OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Plano Nacional de Formação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Instrumentos de Avaliação - MEC
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS OBJETIVO GERAL
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Busca de um modelo de Avaliação
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
A Função do Professor Articulador
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Política Nacional de Educação e a Formação de Professores Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação Secretária.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Laboratório de Ensino a Distância
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
/ / Década de SAIR.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Professoras: Elsa Guimaraes Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Tema: Webfólio Alunas: Erika Landin.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade da aprendizagem via multimeios à distância, a partir de fundamentos epistemológicos do sociointeracionismo e da tecnologia, apontando as capacidades e entraves da ação docente nessa modalidade educativa Propor uma arquitetura de ensino superior exeqüível para o Instituto Xingó, mediado pelas novas tecnologias Analisar o processo de aprendizagem docente, tendo em vista a sua relação autônoma com a tecnologia, através do projeto do Curso Normal Superior de Formação de Professores para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no Instituto Xingó

OBJETIVOS Específicos Verificar o impacto e a ressonância do processo de aprendizagem docente, no Instituto Xingó, a partir da formação continuada e da interatividade tecnológica; Apontar estratégias pedagógicas que possibilitem uma formação docente prazerosa, apoiada em um suporte científico-tecnológico centrado na cognição, na afetividade e no sociointeracionismo; Estudar os mecanismos de avanço dos sujeitos da pesquisa, visando à auto-aprendizagem significativa e eficaz no uso das mídias.