 fracasso escolar - discutidos;  uma questão não resolvida;  inúmeras variáveis podem contribuir com o bom andamento do processo de aprendizagem, afetivo-emocionais,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Matemática para todos Educação Básica
Projecto Aprende Comigo para a inclusão das crianças com autismo
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Sociologia da Educação
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Avaliação Mediadora.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Aula 3 Qualidade nas organizações
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
A produção do fracasso escolar
  Reabilitação cognitiva nos Transtornos de Aprendizagem.
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
John Dewey ( ).
Como formular um problema de pesquisa
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
DIFICULDADES DE APRENDIAZGEM
UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Educação Especial Aula 9
Estudo Virtual.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
• Manejo – Formação – Professor.
Psicologia da Aprendizagem Docente Dr. Vitor Moita Motivação escolar Licenciatura em Ciências da Educação 2º.ano – 2º semestre - Ano 2009 / 10 José Batista.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
A escola: reprodução da sociedade de classe
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
MIELOMENINGOCELE ASPECTOS PSICOLÓGICOS ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE - PSICÓLOGA.
Aprendizagem da matemática
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

 fracasso escolar - discutidos;  uma questão não resolvida;  inúmeras variáveis podem contribuir com o bom andamento do processo de aprendizagem, afetivo-emocionais, ambientais, orgânicos e culturais, etc.

 Dentro de um enfoque em que a interação pessoal também é constituída por percepções e expectativas em relação à(s) outra(s), investigaram a existência de relação entre o desempenho em escrita de crianças e como essas percebem as expectativas de seus professores.  O objetivo – foi verificar possíveis correlações entre a dificuldade de aprendizagem na escrita e o autoconceito geral, pessoal, familiar, escolar e social de um grupo de crianças do ensino fundamental.

 Conhecimento que o indivíduo tem de si.  Possuem três componentes básicos:  cognitivo;  afetivo;  comportamental

 Liderança;  Autoconceito escolar - Intelectual;  Aspectos afetivo-emocionais;  Aceitação pelas suas respectivas famílias;

 É uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem.  bom desempenho escolar, mesmo com dificuldade - supere, esta criança passará despercebida;  Crianças que não estudam por falta de interesse ou preguiça podem ser classificadas como crianças com dificuldade de aprendizagem.

 Existe uma interação entre fatores sociais, educativos e individuais como possíveis explicações para as dificuldades de aprendizagem.  As crianças com dificuldades de aprendizagem que estejam com problemas emocionais apresentam, na opinião de Fonseca (1995), sinais de regressões, oposições, narcisismos e negativismos - baixa auto-estima e fragilidade no autoconceito.

 Sabe-se que nossa sociedade atribui muito valor ao rendimento acadêmico.  Na escola, crianças que apresentam problemas são freqüentemente taxadas de estúpidas e más, o que leva muitas crianças com pequenas dificuldades a intensificar sentimentos de culpa pelas suas dificuldades.  Até que ponto, enquanto educadores, somos colaboradores passivos frente à explicação reducionista do problema de aprendizagem?

 Segundo Sisto 2002 é possível encontrarmos crianças que apesar de participarem de interações que envolvem fatores sociais, educativos e individuais bastante precários, aprendem rápida e facilmente a escrever muito bem. Nesse sentido, outros estudos devem ser feitos nesse sentido, levando-nos a investigar segmentos, por vezes, negligenciados e, portanto, pouco explorados pela literatura vigente. Até que ponto, enquanto educadores, somos colaboradores passivos frente à explicação reducionista do problema de aprendizagem