DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Sistema de Indicadores de Percepção Social
TESTE DAS FÁBULAS Instruções:
7 a 9 anos Esta é a idade da tomada da decisão. Os primários não podem
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
Pais com limites, Filhos com limites
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Os tipos de comportamento no meio social
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
ESTAR SOZINHO....
É Tempo de Mudanças Falta pouco para o final do ano...
Sawabona Shikoba.
A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A MASCULINIDADE
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Jogos em grupo na Educação Infantil
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
A História dos sapinhos….
Refletindo sobre a solução de conflitos
PEAD Ludicidade e Educação
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Educação Sexual na Adolescência
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.

BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
TBA 2011 Especialidades.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Eu... Sou natural de São José dos Campos, cidade onde moro (maior cidade do vale!) Sou nascido no dia 28/02/1995 Moro no Jardim Satélite. E sou aluno.
ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
SITUAÇÕES.
Trabalho de Mídia-Educação: a leitura crítica dos meios da comunicação
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
Tipos de Conteúdos.
Rocío González 2PPM. PROBLEMÁTICA  Opiniões dos pais sobre a influencia da educação pública nos seus filhos.
Autora: Joseane Cordazzo de Lemos Orientadora: Juliane Viecili
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
Levando em consideração este momento inicial da criança à escola, que é um evento social de extrema importância para ela. Caracteriza-se a idade como da.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O universo do cinema mudo no teatro
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
A educação como processo social
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
A pré história da linguagem escrita
OS NÍVEIS DE ENTENDIMENTO INTERPESSOAL DE SELMAN SELMAN, R. L. (1980)
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS

O SELF PERCEPÇÃO DE SI SELF OBJETIVO- A PRINCIPIO A CRIANÇA FOCALIZA AS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS VISÍVEIS- O QUE ELA PARECE, COM QUEM BRINCA, ONDE MORA, O QUE FAZ. AS CARACTERÍSTICAS INTERNAS NÃO SÃO RELEVANTES. HÁ UMA FOCALIZAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS INTERNAS EM DETRIMENTO DAS PROPRIEDADES PERMANENTES E DURADOURAS. SELF SOCIAL- A CRIANÇA COMEÇA A SE PERCEBER DENTRO DE UM JOGO SOCIAL. TEM INÍCIO POR VOLTA DOS DOIS ANOS MUITO SUTILMENTE. AOS POUCOS VAI PERCEBENDO SEUS PAPÉIS NESSE JOGO SOCIAL (SOU O PAI, O PROFESSOR, O PEGA)

A PARTIR DOS 6 ANOS A CRIANÇA JÁ É CAPAZ DE SE AUTO DEFINIR A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS MAIS INTERNAS E ABSTRATAS- ESPERTA, INTELIGENTE. A DESCRIÇÃO DO SELF A PARTIR DE TAL IDADE PASSA A SER MAIS COMPARATIVA E GENERALIZADA

AS RELAÇÕES A PRINCÍPIO A CRIANÇA ENTENDE AS RELAÇÕES A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS- SE PERGUNTADA SOBRE QUEM SÃO SEUS AMIGOS, UMA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR, IRÁ AFIRMAR QUE SÃO AQUELES QUE BRINCAM COM ELE. NA MENINICE INTERMEDIÁRIA HÁ UMA MAIOR CENTRALIZAÇÃO NO GRUPO DE COMPANHEIROS. HÁ UMA DIMINUIÇÃO NO PROCESSO DE RELAÇÃO ENTRE PAIS E PROFESSORES. HÁ UMA PREFERÊNCIA PELO BRINQUEDO COM COMPANHEIROS. GOSTAM DE REALIZAR COISAS JUNTO COM SEUS COMPANHEIROS.

SEGREGAÇÃO SEXUAL NA FAIXA ETÁRIA DA MENINICE INTERMEDIÁRIA HÁ UMA DIVISÃO DE GÊNEROS: MENINOS BRINCAM COM MENINOS E MENINAS BRINCAM COM MENINAS, EXCETO EM BRINCADEIRAS EM COMUM (PEGA-PEGA, ESCONDE-ESCONDE)

POPULARIDADE E REJEIÇÃO CRIANÇAS MAIS POPULARES SÃO AS QUE AGEM DE MODO POSITIVO, NÃO PUNITIVA, NÃO AGRESSIVA, ELAS EXPLICAM AS COISAS E LEVAM EM CONTA O DESEJO DOS OUTROS. AS CRIANÇAS REJEITADAS SÃO GERALMENTE AGRESSIVAS, DESTRUIDORAS E NÃO COOPERATIVAS. GERALMENTE SÃO BASTANTE PROPENSAS A DESENVOLVER TRANSTORNOS DE CONDUTA.

A TV E SEUS EFEITOS HÁ EFEITOS POSITIVOS NOS PROGAMAS EDUCATIVOS QUE OFEREÇAM CONCEITOS DE VALORES MORAIS E SOLIDARIEDADE. O EXCESSO DE ASSITÊNCIA À TV PODE CAUSAR REDUÇÃO NOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA, ARITMÉTICA E ESCRITA.

TV, VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE OS NÍVEIS DE VIOLÊNCIA NA TV TÊM CRESCIDO. EM PESQUISA FEITA FILMES DE COMÉDIA MOSTRAM EM MÉDIA 2 INCIDENTES DE VIOLÊNCIA, NOS FILMES DE AVENTURA HÁ PELO MENOS OITO CENAS DE FORTE AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA. NOS DESENHOS ANIMADOS A TAXA DE VIOLÊNCIA TAMBÉM É EXTREMAMENTE ALTA. OS MOCINHOS DOS FILMES SÃO TÃO VIOLENTOS QUANTO OS BANDIDOS. A VIOLÊNCIA É SEMPRE RECOMPENSADA NA MAIORIA DOS PROGRAMAS. A VIOLÊNCIA É APRESENADA COMO UMA FORMA BEM SUCEDIDA DE SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. EM MUITOS CASOS OS EFEITOS NEGATIVOS DA VIOLÊNCIA NÃO SÃO MOSTRADOS. O QUE PODE GERAR UMA IDÉIA DE QUE NÃO HÁ EFEITOS NEGATIVSO NA VIOLÊNCIA.

PESQUISAS REALIZADAS APONTAM PARA O FATO DE QUE UM DOS MELHORES MEIOS DE PREVISÃO DA AGRESSIVIDADE EM UM JOVEM DE 19 ANOS É A VIOLÊNCIA NOS PROGRAMAS DE TV QUE ELE ASSISTIU AOS 8 ANOS.