organização apresentada no plano de ensino. –Objetivo: conseguir uma participação mais ativa dos alunos.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Estratégias para obter a confiança do alunos: –Estabelecer diretrizes claras para a participação. –Esclarecer quanto ao modo como a participação será avaliada. –Plano de ensino claro, com estrutura flexível. –Ser claro quanto ao tempo necessário para a participação. –Site amigável, fácil de navegar, em que os alunos se sintam bem.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Estratégias para obter a confiança do alunos: –O próprio formador ser um bom exemplo de participante on-line. –Entrar em ação quando a participação estiver fraca. –Telefonar para os alunos “ausentes”. –Empenhar-se na criação de uma comunidade: elementos humanos. –Trabalhar com uma pitada de humor e diversão.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Freqüência: –Alguns aplicativos mapeiam o tempo de conexão dos alunos. –Quando não, monitoração das mensagens enviadas ao site do curso.

OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Atividade Elaborar um primeiro esboço do curso a ser desenvolvido e implementado on-line. (vide questões da p. 139)