Psicologia Comportamental – 3 horas – comportunip (código)‏

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

Aprendizagem e individualização
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
2. Condicionamento operante ou instrumental:
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Psicologia Comportamental Aula 12
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Avaliação Psicológica
MÉTODO CIENTÍFICO.
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Teorias de Aprendizagem
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Psicologia da Personalidade II
Estudo do comportamento verbal
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Comportamento Verbal e Linguagem
Psicologia Comportamental
Psicologia Geral Experimental – PGE - unippge2010
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Fisiologia e Comportamento
Behaviorismo Radical e Análise do Comportamento
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Sidman – Coerção e Suas Implicações.
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O Caminho da Psicologia Experimental
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
Reflexo: Estímulo elicia Resposta
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Teoria Comportamental
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física)
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional
OS BEHAVIORISMOS.
PERSONALIDADE: por que estudar?
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
Aprendizagem da matemática
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Alguns pontos importantes do filme sobre Skinner Professora Luciana Campos.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Psicologia Comportamental – 3 horas – comportunip (código)‏ EMENTA - Os pressupostos ontológicos e epistemológicos, o modelo conceitual e aplicado da análise do comportamento e do behaviorismo radical para compreensão do comportamento humano. OBJETIVOS GERAIS - Reconhecimento da psicologia comportamental como um saber que compreende o homem como um fenômeno do mundo natural e a partir da multideterminação ambiental e do modelo de seleção por conseqüências. Apropriação e compreensão do comportamento humano a partir do referencial teórico da análise do comportamento. Formulação de análises funcionais e de contingências e compreensão de intervenções em psicologia comportamental. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Ontologia e epistemologia do behaviorismo: A gênese do comportamento (filogênese e ontogênese) 2.Controle comportamental, 3.Controle aversivo, 4.Conhecimento e controle de estímulos, 5.Comportamento verbal, 6.Comportamento controlado por regras, 7.Eventos privados, 8.Análise funcional em ambiente clínico, 9.Modelos de intervenção em análise do comportamento Avaliação – prova e trabalhos (1 ponto) - Bibliografia BANACO, R. A. Sobre Comportamento e Cognição. Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivista. Vol. 1. Santo André: ESETec, 2001 BAUM, W. M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. Porto Alegre: ARTMED, 2ª edição, 2006. SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas: Editora livro pleno, 2003 COSTA. S. E. G. C; MARINHO. M. L. Um modelo de apresentação de analises funcionais do comportamento. Estud. Psicol. (Campinas), v. 19, n. 3, Set./Dez., p. 43-54, 2002.

Discussão: A ciência do comportamento pode ajudar a humanidade? como? Behaviorismo e Análise do Comportamento: fazer ciência Psicologia científica: objetiva (observação e experimentação) e comparativa (seleção natural, origens comuns) Watson: ataque a psicologia como ciência da mente. Apenas através do estudo do comportamento a psicologia será ciência natural. Problemas e controvérsias: livre arbítrio? (civil ou religioso)‏ Como atribuir algo ao livre arbítrio? Mistério. Como o não natural causa o natural? (ciência: eventos naturais provêm de outros eventos naturais)‏ O que é ciência? (estudo do universo natural) Qual visão de ciência se aplica ao comportamento? Realismo - mundo real fora de nós e nossas experiências. Objetivo e subjetivo. Verdades. Pragmatismo – compreender as experiências. Verdade = capacidade de compreender / organizar. Behaviorismo radical: busca descrições úteis e econômicas para a compreensão e discussão do comportamento. Descrições pragmáticas: consequências e contexto Explicação = definição = descrição Ideias Básicas: Estudamos comportamento dos seres vivos Causas mentais = ficção. Origens do comportamento: hereditariedade e ambiente , presente e passado Ficções mentais impedem a investigação das origens ambientais Evita-se falar e pensar em termos mentalistas Eventos privados (pensar e sentir) são naturais e compartilham todas propriedades do comportamento público.

