2) ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS a) Fatores de produção CEAP – COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS – 4º ADN1 Professor Valter Cantuária UNIDADE I – SIGNIFICADO E OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS 1) OS RECURSOS 2) ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS a) Fatores de produção b) Recursos Tecnológicos
Logística Interna (fornecedores) Logística Externa (clientes) Os recursos materiais Recursos Estoque Instalações Compras Logística Interna (fornecedores) Logística Externa (clientes)
VISÃO GERAL DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ALGUMAS INFORMAÇÕES Antes de aprofundarmos o estudo da administração dos recursos materiais e patrimoniais, veja estes dados, segundo Martins: 16% do programa de produção não podeM ser executadoS por falta de ferramentas destinadas à produção; 2. De 30% a 60% do estoque de ferramentas está espalhado pelo chão de fábrica, perdido ou se deteriorando ou não estão dentro das caixas de ferramentas; 20% do tempo dos operadores é desperdiçado procurando ferramentas (em média 3 semanas de trabalho perdidas por anO); De 40% a 80% do tempo do encarregado é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas; O orçamento anual de ferramentas, gabaritos e acessórios é de 7 a 12 vezes maior que o orçamento dos equipamentos totais.
CICLO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
CICLO DE ADMINISTRAÇÃO PELO PDCA
FATORES DE PRODUÇÃO
FATORES DO CONSUMO
NECESSIDADES E DESEJOS DOS CONSUMIDORES É o conceito mais básico e inerente ao marketing. Elas estão relacionadas ao atendimento das necessidades humanas, conforme descrito por Abraham Maslow, quando demonstrou o conceitos das necessidades humanas. Trata-se, portanto, de um estado de privação das pessoas, no qual inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais, de conhecimento e de auto-realização. Desejos Os desejos são carências humanas moldadas a partir da cultura e das características individuais da pessoa. Os desejos são pessoais e se modificam conforme as transformações que ocorrem na sociedade. Esses desejos são lacunas que jamais serão preenchidas totalmente. É neste campo que o marketing deve atuar para criar novos produtos que satisfaçam esses desejos, como ponto fundamental que possa assegurar a sua própria existência.