Revisão – PGE - Behaviorismo Radical e Análise do Comportamento Revisão – PGE - Behaviorismo Radical e Análise do Comportamento. Seleção por consequências em 3 níveis: Espécie (filogenético) – indivíduo (ontogenético) – cultura Objetivos: preocupação com questões humanas. É possível estudar o comportamento cientificamente. Complexo: processo, fluído, mutável. Objeções: liberdade Pensamentos e Sentimentos: comportamentos e não causa (neural e psíquica)‏. Ambiente externo e interno (em relação ao comportamento)‏ Controle: Variável independente (ambiente) e dependente (comportamento)‏. Observação, Leis, modelos, tecnologia / aplicação Metodologia de sujeito único (sujeito como seu próprio controle)‏- A-B-A - linha de base – intervenção - retirada Observação, Inferência e Rótulo. Controle de variáveis – relação se-então (contingências)‏ Reflexos Inatos (S-R) (inocondicionados)‏ repertório comportamental, reflexo, estímulo, resposta, Reflexos condicionados: condicionamento pavloviano comportamento respondente, extinção respondente, respostas emocionais, respostas emocionais condicionadas, dessensiblização sistemática Aprendizagem pelas consequências: o reforço – condicionamento operante. (R - C) comportamento operante, consequência, reforço,contingência de reforço, frequência e probabilidade, topografia da resposta, extinção operante, manipulação de variáveis, resistência a extinção, custo da resposta, recuperação espontânea, aproximações sucessivas, reforço diferencial, modelagem, frequência simples, frequência acumulada, privação, saciação

Controle aversivo: se comporta para não acontecer Estímulo aversivo: reduz cpto na apresentação, aumenta cpto na retirada Efeitos colaterais do controle aversivo: elicia respostas emocionais (aversivo condicionado, interfere no desempenho)‏. Suprime outros comportamentos, estimula outros comportamentos incompatíveis, estimula contra-controle (fuga, esquiva)‏ Por que punimos tanto? imediato, não depende de privação, facilidade Alternativas: R+ ao invés de R-, reforçamento diferencial, extinção Controle de Estímulos: o papel do contexto. O contexto em que o comportamento ocorre (o que acontece antes) também controla o comportamento Contingência de três termos – contingência tríplice: unidade básica de análise do comportamento SD – R > C .Ocasião – resposta – consequência Estímulos discriminativos (SD) sinalizam que uma dada resposta será reforçada. Estímulos delta (SΔ) sinalizam não reforço ou extinção Treino Discriminativo: reforçamento em SD e extinção em SΔ . SD não produz ou elicia respostas: apenas fornece contexto, sinalisa, dá oportunidade Generalização: teste e gradiente Encadeamento de Respostas e Reforço Condicionado Reforços incondicionados (lógica similar aos reflexos incondicionados) – água, sexo, comida, temperatura, etc Maioria dos comportamentos em ambiente natural não produzem diretamente os reforços incondicionadas Cadeia comportamental ou de respostas ex: laboratório – Se pressionar barra 1 > luz – Se luz – pressiona barra 2 > comida Luz – Reforço Condicionado: é reforçador para a resposta que o produz e pode ser SD para outra resposta. É pareado com reforçador incondicionado

Reforçadores condicionados generalizados ( menos dependentes de privação específica)e simples : Dinheiro e atenção social Esquemas de Reforçamento – as diferentes formas (esquemas) como as consequências são apresentadas 5 esquemas básicos: 1 contínuo (CRF) e 4 intermitentes (razão e intervalo,- fixo e variável)‏ Razão Fixa (FR) e Razão Variável (VR) – dependem apenas do número de respostas Intervalo Fixo (FI) e Intervalo Variável (VI) – dependem da resposta e passagem do tempo Comparação entre os esquemas Freqüência de respostas: CRF em geral menor freqüência. Saciação mais rápida no CRF Aquisição de comportamento (aprendizagem): CRF mais eficaz. Manutenção e resistência a extinção: CRF menos eficaz. Padrões Comportamentais. (transição e adaptação)‏ FR (razão fixa): taxas altas e pausa pós reforço VR: (razão variável): taxas altas e sem pausa (ou curta)‏ FI (intervalo fixo) – taxas baixas, grandes pausas, aceleração próxima ao reforço (scalop). VI (intervalo variável) – taxa moderada e constante. Esquemas não contingentes: tempo fixo (FT) e variável (VT) – comportamento supersticioso e “não” comportamento Notas: esquemas de comportamento e personalidade: teimoso, chato perseverante, persistente, preguiçoso, fraco, etc Aprendizagem: falar, ler, pensar, sentir, relacionar-se, etc – Papel do psicólogo:entender aprendizagem, intervenção para aprender e re- aprender PGE – princípios básicos Psicologia Comportamental – aprofundamento e aplicação http://www.redepsi.com.br/cursos - código unipcomport2010